icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 mais estranhos vícios que você não sabia que podiam existir

POR Leticia Rocha EM Curiosidades 25/03/19 às 16h42

capa do post 7 mais estranhos vícios que você não sabia que podiam existir

Com certeza, você já deve ter ouvido falar que nenhum vício é bom, por mais inocente que ele pareça ser. Os vícios são coisas ou hábitos repetitivos que executamos e que nos são prejudiciais. Com certeza, uma das primeiras coisas que você pensou quando leu isso, foi no cigarro. Mas o doce também é um vício, maléfico, assim como o sexo. Então aquela velha máxima de que tudo em exagero faz mal, ganha alguma credibilidade aqui. E acredite, existem alguns vícios que você nem sabia que existiam.

Como já te dissemos,estamos "habituados" com alguns vícios em específico, por serem mais falados. Não que eles sejam comuns, mas são os mais próximos de nossa realidade, mas existem alguns vícios não são tão clichês quanto os que conhecemos. Conheça alguns agora.

1 - Bronzeamento

Algumas pessoas adoram se bronzear e ter sempre a cor do verão, principalmente, quando o tempo não é tão propício para pegar aquela corzinha. Acontece que uma parte das pessoas não só gosta, como não vive sem, não conseguem parar! Estudos realizados descobriram que essa dependência é séria, ela ocorre na mesma parte do cérebro em que se manifesta o vício em drogas, como heroína, por exemplo.

2 - Urina

Com certeza, você já deve ter ouvido em algum momento que algumas pessoas insistem que a urina faz bem para a saúde. No entanto, não existe nenhum estudo científico que confirme isso. Mesmo assim, as pessoas persistem no hábito de beber urina. Algumas dessas pessoas não apenas bebem, mas têm desenvolvido por completo o vício. Robert Wells, tem 60 anos, e não só bebe sua urina, como coleta o xixi de pessoas mais novas, sem que elas saibam. Ele acredita que assim ele poderá se manter jovem por mais tempo.

3 - Sangue humano

Muito se fala no folclore sobre os vampiros, um tipo de humano transmutado que bebe sangue e é imortal. Mas quando falamos de vício em sangue, não estamos falando de vampiros, mas de pessoas que não se sabe bem como, desenvolvem exatamente tal vício. Esse foi o caso de um homem turco que se viciou em beber o próprio sangue. A necessidade era tão grande quanto respirar. O homem tinha presenciado alguns eventos violentos durante a infância, mas isso não foi suficiente para explicar como o vício surgiu.

4 - Enema de café

Talvez você esteja se perguntando o que afinal é um enema. Bom, um enema é quando medicamentos são introduzidos via retal para realizar lavagem intestinal ou qualquer outra necessidade médica. Acontece que o método também pode ser feito em casa, apesar de não ser recomendado, já que pode ser nocivo ao corpo. Isso não impediu que um casal da Florida desenvolvesse o vício no enema de café. Se ficam muito tempo sem fazer isso, sofrem com sintomas de abstinência. Eles descreveram uma sensação de euforia após realizar o enema e por isso fazem isso cerca de 4 vezes ao dia.

5 - Rejeição amorosa

A rejeição amorosa é uma das situações mais chatas que podemos enfrentar. Provavelmente, foi assim que surgiu o dito popular "só gosto de quem não gosta de mim". E bom, todos nós sabemos que isso não é bom. Acontece que algumas pessoas se viciam na rejeição e isso foi inclusive comprovado por um estudo de neurofisiologia. Por incrível que pareça, a rejeição amorosa ativa a mesma parte do cérebro que nos levam ao vício.

6 - Produtos lácteos

Do mesmo jeito que existem pessoas intolerantes à lactose, existem pessoas viciadas em produtos lácteos. Algumas pessoas, inclusive, substituem refeições normais por produtos lácteos e isso é sim um vício. O leite causa a mesma sensação que as drogas, como opiáceos causam. Além disso, a caseína tem ação semelhante à casomorfinas, que agem de forma parecida com a morfina analgésica, que pode ser viciante. Além disso, o cérebro também libera dopamina, o que pode tornar os lácteos ainda mais viciantes.

7 - Água

Todos nós sabemos que beber água é extremamente importante. Boa parte do nosso corpo é composto por água, então a correta ingestão faz bem para a saúde, a pele e a todo nosso corpo. No entanto, por incrível que pareça, algumas pessoas podem se viciar em água. É o que as pessoas chamam, não oficialmente, de aquaholismo, quando alguém não consegue ficar sem beber água por mais de uma hora. Alguns dos sinais de abstinência são irritabilidade e vontade de vomitar. E não pense que porque é água, que é um vício "bom". Isso pode causar polidipsia, que é quando o nível de sódio no sangue é muito baixo e isso leva a uma sede constante.

E você, já sabia de algum desses estranhos vícios? Conhece algum outro? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com seus amigos que podem ter algum desses vícios estranhíssimos.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest