icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 mais famosas revoluções que aconteceram ao redor do mundo

POR Natália Pereira    EM História      16/02/18 às 15h47
capa do post 7 mais famosas revoluções que aconteceram ao redor do mundo

A história da humanidade é marcada por inúmeras revoluções importantes. A briga por poder, ou mesmo liberdade, já mobilizou milhares de pessoas em todo o mundo e continuam a mobiliza-las. Você já deve ter estudado diversas dela na escola, mas nem sempre isso significa que você realmente sabe sobre elas. É importante saber o principal conceito sobre as revoluções, que visão revolucionar e modificar o poder político vigente, e as mais importantes da história até o momento.

Estamos em constante mudança e as revoluções fazem parte desse processo. Não se pode mudar algo sem que se faça nada a seu respeito. É preciso se mobilizar contra regimes opressores e é exatamente isso que essas pessoas fizeram no passado, e que muitos ainda tentam fazer hoje. As questões sociais estão sempre mudando, as pessoas mudam e os grupos sociais, consequentemente, se modificam também. E é exatamente por isso que as revoluções mais importantes devem ser lembradas.

1 - Revolução Francesa

A Revolução Francesa é considerada uma das mais importantes até os dias de hoje, se não a mais. Ela aconteceu entre os anos 1789 e 1799, tendo como objetivo principal restabelecer a estrutura social e política do país nesse período. Eles se oporão a monarquia vigente e abriram as portas para a era moderna que se seguiu. Fazendo com que os privilégios feudais, aristocráticos e religiosos começassem a se dissipar. E, por esse motivo, merece estar em primeiro lugar em nossa lista.

2 - Revolução Americana

Os Estados Unidos ainda são a maior potência mundial, mesmo que está esteja em disputa com a China a um bom tempo. Mas, se não fosse pela Revolução Americana talvez as coisas não fossem exatamente assim hoje. A busca pela liberdade fez com que 13 colônias da América do Norte se unissem contra o Império Britânico em meados do século XVIII. Ela foi responsável por diversas mudanças sociais, políticas e intelectuais. Se posicionando em defesa do liberalismo. Talvez por isso muitos almejem o país em busca do famoso "sonho americano".

3 - Revolução de Outubro

A Revolução de Outubro, conhecida também como Revolução Socialista de Great October, fez parte da segunda fase da Revolução Russa. Sua origem se deu em Petrogrado e trouxe o fim do Governo Provisório Russo, levando o poder para sovietes locais. Apesar de não ter ficado muito conhecida mundo a fora ela foi muito importante e fez com que várias outras a seguissem. Inclusive levou a Guerra Civil Russa de 1917 a 1922 e contribuiu com a formação da União Soviética em 1922.

4 - Revolução Chinesa

O movimento estabelecido entre os chineses foi liderado por Mao Tsé-Tung e ficou conhecida como a Revolução Chinesa. Ela aconteceu entre 1911 e 1949, trazendo o Partido Comunista e a República Popular ao país e derrubando a dinastia Manchu. A liderança do grupo foi para Mao Tsé-Tung depois de uma Marcha Longa até o noroeste, de 10.000 km, quando estavam fugindo do assédio de Kuomintang. Depois disso, na Segunda Guerra Mundial, os grupos chineses se reuniram contra os japoneses invasores e, em 1946, o conflito gerou uma guerra civil entre eles.

5 - Revolução Cubana

Essa é, ainda hoje, uma das revoluções mais famosas da história. Você provavelmente se lembra do rosto marcante de Che Guevara e de Fidel Castro nos livros de escola por aí. O movimento foi responsável pelas desmembramento da ditadura local, de Fulgencio Batista. Ela foi marcada por grandes altos e baixos, nos quais Fidel Castro acabou preso por tentar derrubar o governo de Batista. Ainda sim, durante o seu vigor, Cuba se tornou uma grande fonte de apoio global da União Soviética.

6 - Revolução Iraniana

A Revolução Iraniana promoveu uma mudança no regime político do país naquele momento. Sendo responsável pela retirada da monarquia local, aplicada por Shah Mohammad Reza Pahlavi, e implantando uma república islâmica através de Ayatollah Khomeini, líder da revolução. Em geral, os primeiros movimentos contra Shah se deram em janeiro de 1978, fazendo com que o país fosse preenchido por greves e manifestações entre agosto e dezembro deste mesmo ano. O acabou deixando o país em janeiro de 1979 e seu posto logo foi preenchido. Logo depois disso, no dia 11 de fevereiro, o regime real acabou entrando em colapso.

7 - Revolução Haitiana

Dessa vez o movimento se deu através de uma revolta escrava no ano de 1791. A Revolução Haitiana foi proferida pelo sacerdote dos escravos Maroon, Dutty Boukman, na noite de 14 de agosto daquele ano. Bastaram 10 dias para que eles obtivessem o controle total de toda a Província do Norte. Fazendo com que os brancos se mantivessem em alguns poucos campos e temessem por suas vidas. Os escravos estavam em busca de vingança e o fizeram através de estupros, torturas, mutilações e até a morte dos escravocratas. Em apenas algumas semanas o número de membros do movimento chegou a 10.000.

Foi em 1792, depois de terem tomado 1/3 da ilha, que o governo percebeu o quão grave estava a situação. Para tentar acabar com o movimento a Assembléia Legislativa da França resolveu que era hora de conceder direitos civis aos homens de cor livres das colônias. Foi em março de 1792 que isso se consolidou.

Todas as revoluções apresentadas requereram muita luta e esforço mas, enfim, conquistaram mudanças significativas em seus países. a luta não é fácil mas a gratificação por ela acabou se estabelecendo no final. Qual dessas revoluções você considera a mais honrosa?


Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest