• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mais incríveis ilusões de ótica naturais

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      23/08/19 às 14h03

A ilusão de ótica nada mais é do que truques que alteram o sistema visual humano e nos fazem ver coisas que não estão realmente ali ou enxergá-las de modo diferente do que realmente são. Estamos acostumados a ver ilusões de ótica projetadas pelo homem. Todo mundo já viu alguma vez coisas se mexerem no papel ou distorções surreais em desenhos. Mas, muito antes do homem ser capaz de criar essas ilusões, a natureza já fazia isso de forma magnífica.

E é na natureza que encontramos as mais belas paisagens do mundo. Alguns cenários naturais são de tamanha beleza que mais parecem fazer parte de um conto de fadas do que da nossa realidade. E se tem uma coisa que a natureza sabe fazer, é nos surpreender. Ela nos proporciona fenômenos naturais incríveis e que muitas vezes criam ilusões de ótica melhores do que qualquer um poderia fazer. Confira a seguir alguns exemplos disso.

1 - Fata Morgana

Você já deve ter reparado que em dias muito quentes, quando olhamos para o asfalto distante, podemos ver uma distorção. Algumas vezes vemos o chão tremido, em outras temos a impressão de que existe um reflexo do céu no chão. Isso é explicado pelo fato de que o ar quente, próximo ao chão, faz com que a luz se reflita totalmente. Sendo assim, temos a impressão de que o chão sumiu. Nessa imagem, temos a impressão de que o carro saiu do chão e está "andando" sob o céu.

2 - Fata Morgana no mar

Assim como acontece na terra, existe outra ilusão de ótica que envolve a refração da luz e que acontece no mar. O ar mais frio, que está próximo à água, se encontra com o mais quente, que vem de cima. E esse encontro resulta em uma lente de refração natural. Essa lente cria um espelho da imagem, e assim temos a impressão de que algo está flutuando sobre a água. Há casos que também deixam a impressão de que o objeto é maior do que realmente é.

3 - Água flutuando

Se você vive em uma área urbana e quase nunca tem contato com a natureza, provavelmente, você nunca se deparou com essa imagem. Mas para aqueles que vivem em lugares arborizados, não é difícil se deparar com a água flutuando em algum lugar. Parece mágica, mas essa ilusão é formada graças às aranhas e suas teias. As finas teias de aranha conseguem concentrar a umidade do ar durante a noite e fazem com que as gotas se formem nos fios. Assim, temos essa belíssima ilusão de que a água está flutuando no ar.

4 - Sol Verde

Se você é daqueles que sempre que podem gostam de apreciar o pôr do sol, já deve ter notado essa ilusão alguma vez. Ela acontece nos últimos segundos em que o sol ainda está visível. Enquanto ele vai sumindo lentamente, ainda brilhando na cor laranja, de repente, uma luz verde brilha no horizonte. Isso acontece devido a uma distorção criada pela atmosfera quando o sol desaparece. Alguns raios de luz são distorcidos e chegam até os seus olhos com uma cor totalmente diferente da que estamos acostumados a ver.

5 - Andando nas nuvens

O nosso planeta possui alguns lugares com grandes planícies de sal. Esses lugares são tão raros quanto a sua beleza, e as ilusões surreais que conseguem criar. Com grandes superfícies lisas, devido ao sal, cria-se uma ilusão de que o céu e a Terra são uma única coisa. Para tornar isso ainda mais incrível, o reflexo do céu no sal faz com que tenhamos a impressão de que existem nuvens no chão. E assim, forma-se a ilusão de estar andando sob as nuvens. Essa é, com certeza, uma das ilusões mais magníficas dessa lista.

6 - Raios crepusculares

Os raios de sol nessa imagem parecem sair de um ponto no céu ultrapassando as nuvens. Mas, na verdade, esses raios, que fluem através das aberturas nas nuvens, não são raios de luz, mas sim colunas de ar iluminadas pelo sol.

7 - Aurora Boreal

Esse é um fenômeno ótico observado nos céus noturnos de regiões polares. É decorrente da interação de partículas de vento canalizadas que encontram o campo magnético da atmosfera superior, proporcionando essa vista estonteante.

E você, o que achou dessas ilusões de ótica naturais? Qual a sua favorita? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+