• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mais incríveis vulcões submarinos que existem

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      27/08/19 às 12h18

Os vulcões, apesar de causaram muito medo nas pessoas, também causam verdadeiro fascínio. O que muita gente não sabe é que as montanhas da superfície da Terra não representam toda a atividade vulcânica do mundo. Debaixo da água dos oceanos, muitos vulcões submarinos se escondem.

Dessa forma, terra, fogo e água se encontram num só local e podem explodir em fúria. O que pode resultar em coisas incríveis e com forte potencial destrutivo. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês alguns dos vulcões submarinos mais fascinantes do mundo. Confira!

1 -  Kick 'Em, Jenny

Kick 'em Jenny, é um vulcão submarino ativo ou submarino no chão do mar do Caribe. Localizado a 460 metros do fundo do oceano, estando a aproximadamente cinco quilômetros ao norte da ilha caribenha de Granada e cerca de oito quilômetros a oeste da ilha Ronde. Após sua descoberta em 1939, ele entrou 14 vezes. As zonas de exclusão mantem barcos e nadadores afastados para impedir que algo/alguém seja atingido em caso de erupção.

2 - Incidente na Ilha de Mayote

Terremotos em maio de 2018 abalaram a ilha francesa, localizada entre a África e Madagascar. Mais tarde, descobriu-se que os tremores foram ocasionados pela maior erupção vulcânica submarina já registrada. Ela foi tão forte que a ilha de Mayotte não apenas se moveu como afundou alguns centímetros. Localizado a 50 quilômetros da costa de Mayotte, o gigantesco vulcão submarino tem cerca de 800 metros a partir do fundo do oceano e possui cerca de 5 km de extensão.

3 -As Erupções Vulcânicas Mais Profundas da Terra

Próximo as ilhas Samoa, Fiji e Tonga, se encontra um enorme vulcão ativo submarino. Chamado de West Mata, o vulcão fica a uma profundidade de cerca 1.200 m, localizado cerca de 200 quilômetros no sudoeste do arquipélago de Samoa. O tamanho da sua área de erupção é impressionante. Por sorte, esse vulcão se encontra submerso, uma vez que sua lava é uma das mais quentes do planeta na era geológica moderna.

4 - Loihi

Loihi é um vulcão subaquático localizado no arquipélago do Havaí a cerca de 30 km sul da costa sudeste. Ele foi descoberto pela primeira vez em 1970. Entretanto, os cientistas afirmavam que ele não era ativo. Mas Loihi provou ser um vulcão ativo mais tarde, em 1996, quando a primeira erupção aconteceu. Seu pico esta localizado a aproximadamente 914 metros abaixo das ondas.

5 - Vulcões do Alasca

Em 2013, um vulcão adormecido por cerca de 10 mil anos foi descoberto no sudeste do Alasca. Este vulcão estava localizada a apenas 50 metros abaixo da água. Cerca de dois anos depois, um outro vulcão foi encontrado. Porém, este estava ativo. O segundo vulcão era muito mais profundo, e foi localizado a aproximadamente 900 metros abaixo da superfície.

6 - Axial

Este vulcão submarino fica localizado a cerca de 300 quilômetros da costa de Oregon, nos EUA. Devido ao resfriamento da água do oceano, a lava no local da erupção do vulcão formou estranhas estruturas. Subindo cerca de 1100 metros acima do fundo do mar, o vulcão entrou em erupção diversas vezes nos últimos anos.

7 - Marsili

O Marsili é o maior vulcão submarino da Europa. O vulcão fica três mil metros abaixo do nível do mar. Ele tem uma profundidade de 70 km e uma largura de 30km.  O vulcão representa uma ameaça não apenas pelo risco de liberação de magma, mas também por representar o risco de um tsunami devido a atividade pós-vulcânica para a Itália.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+