icone menu


7 mais terríveis navios de guerra que já existiram

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      03/01/19 às 13h15
capa do post 7 mais terríveis navios de guerra que já existiram

A invenção dos navios auxiliaram a humanidade de diversas formas, nos levando a lugares antes nunca explorados. Entretanto, eles também já foram usados para espalhar os horrores da guerra, bem como vencer batalhas importantíssimas em nossa história. Enquanto as aeronaves de guerra são algo "recente", os navios de guerra acompanham o homem há muito mais tempo.

Conforme o passar do tempo, foram surgindo navios cada vez mais mais modernos, e o desenvolvimento da engenharia naval trouxe resultados importantíssimos em engenhosidade e design, claramente projetados para intimidar e adquirir vantagens sobre os inimigos. Pensando nisso, trouxemos para vocês algumas das embarcações de guerra mais terríveis que já existiram. Confira!

1 - Yamato

A Marinha Imperial Japonesa ficou muito conhecida por lançar algumas das criações mais incríveis ao mar durante a Segunda Guerra Mundial. Seus navios eram gigantescos. Os navios da classe Yamato representaram um investimento enorme dos recursos de batalhas. Eles foram considerados alguns dos maiores a serem implantados durante a Segunda Guerra Mundial.

A classe Yamato possuía comprimento de casco de cerca de 263 metros, com cerca de 20% a mais de deslocamento de água do que qualquer embarcação norte americana, em comparação. Mais de 30% do peso total dos navios era composto pela blindagem em aço. Suas armas foram consideradas as mais massivas da história dos navios de guerra. Granadas podiam ser lançadas em um alcance de cerca de 40 km.

2 - USS Iowa

Além de serem os maiores navios de guerra já construídos pelos Estados Unidos, os USS Iowa também eram os únicos capacitados a disparar bombas nucleares. A utilização de munições nucleares ainda é um grande mistério, mas o fato é que o navio estava pronto para isto. Bombas nucleares teriam sido preparadas para serem utilizadas nos USS Iowa, o que levou a um cenário bem intimidador. As embarcações da classe USS Iowa não apenas serviram no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial como também em ações durante a Guerra da Coreia.

3 - Caio Duilio e Enrico Dandolo

Apesar de não ser muito conhecida por isso, a Itália ostentava um par de navios de guerra que eram um dos mais rápidos e poderosos entre todos os navios de guerra. Eles foram construídos nas décadas de 1870 e 1880. Ambos possuíam armas reconhecidamente aterrorizantes.

Certas partes dos navios, como as zonas dos motores e de munição receberam uma poderosa fortificação. O restante do casco não era blindado, mas separado em diversos compartimentos estanques. Dessa forma, qualquer porção dos navios poderia encher com água, caso fosse rompido ou desmembrado, sem que que o navio todo afundasse.

4 - USS Zumwalt

Esta embarcação leva o nome do almirante Marinha dos EUA, Elmo Zumwalt. O navio contava com um design futurista e era um uma verdadeira máquina de destruição. Ele pesa cerca de 15 mil toneladas e cerca de 185 metros de comprimento. Por muitas vezes, o navio quando visto nos radares era confundido com barcos de pesca, o que certamente foi pensado como estratégia de guerra.

5 - HMS Vanguard

Este navio é considerado o maior navio de guerra da Marinha Real Britânica. Ele possuía cerca de 249 metros de comprimento e, apesar de seu tamanho, era um dos navios mais rápidos. Uma notável proeza da engenharia naval. Ele podia navegar velocidades de 30 nós, ou cerca de 35 quilômetros por hora. Esse navio já transportou o rei George VI, a rainha Elizabeth e a princesa Elizabeth para a África do Sul, em 1947. Após seus serviços a embarcação foi desmantelada em 1960.

6 - Kirov

Esta classe de navios russos representa uma grande força em se tratando de equipamento de frota naval. Entre as décadas de 1970 e 1990, foram construídos quatro deles, que são movidos a energia nuclear. Seu impacto em tamanho, alcance, resistência e armamento são significativos. Atualmente, apenas o Pyotir Velikiy está operando.

A classe Kirov representa os maiores navios de combate de superfície do mundo. Pesando cerca de 287 mil toneladas quando carregado, eles possuíam em seu armamento mísseis anti-submarinos, anti-navios e lançadores de mísseis terra-ar.

7 - Richelieu

Durante a Segunda Guerra Mundial, dois navios compunham o maior projeto de guerra da Marinha Francesa. Eram eles os barcos da classe Richelieu, chamados Richelieu e Jean Bart. Assim como HMS Vanguard, essas embarcações conseguiam alcançar velocidades de navegação impressionantes devido ao seu tamanho, podendo viajar a aproximadamente 56 km/h.

Os navios mediam cerca de 247 metros de comprimento. O padrão de peso era de cerca de 35 mil toneladas. Não apenas seu tamanho era impressionante, mas também seu poder de fogo. Eles possuíam cerca de 8 canhões de 15 polegadas, dispostos em duas torres viradas para frente do navio.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+