icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 males causados por mais de 8 horas de sono

POR Bruno Dias EM Curiosidades 30/10/18 às 16h47

capa do post 7 males causados por mais de 8 horas de sono

Se você já tentou ter um estilo de vida mais saudável, uma das coisas que você pode ter ouvido é que uma das mudanças mais importantes é respeitar e ter horas de sono bem dormidas, oito horas para ser mais exato. Hábitos para dormir são sempre um dos tópicos a serem discutidos quando o assunto é vida saudável. E exceder esse limite pode causar danos à saúde.

É claro que as pessoas têm necessidades de sono diferentes e vários fatores influenciam como idade, o tanto de coisas que você fez durante o dia, como está sua saúde, entre outros. Mas no dia a dia, as pessoas levam menos tempo para descansar e não ultrapassam as faladas oito horas. Aqueles que ultrapassam esse período podem ter vários problemas, listamos alguns aqui.

1 - Depressão

Esse caso é tão complicado como dizer o que veio primeiro, se é o ovo ou a galinha. Se na verdade as pessoas com transtornos depressivos dormem mais que o normal, ou se dormir mais que o normal causa transtornos depressivos. O sono prolongado causa depressão e fadiga. E conforme você vai dormindo mais, menor é a sua vontade de levantar de manhã.

2 - Doença cardíaca

Quando se dorme por muitas horas, você além de perder tempo produtivo, corre o risco de desenvolver doenças cardíacas. Dormir várias horas por dia aumenta a chance de morrer de um ataque cardíaco em 34%. E segundo pesquisas, as mulheres são mais propensas a dormir mais que os homens o que pode ser um sinal de alerta para elas.

3 - Dor de cabeça

A falta de sono causa dor de cabeça, mas dormir demais também causa. Por mais que tenhamos tempo disponível para dormir, não devemos porque o excesso de sono afeta os neurotransmissores do cérebro e o nível de serotonina.

4 - Problemas de peso

A privação e excesso de sono estão ligados à diabetes e obesidade. O excesso de peso vem pelo fato de que quando dormimos mais, nos movemos menos e então nosso peso aumenta. E se sairmos mais tarde da cama, as horas são menores e dificilmente achamos tempo para nos exercitar.

5 - Problemas de memória

Segundo estudos, muito tempo de sono afeta o trabalho do nosso cérebro e pode envelhecê-lo em até dois anos. E se você se levantar muitas vezes à noite, isso afetará as funções cognitivas do cérebro, a capacidade de se concentrar e memorizar detalhes.

6 - Insônia

Parece não fazer sentido, mas a insônia é causada por hábitos não saudáveis de sono. Se por exemplo você passar a noite acordado e resolver dormir durante o dia, esses dois dias já são suficientes para desregular seu horário de sono e fazer com que você tenha problemas.

7 - Dificuldade de engravidar

Segundo um estudo feito em 2013, por pesquisadores da Coreia, a taxa de gravidez era mais alta entre as mulheres que dormiam de sete a oito horas por dia e mais baixas entre as que dormiam mais de oito horas tinham taxas mais baixas.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest