• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maneiras de diminuir os desastres causados no meio ambiente por conta dos seus hábitos

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      28/11/17 às 16h13

Já parou pra pensar em como seus costumes podem afetar o meio ambiente? Ou o que acontece com o lixo que você produz diariamente? Bom, no mundo em que vivemos atualmente, é sempre interessante ter conhecimento acerca de coisas do tipo, visto que os impactos ambientais estão cada vez mais presentes. De forma inevitável, tudo aquilo que consumimos ou praticamos acaba influenciando negativamente nosso meio. No entanto, podemos assumir um determinado comportamento para minimizar a proporção desse impacto.

O desperdício é sempre um dos pontos mais preocupantes. Por ano, além de todo o lixo convencional, desperdiçamos toneladas de alimentos e outros materiais. Se você está em busca de descobrir o que fazer para diminuir seu impacto quanto a isso, separamos abaixo 7 dicas que podem acabar te ajudando. São coisas bem simples que cada um pode fazer, porém, poucos dão a devida importância. Confere aí!

1 - Recicle seu lixo

Pode parecer que é algo óbvio, mas nem metade da população tem o costume de praticar a reciclagem. O meio ambiente sofre muito com materiais que demoram para se decompor. Esse é um hábito que deve parti de você, mesmo que sua cidade não tenha o costume de fazer a coleta de forma adequada. Cobre, insista... É algo extremamente necessário e eficaz para o bem estar do planeta.

2 - Opte por receber suas contas em meio eletrônico

Estudos mostram que se 5% das residências optassem por receber contas e declarações eletrônicas, cerca de 450 mil árvores seriam poupadas por ano. Acredite, isso é muita  coisa! Acontece que ainda hoje, mesmo com o avanço da tecnologia, muita gente prefere receber suas contas em casa, no papel. É algo que, além de ser considerado ultrapassado, continua a agredir cada vez mais o meio ambiente. Imagine milhões de casas recebendo diversas contas no papel... É algo para refletir!

3 - Esqueça as toalhas de papel

As toalhas de papel são verdadeiras vilãs. Um projeto realizado nos Estados Unidos foi capaz de constatar que no país, é gasto por ano uma média de 5 bilhões de quilos de papel toalha. Se formos transformar isso em número de árvores desmatadas, podemos atingir as 544 mil. Imagine tudo isso multiplicado ao que é gasto no mundo inteiro...

São verdadeiras florestas desmatadas a cada ano. Chegará o dia em que o reflorestamento não conseguirá suprir nossas necessidades. O ideal sempre será optar pelas tradicionais toalhas de pano, que duram muito mais tempo e ainda podem ser mais eficientes.

4 - Evite deixar restos de comida

Não deixar a comida sobrar é um ato completamente consciente e que não agride o meio ambiente. Utilizando como base os Estados Unidos, que são um dos países com mais desperdícios do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, estima-se que quase a metade de toda a comida do lugar vá parar em aterros. Isso porque os estabelecimentos descartam toneladas de comida por dia, e as pessoas também tem mania de desperdício.

5 - Ande com seus próprios recipientes

Sabe quando você sai com os amigos para comer uma boa pizza, por exemplo? É normal que as vezes sobre alguns pedaços e esse é o tipo de comida que ninguém nunca deixa para trás. Costumamos pedir para embalarem pra viagem. No entanto, os estabelecimentos fazem isso em embalagens de plástico, isopor ou papel. Imagine milhares de pessoas consumindo esse tipo de material... O impacto ambiental é preocupante.

Uma excelente ideia para não agredir o meio ambiente nesses casos, é andar com uma vasilha em que o alimento possa ser colocado. Sempre que possível, faça isso e você estará contribuindo para um mundo melhor.

6 - Planeje suas compras

Se você sabe que irá precisar de uma grande quantidade de determinados alimentos, então prefira comprar embalagens maiores de cada um deles. Arroz, feijão, macarrão, cereais, enfim... Alimentos do tipo que sempre são necessários em nosso dia a dia. Optar por um saco de arroz maior, evita desperdícios de embalagens ao comprar muitos pacotes menores ao longo do tempo. É algo simples mas que passa despercebido por muita gente. O meio ambiente realmente agradece!

7 - Evite usar canudos

Acredite, nós já descartamos uma intensa quantidade de plástico no meio ambiente... Os canudos apenas aumentam essa proporção. Mais uma vez, um item que poucos se atentam. Parece ser tão inofensivo, mas na verdade resulta em impactos ambientais gigantescos. A verdade é que em grande parte das vezes, eles podem realmente ser dispensáveis. No entanto, se você não gosta da ideia, pode optar por produtos alternativos. Canudos feitos de aço inoxidável ou de vidro estão por aí no mercado. Basta você levá-lo para onde for.

E então pessoal, o que acharam? Já possuem o costume de praticar algum desses itens? Conhecem outras coisas que podemos fazer para diminuir o impacto de nossos hábitos no meio ambiente? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   Omega     Matador Week     BBC  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+