icone menu


7 maneiras de fazer lavagem cerebral nas pessoas

POR Karen Batista    EM Creepypasta      02/05/16 às 19h21
capa do post 7 maneiras de fazer lavagem cerebral nas pessoas

Bem, é de conhecimento público, que a lavagem cerebral que realmente existe, e que foi muito utilizada por regimes totalitários, religiões, seitas e até mesmo pela mídia de um modo geral.

Pensando nisso, nós aqui da Fatos, criamos uma copilação das 7 técnicas mais utilizadas para realizar esse tipo de prática, não, não estamos fazendo uma apologia ao seu uso, mas estamos apontando quais são esses métodos e o porque se sua eficácia.

E já adiantamos que essas não serão as únicas curiosidades sobre o assunto que vocês descobrirão, clique aqui e descubra também quais são as 5 estratégias de manipulação que já foram usadas em você. 

Agora sim, confira!

1- Isolamento

01

Muita da lavagem cerebral que é feita nos dias atuais, envolve o isolamento geográfico de quem está sobre essa manipulação, alguns estudiosos exemplificam essa questão com os próprios retiros religiosos ou filosóficos, nesses lugares o indivíduo fica mentalmente isolado, longe de familiares e amigos e consequentemente se tornam mais suscetíveis a concordar e aceitar com ideais alheios.

2- Medo e dependência

02

Não é necessariamente o medo e a dependência que é capaz de influenciar a mente das pessoas, mas sim os seus conhecidos efeitos.

Um exemplo clássico dessa condição, é o perturbador caso de Patty Hearst que foi sequestrada por uma organização terrorista americana, e mantida em um armário, sofrendo corriqueiramente abusos sexuais e físicos, alguns meses nessa situação, fez com que Patty se integrasse a organização e até mesmo participasse do roubo de um banco. Esse tipo de lavagem que é induzida através do medo e dependência é popularmente conhecida como síndrome de Estocolmo pela psicologia.

3- Exaustão física

Sweating Young Man Doing Push-Ups

O uso das atividades físicas para realizar a lavagem cerebral, foi uma técnica muito utilizada pelos sistemas militares de um modo geral, que conseguiam dessa forma esgotar o corpo de seus ingressantes, deixando-os cansados demais para questionar ou querer discutir qualquer ordem ou situação.

4- "Love Bomb"

Woman trying to kiss a man desperately isolated on a white background

Bom, se engana quem acredita que o excesso de demonstrações de carinho é algo puramente bom, pois essa técnica também é utilizada por seitas e grupos fechados para dominar a mente de seus mais novos integrantes.

Para isso eles fazem demonstrações excessivas de afeição, deixando dessa forma suas "vítimas" com a obrigação psicológica de devolver e retribuir tais ações,ou seja, essa técnica gere um sentimento de obrigação, dívida e culpa sobre quem está submetido a ela.

5- Repetição

05

Essa técnica você provavelmente poderia deduzir, afinal ela é utilizada constantemente pelos veículos de comunicação, como em rádios, comerciais e até mesmo no horário eleitoral.

E ela funciona através de um princípio bastante básico, quando uma informação é repetida muitas vezes, ela passa a ser aceita como verdade. Simples, porém, audacioso não acham?

6- Rituais rotineiros

Family saying grace before meal

Não podemos negar que o ser humano, é uma criatura do ritual e do hábito, e tudo em nossas vidas acaba se moldando, mesmo que inconscientemente conforme exige esse fato, por exemplo temos as nossas datas comemorativas, (aniversario, natal, ano novo), nossa rotina que é cheia de horários e pequenos rituais e etc.

É por isso que um estudo revelou que esse tipo de ação na realidade manipula e interfere no pensamento direto de cada pessoa, por exemplo em uma família que existe o habito se sempre se fazer uma oração antes das refeições, o ato de não realizar tal oração, pode criar a falsa sensação de que a comida não está tão agradável. Tudo isso, no entanto, é claramente um "bug" de nosso cérebro.

7- Culpa

07

A culpa é bastante utilizada por manipuladores do mundo inteiro, seja em organizações, campanhas políticas ou até mesmo dentro de religiões. Visto que uma vez que uma pessoa se sente culpada, ela se esforçará para repor o suposto dano causado.

E então queridos leitores da Fatos Desconhecidos, poderiam imaginar que todas essas técnicas eram utilizadas com o objetivo de manipular as nossas cabecinhas? Qual dessas técnicas você acredita que é a mais utilizada e a mais eficaz? conta pra gente aqui em baixo nos comentários.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Karen Batista
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+