icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 maneiras de identificar um brasileiro fora do Brasil

POR Marilia Noleto    EM Sem categoria      15/04/16 às 16h11
capa do post 7 maneiras de identificar um brasileiro fora do Brasil

Os brasileiros são umas verdadeiras figuras! Quem não "concordamos"? O jeito irreverente, festivo e extrovertido de ser é nossa marca registrada. E nós estamos praticamente em todos os lugares do mundo. É praticamente impossível apontar um único lugar onde não haja brazucas.

Mas claro quando nos deparamos com aqueles que estão acostumados com nossas "manias", o choque cultural é inevitável. Assim como também estranhamos os hábitos dos gringos. Isso é normal. Por isso, temos  alguns comportamentos que fazem com que os estrangeiros reconheçam um brasileiro de longe.Claro que não podemos generalizar. Mas são comportamentos que a maioria (inclusive nós mesmos) associa ao nosso perfil.

São hábitos, costumes e até mesmo forma de se mover que nos são automáticos. Eles fazem parte da nossa identidade, carregada de aspectos culturais bastante peculiares. Afinal, somos um país latino-americano de dimensões continentais e com uma história marcada pela miscigenação de diversas nacionalidades e etnias, o que nos torna um povo sem ingual

Confira abaixo algumas das maneiras pelas quais podemos identificar um brasileiro fora do Brasil:

1 - Pontualidade (ou falta dela)

Essa com certeza está no topo da lista dos gringos. A pontualidade, ou melhor dizendo, a falta dela é um (mau) hábito muito comum dos brasileiros. Se um brasileiro marca um encontro, um compromisso ou uma festa às 21h, pode ter certeza que ele estará lá... estará lá na casa dele começando a se preparar par sair. No mínimo! Devemos reconhecer que damos lá muita importância para os horários. Os gringos dão uma risadinha amarela, acham engraçadinho, mas no fundo isso os irrita profundamente! Mas esse hábito não é "privilégio" nosso, mas dos povos latinos em geral.

2 - Direto ao ponto

Brasileiros são objetivos, ou seja, vão direto ao ponto. Ou à pessoa a qual precisam se dirigir. Enquanto em países como Estados Unidos ou Inglaterra, você nunca inicia um diálogo sem um "Excuse-me" ("Com licença"), os brasileiros não dão muita importância aos protocolos e essa objetividade pode causar um susto. Pode ofender ou agradar o estrangeiro, dependendo da situação. Sem contar que ao longo da conversa, também não há muito cerimônia. Perguntamos e falamos muito do que vem à mente, o que pode causar a impressão de que somos intrometidos e inconvenientes.

3 - Beijinhos, abraços, tapinha nas costas...

Brasileiros são "pegajogos", no sentido bem literal da palavra. Esse também é um hábito característico de culturas latinas. Em inglês, há um termo que designa bem essa características: "touchy". O brasileiro é um povo reconhecidamente caloroso, que gosta de tocar, de encostar no outro. A gente mal conhece a pessoa e já a cumprimenta com abraços e beijinhos no rosto. Demonstramos intimidade logo no começo da relação, sem nem conhecer a pessoa direito. Isso se deve a sermos bastante calorosos entre nós, mas cutucar um estrangeiro, pegar no braço ou coisa do tipo pode assustar ou incomodar bastante um gringo desavisado.

4 - Excesso de higiene

Em se tratado de limpeza pessoal, somos bastante exigentes! Desde cedo somos ensinados que é preciso escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia e tomar banho diariamente (pelo menos uma vez). Pois estes hábitos podem causar muito estranhamento entre norte-americanos e europeus. Banhos na Europa não são exatamente uma prioridade e escovar os dentes após o almoço não é lá muito comum nos Estados Unidos.  Obviamente são hábitos diretamente atrelados ao clima de cada região.

5 - Bom  humor

Brasileiro acha graça de tudo. E uma das atitudes que de longe denunciam um brasileiro no exterior é o bom humor extra. Somos amigáveis, sociáveis e normalmente abordamos os outros com um sorriso. Também sempre há motivo para festa. Não é à toa que estamos entre as 20 nações com a população mais feliz do mundo!

6 - Compras

Sacolas que não acabam mais. De longe, os gringos sabem apontar um brasileiro. Isso porque também é uma mania tupiniquim comprar um monte de bugigangas. É lembrancinha até para o porteiro do prédio!

7 - Espelho, espelho meu

A mulher brasileira já é bonita por natureza. No aspecto beleza feminina, estamos entre os melhores do mundo! E além disso, as brazucas são extremamente vaidosas. Muito mais que qualquer estrangeira. A maioria das brasileiras não saem para comprar um pão na padaria sem se arrumarem. Fora que elas são as que mais se dedicam muito aos cuidados com cabelo, pele, maquiagem, forma física... O fato de sermos líderes em número de cirurgias plásticas não é à toa.

E então, você concorda com a lista? Acha que faltou alguma característica? Comente e interaja!


Próxima Matéria
avatar Marilia Noleto
Marilia Noleto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest