icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 maneiras de você melhorar sua memória e guardar grandes quantidades de informação

POR Isabela Ferreira    EM Entretenimento      01/12/17 às 13h50
capa do post 7 maneiras de você melhorar sua memória e guardar grandes quantidades de informação

Como é sua memória? Você costuma se lembrar sempre de tudo que precisa? Ou é do tipo que se esquece até mesmo do nome de uma pessoa que conheceu ontem? Ou que precisa andar por todo o estacionamento para se lembrar onde deixou o carro? Bom, até pouco tempo atrás se acreditava que a perda de memória era algo que só acontecia com as pessoas mais velhas. Infelizmente, dados e pesquisas estão aí para nos provar o contrário.

A cada dia que passa, mais jovens vem sofrendo com esse tipo de falha. Tal acontecimento pode ser atribuído principalmente aos hábitos modernos e a facilidade que a tecnologia nos proporciona. Embora sirva para melhorar nossas atividades, o uso da memória passa a ser menos necessário, o que acaba a enfraquecendo.

Por outro lado, existem soluções para aqueles que pretendem ter uma memória melhor e ainda conseguir guardar maior número de informações. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos algumas maneiras que podem te ajudar. Confere aí!

1 - Concentre-se por 8 segundos

Atualmente é normal que tudo precise ser muito rápido, afinal, tempo é dinheiro. Mas se você precisa se lembrar de algo muito importante, a dica é se concentrar naquilo durante 8 segundos. Pode parecer que isso é muito tempo, mas você vai perceber que valerá a pena. Segundo estudos, 8 segundos é o tempo mínimo que uma informação leva para ser arquivada em nossa memória e lembrada a longo prazo.

2 - O estresse pode ser um agravante

Um dos motivos para que sua memória não seja tão boa pode ser o estresse. Se você não consegue se lembrar com facilidade das coisas, pode pegar uma daquelas bolinhas usadas em fisioterapias e apertar durante um tempo. Feito da maneira correta, pode te ajudar a aumentar a capacidade de reter informações. Estudos mostraram que, caso você seja destro, é melhor apertar com a mão direita.

Caso seja canhoto, com a esquerda. Quando você precisar se lembrar de algo, mesmo que não esteja com uma bolinha, pode apertar os punhos e manter um pouco tal posição. Durante o estudo, os participantes fizeram isso e a média para que se lembrassem da informação foi de 45 segundos.

3 - Execício

Talvez esta não seja uma grande novidade. Aqui valem os exercícios mentais, mas também os físicos. Quando praticamos alguma atividade física, nosso estado de alerta aumenta e consequentemente, a oxigenação de nosso cérebro também. Isso pode fazer com que haja crescimento celular na região cerebral que corresponde à memória. Dessa forma, quanto mais atividades do tipo você praticar, melhor será sua capacidade de guardar informações e se lembrar delas mais tarde.

4 - Escreva

Atualmente é comum usarmos o celular e todo tipo de aparelhos eletrônicos quando precisamos escrever algo. Papel e caneta se transformaram em última opção. A partir daí, sempre que precisamos lembrar de algo, é comum recorrer a esse tipo de aparelho ao invés de tentar forçar a memória. É algo que fazemos naturalmente e que, querendo ou não, acaba facilitando muito as coisas e fazendo com que nossa memória seja algo "dispesável".

No entanto, de acordo com estudos, ao usar papel e caneta as coisas podem mudar de figura. Você precisa se concentrar para fazer com que seu cérebro escreva toda aquela informação à moda antiga. É por isso que se recomenda estudar fazendo resumos sobre o material e usando o antigo papel. É uma das técnicas mais eficazes.

5 - Método de Loci

Também conhecido como "palácio de memórias", essa técnica faz uso de lugares para relacionar memórias, conectando cada uma delas a um lugar diferente. Para exemplificar, pense no caminho que você faz de sua casa até o trabalho. Então, os lugares mais marcantes do percurso podem equivaler a uma informação que precisará ser lembrada mais tarde.

Por exemplo, se você precisará lembrar de itens de uma lista de supermercado, a primeira loja que você vê no percurso de casa até o trabalho pode representar o leite, a segunda loja representa o café, e assim por diante. Quando estiver no supermercado, basta se lembrar do trajeto e consequentemente, acabará se lembrando dos itens que precisa comprar. Tal método é utilizado pelo campeão europeu de memória, Simon Reinhard. Achou complicado? Na prática você pode perceber que realmente funciona!

6 - Antes de dormir...

Da mesma forma, se você precisa se lembrar de algo muito importante no dia seguinte, o melhor a fazer é pensar a respeito antes de dormir. Por exemplo, se você tem uma prova importante, revise o conteúdo um pouco antes de dormir. Pode ajudar pois nesse momento há uma menor quantidade de memórias interferentes, o que pode fazer com que você se lembre das informações de forma efetiva no momento em que precisar.

7 - Mantenha uma alimentação direcionada

Sim, aquilo que você come pode influenciar muito no desempenho de sua memória. Uma dieta rica em nutrientes já ajuda, mas você pode fazer ainda melhor. Existem certos alimentos que possuem propriedades que podem ajudar a fortalecer a memória.

Vegetais, nozes, legumes do mar, abacate, óleo de coco, azeite, açafrão, ovos, dentre tantos outros, podem melhorar o fluxo sanguíneo do cérebro, fornecer precursores de neurotransmissores e até mesmo proteger as células cerebrais do envelhecimento precoce. Por que não aderir?

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros métodos que podem ajudar a melhorar a memória? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   Mental Floss     BBC     Be Brain Fit     Mirror  
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest