icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 maneiras infalíveis de ser uma pessoa menos ansiosa

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      06/11/17 às 14h00
capa do post 7 maneiras infalíveis de ser uma pessoa menos ansiosa

Você sofre de ansiedade? Bom, ao contrário do que muitos pensam, isso é bastante comum. Apenas no Brasil, cerca de 13,3 milhões de pessoas tem distúrbios de ansiedade. Esse mal pode vir a atrapalhar em relacionamentos, bem-estar físico e emocional da pessoa. Transtornos de Ansiedade podem ser classificados como um dos principais males do mundo moderno. Não é um problema recente, mas com a rotina corrida e os vários compromissos que temos todos os dias, algumas pessoas podem acabar se encontrando em situações difíceis.

Em um pensamento mais aberto, podemos definir a ansiedade como um estado de tensão e alerta diante de uma situação, seja ela real ou fictícia. "Quando uma pessoa tem um prazo apertado ou uma emergência no trabalho, ela se sente ansiosa e isso é normal. Mas há pessoas que se preocupam com cada ponto de suas vidas e não conseguem se livrar disso. Pessoas com esse transtorno se preocupam muito mais frequentemente e com mais intensidade que aquelas com uma boa saúde mental," afirma Olivia Remes, doutoranda e pesquisadora do Departamento de Saúde Pública e Cuidados Primários da Universidade de Cambridge.

Bom, nós da Fatos desconhecidos listamos 7 maneiras infalíveis de ser uma pessoa menos ansiosa. Confira:

1 - Monitorar pensamentos

Pessoas que sofrem de ansiedade geralmente se encontram perdidos em pensamentos negativos. Sempre pensam que algo está prestes a acontecer, mesmo que não haja evidências. Para controlar isso, Remes sugere não lutar contra esses pensamentos, mas escolher uma hora do dia como o "momento da preocupação", isso fará você ter controle sobre seus pensamentos.

2 - Atividade física

O ideal é que a saúde mental e física estivessem sempre interligadas. A prática de exercírios físicos é um aliado essencial para o bem-estar psíquico. Um estudo feito na Universidade de Nova Jersey, mostrou que apenas duas sessões semanais de atividade física, de apenas 30 minutos, reduziram efetivamente os sintomas depressivos nos 52 participantes.

3 - Encontre um propósito

Segundo Remes, pessoas que sofrem de ansiedade, na grande maioria não conseguem traçar um caminho ou um propósito claro para suas vidas. Em um estudo recente, Remes descobriu que pessoas decididas, com um propósito, tendem a ser menos ansiosas, mesmo estando em situações difíceis.

4 - Ver o lado bom da vida

Pode parecer simples mas começar a ter uma atitude mais positiva com o foco em bons aspectos é essencial para lidar com a ansiedade. Para lidar com uma mente e se livrar de pensamentos negativos, Remes recomenda desfrutar de elementos que te dão prazer. Uma atitude positiva perante os pequenos momentos da vida pode reverter nosso estado emocional.

5 - Viva o presente

Quem nunca se encontrou remoendo pensamentos do passado, não é mesmo? Bom, essa prática pode alimentar a ansiedade. Preocupar-se com o futuro também pode deixar uma pessoa ansiosa. "Estudos mostram que, quando nós vivemos no passado, revivendo memórias antigas, essa atitude nos deixa depressivos e menos felizes. Na verdade, ficamos mais felizes quando vivemos no momento presente. Se você está trabalhando, simplesmente foque naquilo que você está fazendo. Simplesmente viva no presente", diz Remes.

6 - Terapia

Não é fácil lidar com distúrbios de ansiedade sozinho, e a terapia pode ser uma grande aliada nesse momento. Nessa opção, uma possibilidade é a terapia cognitivo-compormental, cujo tem como objetivo buscar uma postura construtiva do paciente. Nesse sistema de psicoterapia, a hipótese central aponta que a forma como entendemos eventos internos e externos e não o evento em si, é o que determina nossas respostas emocionais e comportamentais.

7 - Meditação

A meditação pode lhe ajudar a entender melhor sua mente. Existem vários formas de meditação, a única coisa que você precisa é encontrar qual se encaixa melhor com você. O mais importante é ter periodicidade e constância. Quando se tem regularidade é possível diminuir a ansiedade através da mudança hormonal.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest