icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 maneiras que a China está se tornando um episódio de Black Mirror

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      10/07/20 às 23h18
capa do post 7 maneiras que a China está se tornando um episódio de Black Mirror

Não é segredo para ninguém que o governo chinês usa da tecnologia para controlar seu povo. Dessa forma, o uso da tecnologia pode aparecer das formas mais inesperadas, o que inclui óculos inteligentes e até robôs policiais. Assim, separamos 7 maneiras pelas quais a China está se tornando um episódio de Black Mirror.

Na série 'Black Mirror', que pode ser traduzida como "Espelho Sombrio", temos um reflexo macabro de caminhos que a sociedade pode seguir com a tecnologia. Desse modo, mesmo com tecnologias e temáticas futuristas, a série consegue ser mais atual do que nunca. E claro, todos os dias, vemos inovações que fazem pensar se finalmente chegamos aos mundos de Black Mirror e parece que a China é o país que se encontra na frente dessa corrida.

1 - Reconhecimento facial para usar papel higiênico

Você já deve ter ouvido falar dos banheiros um tanto quanto diferentes da China. Para se ter uma ideia, muitos banheiros já se tornaram pontos turísticos. E claro, o governo do país não iria deixar essa oportunidade passar. Além de Wi-Fi, televisões e máquinas de vendas, alguns banheiros também possuem uma máquina de reconhecimento facial. Assim, o usuário recebe uma limitação do quanto de papel pode pegar.

2 - Tecnologia para monitorar os estudos

Em 2018, uma empresa desenvolveu um aparelho para monitorar as atividades de ondas cerebrais de funcionários. Depois disso, outras empresas e até hospitais passaram a utilizar o recurso. Contudo, recentemente, o aparelho também foi parar na sala de aula. Dessa forma, o nível de concentração dos alunos é monitorado e caso ele se desconcentre, um professor é orientado a ajudá-lo.

3 - Drones espiões

Não é novidade o uso de drones para visualizar o quintal ou mesmo para dar uma espiadinha nas ruas. No entanto, a China levou a ideia a sério e desenvolveu um conjunto de drones que pode ser confundido com pássaros. Além disso, esses drones também conseguem se misturar no meio de aves e, de acordo com o governo, serão usados para operações especial. Contudo, se você não pode vê-los, o que garante que ele não está no céu neste momento?

4 - Âncoras artificiais em telejornais

Em 2018, uma agência anunciou os primeiros apresentadores virtuais do mundo. Desse modo, quase dois anos depois, tivemos o primeiro âncora completamente artificial a apresentar um jornal. Atualmente, há muito a ser desenvolvido, mas o modelo já impressiona.

5 - Aplicativos para rastrear atividades

Na China, o aplicativo 'WeChat' serve para basicamente tudo. Sendo assim, em 2018, uma imobiliária decidiu usar o aplicativo a seu favor. Como uma forma de monitorar seus funcionários, essa empresa passou a rastrear o GPS dos funcionários e a penalizá-los, caso eles não alcançassem determinadas metas. De fato, acho que não dá para ser mais Black Mirror do que isso.

6 - "culos inteligentes

No ocidente, o Google Glass pode não ter dado muito certo. Mas, ao mesmo tempo, a China já estudava lançar o GLXSS, sua própria versão da tecnologia. Porém, no país, a tecnologia fez mais sucesso e foi usada até pela polícia. Em um caso que foi bastante noticiado, em 2018, a polícia usou os óculos para reconhecer traficantes e prendê-los durante o Ano Novo Lunar. Assim, o reconhecimento facial do dispositivo foi combinado com o banco de dados da polícia e pôde ajudar a solucionar o caso.

7 - Policiais robôs

Atualmente, a China exporta tecnologia robótica para todo o mundo. Dessa forma, o país também inovou ao criar um robô que trabalharia juntamente com a patrulha policial. Lançado em 2016, o AnBot podia interagir com pessoas, responder perguntas e até auxiliar no apagamento de incêndios. E claro, de lá para cá, a tecnologia só vem se aperfeiçoando. Logo, não será preciso esperar muito para termos o próximo RoboCop.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest