• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maneiras que a internet é construída com base em mentiras

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      24/01/20 às 16h32

Costumamos dizer que a internet é terra sem lei, lugar onde as pessoas podem ser quem elas quiserem. No entanto, não é bem assim na realidade. Embora tenhamos diversos caminhos para seguir na rede, há lugares que não podemos ir ou conteúdos que não podemos acessar. A internet tem os seus segredos abertos, que todos sabemos. No entanto, há detalhes que se quer imaginamos. O pior de tudo é que a maioria não passa de mentiras que nos foram contadas a vida toda ou, pelo menos, desde que começamos a navegar por aí.

Podemos afirmar que a internet é, de fato, um lugar construído com base em mentiras. Há fraudes nas redes sociais, no caso, por trás de suas criações. Há mentiras compartilhadas por usuários e que enganam milhares e até milhões de pessoas do mundo inteiro. Foi pensando nisso que resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas maneiras que a internet é construída com base em mentiras. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir.

Mentiras da Internet

1 - Quase 40% é bots

Acredite ou não, o motivo pelo qual vários sites tiraram os seus contadores de visitantes foi o excesso de bots na internet. Em 2018, cerca de 40% do tráfego da internet vinha de bots. Esses bots causam muitos problemas, como ataques DDoS, que derrubam sites, além da manipulação de dados e agitação de artigos de notícias falsas. A presença desses bots costumam ser em sites de vendas de ingressos, onde conseguem vender por preços elevados.

2 - Seguidores falsos do Instagram custam dinheiro às marcas

Embora custem muito dinheiro às marcas, seguidores falsos fazem com que celebridades ganhem dinheiro. Isso porque as celebridades, com mais seguidores, costumam ganhar mais dinheiro com publicações patrocinadas por empresas. No entanto, como são contas falsas, não são atingidas por esse investimento, o que acaba se tornando perda de dinheiro para as marcas.

3 - Roubo de identidades

Sim, ainda existem perfis falsos, que roubam a identidade das pessoas na internet. O New York Times identificou 3,5 bots só no Twitter. Descobriu então que, pelo menos, 55 mil usavam nomes, fotos e biografias de outras pessoas. Uma garota, de 19 anos, não identificada descobriu que sua imagem estava sendo usada para difundir criptomoedas, investimentos imobiliários e, pior ainda, em sites pornográficos.

4 - As montagens que enganam as pessoas

As fotos falsas enganam pessoas do mundo inteiro, principalmente envolvendo algo do espaço. Há uma teoria da conspiração de que a Terra vai acabar após a colisão de um meteoro. Essa imagem mostra corpos estranhos no céu e foi feita no Photoshop, confundindo diversos usuários.

5 - Campanhas falsas

Esse é um golpe tradicional e bastante comum. Você já deve ter se deparado com campanhas de troca de likes por doações, né? Bom, sentimos muito informar que elas são falsas. O Facebook já se pronunciou a respeito disso, dizendo que não fazem doação por likes. Caso uma pessoa queira ajudar, basta procurar uma ONG ou fazer um trabalho voluntário.

6 - Mortes de celebridades

Isso já existe desde antes do surgimento da internet, mas se popularizou com as redes. Hoje em dia, é comum ver celebridades "mortas" ainda vivas. Macaulay Culkin foi uma das vítimas das notícias falsas. Por esse motivo, é sempre necessário checar a informação, em algum site confiável.

7 - Avisos de hackers

Muitas pessoas repassam avisos de hackers. Os textos geralmente mandam não aceitar solicitação de determinado usuário. No entanto, se eles são hackers tão perigosos, porque precisariam mandar convites de amizade?

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+