• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maneiras que o Facebook te deixa mais inteligente e você não sabia

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      12/11/19 às 11h43

Em questão de poucos segundos, cerca de 300 mil novos status são escritos no Facebook. Se você parar para pensar, isso é algo completamente insano. Mais insano ainda é o número de usuários da rede social, que não para de crescer. Atualmente, o Facebook possui cerca de 2,2 bilhões de usuários ativos.

As pessoas aparentemente possuem um certo preconceito em relação às redes sociais. Portanto, para muitos, as redes sociais não nos ofereceriam nada além de entretenimento. No entanto, hoje, preparamos uma lista para vocês, com algumas das formas que o Facebook pode te ajudar a ficar mais inteligente. Confira!

1 - Mais amigos... mais diversidade de pensamento

Acredita-se que, quanto mais amigos você tem na rede social, mais esperto você se torna. Pessoas com mais amigos no Facebook tendem a ter mais matéria cerebral desenvolvida nas amígdalas. Sendo esta uma parte do cérebro associada à respostas emocionais ligadas à função de memória, como lembrar rostos e nomes.

Entretanto, os pesquisadores não sabem dizer se ter mais amigos leva a um aumento na densidade dessa região do cérebro, ou se as pessoas, com uma amígdala maior, são mais propensas a ter mais contatos sociais.

2 - Aprimoramento da memória

Enquanto que na 'vida real' temos apenas poucos amigos, o Facebook te permite ter, basicamente, quantos amigos você quiser. Um dos efeitos colaterais de ter muitos amigos na rede social é que você acaba por acompanhar a vida de muitas pessoas.

De acordo com a psicóloga britânica, Tracy Alloway, acompanhar essas pessoas pode aumentar consideravelmente sua memória de trabalho com o tempo. Isso acontece porque seu cérebro precisará trabalhar mais para processar efetivamente o aumento de contatos sociais.

3 - Cérebro recompensado

Interagir socialmente funciona como uma recompensa para o cérebro. E esta, acreditam os pesquisadores, pode ser uma das razões pelas quais desenvolvemos cérebros maiores. Em comparação com outros animais. Um estudo, realizado por pesquisadores do Dublin Trinity College, descobriu que a cooperação entre pessoas força o cérebro a criar novos caminhos, considerando o que a outra pessoa faria. O cérebro cresce e muda para permitir espaço para mais resultados em potencial.

Assim, de acordo com Luke McNally, principal autor do estudo, nosso cérebro realiza este mesmo processo sempre que estamos interagindo com outras pessoas. Não apenas no Facebook, obviamente.

4 - Emoções positivas

Há muitas coisas negativas em relação ao Facebook. Porém, a possibilidade que a plataforma nos proporciona, como o contato com amigos e familiares, nos causa uma influência muito positiva. Um estudo mostra que um reforço positivo, mesmo que em pequenas quantidades, desenvolve um estilo de pensamento mais amplo. Em suma, é possível afirma que emoções positivas nos tornam mais criativos.

5 - Habilidade de escrita

As pessoas costumam dizer que, com o advento da internet e, consequentemente das redes sociais, as pessoas estão ficando mais burras. Entretanto, na verdade, há uma grande chance de que as pessoas estejam escrevendo mais e melhor do que nos últimos 50 anos. E isso, graças a sites como o Facebook.

Um estudo da Stanford University de 2001, descobriu que os alunos da universidade, que escreviam no Facebook com maior frequência, eram melhores escritores justamente por causa disso. A razão apontada é que os alunos aprenderam como adaptar seu estilo de escrita, para se adequar a uma determinada situação. Além do mais, os efeitos dessas mudanças no cérebro e nos padrões de escrita funcionam de forma semelhante à alternância entre idiomas.

6 - Leitura

É inegável que o Facebook seja um site baseado em textos. E, independentemente do conteúdo, só o fato de você estar lendo, já afeta o cérebro de diversas formas. Um estudo recente sugeriu que os diversos tipos de publicações, que encontramos no Facebook, força nossos cérebros a processá-las de formas distintas. Ou seja, usando áreas diferentes do órgão para isso.

Além disso, o Facebook também ajuda no desenvolvimento de habilidades de leitura seletiva. Ao rolar pelo seu feed, seu cérebro escolhe palavas e frases, classificando-as e direcionando sua atenção naquilo que lhe é mais interessante.

7 - Inteligência cristalizada

A inteligência cultural, política e social nada tem a ver com a forma mecânica com que nosso cérebro funciona. Entretanto, elas se fundem numa forma de compreensão geral sobre o mundo. O que foi chamado de inteligência cristalizada. Os cientistas acreditam que tenhamos dois tipos de inteligência: a fluida e a cristalizada. A fluida é nossa capacidade de solucionar problemas e usar a lógica. A cristalizada é o nosso conhecimento, vocabulários, entre outras coisas.

O Facebook concentra diversos tipos de conteúdo em um só lugar. Na rede social, é possível encontrar desde coisas triviais até conteúdos mais relevantes e considerados importantes. Portanto, seu cérebro filtra algumas peças e outras são armazenadas para depois. Assim, o Facebook pode ser visto como uma fonte de conhecimento amplo que está em constante mudança. O que pode nos auxiliar a aprimorar nossa inteligência.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+