• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maneiras que o ser humano pode provocar um terremoto

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      19/06/18 às 16h59

Apesar da constante evolução tecnológica e nossos avanços em relação ao monitoramento das atividades sísmicas, ainda não somos capazes de prever exatamente quando um terremoto irá ocorrer. No entanto, a American Geophysical Union, em uma reunião em San Francisco, nos Estados Unidos em 2013, afirmou que certas atividades humanas podem induzir a terremotos e tremores.

Falando nisso, aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos para vocês sobre os 7 piores e mais catastróficos terremotos da história e sobre a existência da conexão entre terremotos e a Lua cheia. Hoje, listamos para vocês algumas das maneiras que o ser humano através de suas interferências na natureza podem gerar um terremoto. Confira!

1 - Barragens e represas

O terremoto que aconteceu em 2008 em Sichuan, na China, foi responsável pela morte de cerca de 70 mil pessoas e os cientistas e pesquisadores atribuem à construção da Represa Zipingpu a razão do terremoto ter acontecido. Isso porque, uma outra represa, a Dam, está localizada a alguns metros de uma falha geográfica, e adicionar todo o peso da água sobre ela pode ter ocasionado uma ruptura na falha.

"Nenhum processo geológico pode lidar com tanta concentração de massa em uma área pequena, a não ser um vulcão", explicou o geólogo Christian Klose.

2 - Extração de água subterrânea

A extração de água de um lençol freático pode desestabilizar uma falha geográfica existente. Em 2011, em Lorca, na Espanha, um terremoto de magnitude 5.1 causou muitos problemas e destruição devido seu epicentro ser localizado próximo à superfície. E, de acordo com um estudo publicado na Nature Geoscience, isso foi associado à extração de água subterrânea nas proximidades de Lorca.

3 - Usinas geotérmicas

De acordo com que as atividades do campo geotérmico Salton Sea em San Andreas, na Califórnia, cresceram e, segundo um estudo publicado pela revista Science em 2011, a atividade sísmica também aumentou na região. No local, água quente e de alta pressão é extraída do solo e transformada em vapor para rodar turbinas, gerando energia. Pequenos tremores com magnitude abaixo de 6 ocorrem regularmente.

No entanto, apesar desses pequenos tremores não causarem sérios danos, a proximidade com a falha de San Andreas pode ocasionar uma interação e produzir terremotos bem mais perigosos.

4 - Fraturamento hidráulico e poços de injeção

Um estudo publicado na revista Geology vincula o terremoto que ocorreu em Oklahoma (EUA) em 2011 ao fraturamento hidráulico injetado de volta no subsolo em poços profundos. O fluido pode ter lubrificado falhas geográficas, o que pode ter as feito deslizarem com mais facilidade. A atividade sísmica na região disparou após o início do fraturamento hidráulico. De cerca de meia dúzia em 2008 para mais de mil registros em 2010.

5 - Arranha-céus

A torre Taipei 101 que foi construída em Taiwan (China) em 2002, e é um dos maiores prédios do mundo. Ela foi construída para suportar ventos de tufões e terremotos. No entanto, a próprio Taipei 101 pode causar terremotos. Isso, segundo o geólogo Cheng-Horn Lin. A enorme quantidade de massa da Taipei 101 exerce muita pressão sobre as rochas sedimentares abaixo dela. Desde que sua construção iniciou, foram detectados diversos micro-terremotos e dois outros grandes tremores originados abaixo da torre.

6 - Jogos de futebol americano

Durante uma partida de futebol americano em 2013, em Seattle, nos EUA, após um touchdown durante o jogo, a torcida do Seattle Seahawks ficou tão empolgada na comemoração que um sismógrafo da Universidade de Washington, próximo ao estádio CenturyLink Field, registrou um terremoto de magnitude entre 1 e 2.

7 - Jogos na Copa do Mundo

Após o México derrotar a Alemanha no último domingo, 17, durante a partida de estreia dos times na Copa do Mundo de Futebol, um fenômeno parecido com o que aconteceu em Seattle em 2013 aconteceu. Isso porque os mexicanos ficaram tão empolgados com o resultado do jogo que um tremor artificial foi registrado pelo Instituto de Investigações Geológicas e Atmosféricas A.C.

O horário do registro coincide com o momento em que Hirving Lozano fez um gol sobre o time adversário. No entanto, o tremor foi "fraco" e basicamente imperceptível. Mas, suficiente para ser percebido pelos sismógrafos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+