icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 maneiras que um narcisista pode acabar com qualquer relacionamento amoroso

POR Bruno Destéfano    EM Entretenimento      04/04/19 às 19h15
capa do post 7 maneiras que um narcisista pode acabar com qualquer relacionamento amoroso

O narcisista pode acabar com qualquer relacionamento amoroso? Bem, relacionamentos são sempre assuntos delicados, especialmente quando a pessoa com quem você está conversando já esteve em alguma relação tóxica. Apesar de ser considerada uma simples vaidade, o transtorno de personalidade narcisista pode ser um dos motivos para que o namoro dessa pessoa não esteja indo tão bem assim. O transtorno em questão, que também pode ser chamado simplesmente de "narcisismo", consiste em desvios extremos na forma como alguém pensa, percebe e se sente em relação aos outros.

É uma grave perturbação das tendências comportamentais de um sujeito que inibe tudo o que os outros significam em virtude de si mesmo. O seu comportamento social é afetado pelo "pensar sempre no próprio umbigo" e enxergar as pessoas como inferiores, o que inclui o parceiro de relacionamento. Abaixo você confere 7 tipos de manipulações e práticas narcisistas que podem destruir qualquer relacionamento.

1. Sabe-tudo

Já encontrou aquela pessoa que quer porque quer ter o domínio da bendita razão? Se sim, você está lidando com o "sabe-tudo". Geralmente ele não se importa com a opinião dos outros e está pronto para argumentar contra qualquer um que esteja na sua frente.  Escutam críticas de maneira superficial e retomam ao ponto onde estavam sem fazer referência ao que acabaram de ouvir. É, o narcisista pode acabar com qualquer relacionamento amoroso.

2. Controlador

Em um relacionamento, a pessoa narcisista pode procurar alguém vulnerável o bastante para ser subjugado. Ele se sente cheio de si a ponto de transformar a pessoa em sua propriedade, desprezando tudo o que o seu companheiro ou companheira é. Na maioria das vezes, o controlador gosta de sempre ser visto em uma posição de privilégio quando comparado com os demais. O narcisista sempre fará melhor ou de uma maneira "descomplicada".

Uma variação deste tipo de comportamento é o de gostar de ser visto como o "salvador" indispensável.

3. O Contador

Alguns narcisistas preferem outras maneiras de se sentir superior em relação aos outros, sobretudo em um relacionamento. Uma delas é sempre falar sobre as conquistas do dia a dia e pouco se dispor a escutar o que o amado ou amada fez. A principal razão para isso é a de mostrar que, na relação, ele é o melhor.

Com o tempo, isso vai desgastando o relacionamento até chegar em um ponto insuportável. O narcisista não percebe as circunstâncias que fogem de sua pessoa, o que afugenta qualquer um ao redor. O amado vai cada vez mais deixando de ser o amado para dar lugar à ideia do "si", "para si" e "em si".

4. O nervoso

Pessoas narcisistas tendem a apresentar uma espécie de sensibilidade às críticas e quaisquer insultos que sejam. Não conseguem lidar muito bem com fracassos (mesmo que sejam de pequeno porte) e não têm maturidade emocional para separar uma coisa da outra. Dessa maneira, o narcisista pode reagir com raiva e irritação com a pessoa amada.

Geralmente, por terem baixa autoestima, costumam usar essa agressividade para disfarçar a insegurança, tanto por motivos externos quanto ao próprio relacionamento. Prova de que o narcisista pode acabar com qualquer relacionamento amoroso é a questão do ciúme que vem como uma consequência do processo. E ciúme já é o primeiro passo para o declínio de relações.

5. O único

O narcisista pode ter uma crença bizarra de que é único no mundo, como se pertencesse à nata do Monte Olimpo. Dessa maneira, só pode ser compreendido por pessoas igualmente especiais. Se definem com o que consideram ser as suas qualidades principais em todo tópico de qualquer assunto, fazendo com que o parceiro ou parceira fique sempre em segundo plano no meio de tanta superioridade.

6. O Contra o Vento

Esse tipo de comportamento tem a ver com o confronto direto com qualquer argumento que a outra pessoa use. Não há tempo para trabalhar em equipe quando o seu ego já está de time fechado, sobretudo para ser parte igual de um relacionamento. Ele sempre está com a razão e nada e nem ninguém pode o tirar deste pedestal imaginário.

7. O apático

O narcisista costuma nem ter conhecimento sobre a palavra "empatia". É incapaz de se colocar no lugar dos outros e de entender problemas que fogem do seu contexto. Em um relacionamento, esse comportamento deixa tudo ainda mais conturbado porque ele não se dispõe a entender a pessoa amada. Nunca. Não vê necessidade de compreender o outro lado, já que o seu é o único digno de nota. Nada caracteriza mais um narcisista do que a sua atitude completamente apática ao que o parceiro está passando ou sentindo. O narcisista pode acabar com qualquer relacionamento amoroso.


Próxima Matéria
avatar Bruno Destéfano
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest