• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maneiras surpreendentes com que os animais ajudam os humanos

POR Leticia Rocha    EM Natureza      28/01/19 às 16h04

Nós sabemos que os animais são de várias maneiras muito próximos de nós. Desde os primórdios, eles nos ajudam no desempenho de tarefas domésticas, como companhia e até mesmo no desenvolvimento da ciência. Como assim? Você deve saber que muitos animais são utilizados na etapa de testes.

Ratos e coelhos são os principais alvos nesse tipo de teste, mas vários outros animais acabam sendo utilizados nessa prática. Apesar de ser algo que ajuda na etapa de testes, é também muito prejudicial aos animais que sofrem graves consequências com alguns desses testes. No entanto, essa não é a única forma com que os animais podem de alguma forma ajudar a saúde humana.

Confira agora algumas das outras maneiras que os animais podem ajudar na saúde humana.

1 - Cães percebem o câncer

Pode parecer estranho dizer isso, mas os cães conseguem prever que seu dono está doente. Vários pacientes tiveram cães que notaram o mal e começaram a agir de forma estranha, antes mesmo de receberem qualquer diagnóstico. Isso se explica pelo ótimo olfato que os cachorros têm, qualquer pequena mudança é percebida pelos animais. Um estudo foi realizado para ver o quanto os cães podem ser assertivos. A pesquisa usou urina de pacientes com câncer de próstata e em 91% das vezes os animais conseguiram identificar a doença.

2 - Animais melhoram doenças mentais

Você, com certeza, já ouviu falar que animais ajudam no tratamento da depressão, mas não somente. Os animais fazem com que os donos sejam obrigados a sair para passear com eles, o que também ajuda os donos já que isso é também uma prática de exercício. A atividade também coopera com  o tratamento de várias doenças mentais. Além disso, os animais ajudam a melhorar a percepção sensorial e ajuda pessoas com TDAH a lidar com responsabilidades e criar rotinas.

3 - Jararaca contra pressão alta

O veneno da Bothrops jararaca é tão forte que pode matar. No entanto, há sempre um lado bom em tudo e pasmem, os médicos descobriram que o veneno também pode ajudar no tratamento da hipertensão arterial. No veneno da cobra, encontraram os inibidores da ECA, que é um dos principais tratamentos para a pressão alta.

4 - Ratos e a cura para a cegueira

Algumas crianças já nascem cegas, o que já faz com que a vida tenha algumas complicações a mais logo no início da vida. O que acontece é que essas crianças nascem com genes defeituosos que não conseguem criar as células que nos permitem ver. No entanto, uma pesquisa realizada com ratos deu esperança para que isso seja revertido. Os estudiosos retiraram o mesmo gene que causa a cegueira de ratos saudáveis. E depois, tentaram reintroduzir esse mesmo gene saudável e os animais foram capazes de produzir as células necessárias para a visão.

5 - Sangue antibacteriano dos pandas

Além de toda a fofura, os pandas também podem ajudar os humanos no combate de bactérias. Os animais costumam ingerir muitas bactérias em seu habitat natural. Com o tempo, o corpo dos pandas começou a produzir substâncias antibacterianas, antibióticos naturais, que podem agir seis vezes mais rápido do que os que usamos. É possível derivar do genoma desses animais, compostos específicos que podem gerar uma gama de antibióticos que combatem fungos e bactérias.

6 - Ronronar dos gatos

Existem algumas frequências que podem ser benéficas para a estimulação e crescimento ósseo. Essa frequência é entre os 25 e 50 hertz e esta também a mesma faixa do ronronar dos gatos. Os cientistas supõem que os gatos fazem isso para promover a autocura e ajudar a tratar qualquer lesão óssea interna. E essa teoria se reforça já que eles ronronam mais ainda quando estão estressados ou com dor. Agora os cientistas estão em busca de descobrir se o ronronar é também benéfico aos humanos.

7 - Veneno de escorpião

O veneno no escorpião Leiurus quinquestriatus é mortal. Caso você tenha o azar de ser picado por um desses, tem de procurar atendimento médico o mais rápido possível. Apesar disso, os médicos descobriram no veneno, um composto chamado clorotoxina, que pode ajudar no tratamento de tumores cerebrais e também na coluna. Qualquer cirurgia realizada nessas duas regiões podem causar danos irreversíveis e isso torna o composto ainda mais importante.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+