icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 mangás e animes que mais influenciaram Naruto

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 25/05/20 às 10h13

capa do post 7 mangás e animes que mais influenciaram Naruto

Publicada entre 1999 e 2014, Naruto é uma série de mangá escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. Em suma, a narrativa apresenta um jovem ninja em constante busca por aceitação e lutando pelo seu sonho de se tornar o representante de sua vila. Em 2017, Naruto se tornou a terceira série de mangá mais vendida na história e ainda hoje é uma referência na área. Seu enredo, personagens e cenas de luta acumulam elogios da crítica e do público. Além disso, seu sucesso se mostrou atemporal, o que explica a constante adaptação da história para outras mídias. Contudo, Naruto só chegou onde está devido à uma diversidade de fatores que influenciaram Kishimoto. Por isso, reunimos aqui algumas das principais obras que inspiraram o mangaká em seu trabalho.

7 - Ghost in the Shell

Considerando o quão diferente os dois mangás são, é surpreendente ver Ghost in the Shell inaugurando essa lista. No entanto, acredite se quiser, essa obra foi uma grande inspiração para Naruto. Essa narrativa é ambientada em um cenário cyberpunk e futurista acompanha uma organização anti-terrorista que investiga uma série de crimes envolvendo humanos sendo hackeados por cyber-cérebros. Embora esteja mais próximo do enredo de Boruto, esse conceito foi creditado por Kishimoto por possibilitar uma abertura de caminho para Naruto.

6 - Akira

Falando em clássicos cyberpunk, não poderíamos deixar de citar Akira. Embora tenha sido lançado na década de 1980, essa obra continua popular na atualidade e serve como referência para muitas produções do ramo de ficção científica. Sendo assim, não é uma surpresa descobrir que, quando criança, Kishimoto era um leitor assíduo desse mangá. Todavia, o artista ressaltou que foi apenas após ver uma imagem promocional da adaptação cinematográfica de Akira que ele realmente se sentiu inspirado a escrever um mangá. Kishimoto comentou que até passou a estudar a arte de Katsuhiro Otomo, autor de Akira.

5 - One Piece

Bom, One Piece é um dos títulos dessa lista que dispensam apresentações. No entanto, vale ressaltar que essa é uma das séries de mangá mais populares do mundo. Surpreendentemente, a forma como essa obra influenciou Kishimoto foi indiretamente diferente das outras. Acontece que o mangaká enxerga Eiichiro Oda, autor de One Piece, como seu rival. Logo, essa admiração motivou o empenho de Kishimoto em seu trabalho, visto que o mesmo almejava superar seu concorrente. Esse foi um elemento chave para o sucesso duradouro de ambas as obras. Aliás, é engraçado o pensar que Naruto começou a acabou enquanto Luffy procurava o One Piece.

4 - Ninku

Essa é uma preciosidade pouco conhecida dos anos 90. Em suma, Ninku narra a história de um garoto chamado Fusuke que conta com uma aparência estranha. Todavia, não se deixa enganar, esse personagem é um poderoso guerreiro da Escola de Artes Marciais Ninku. Assim, testemunhamos a apresentação de uma mistura de ninjutsu e kung fu. Ao passo que o movimento de assinatura de Naruto é o Rasengan, após conferir Ninku descobrimos que o golpe foi diretamente inspirado por Kuatsuken, ataque principal de Fusuke. Inclusive, os dois são quase idênticos.

3 - Dragon Ball

Aparentemente, todo mangá da atualidade foi inspirado de alguma forma por Akira Toriyama e seu lendário trabalho em Dragon Ball. Portanto, com Naruto não seria diferente. A obra de Toriyama é diretamente responsável por influenciar Kishimoto a se tornar uma mangaká. Este último, por sua vez, já chegou a citar Goku como sua grande influência na criação de Naruto Uzumaki por conta de sua personalidade enérgica e travessa.

2 - Blade of The Immortal

Embora seja um tanto quanto popular no Japão, Blade of The Immortal não é tão conhecido fora do mesmo. Contudo, sua recente adaptação animada pode vir a mudar isso. De qualquer forma, o mangá conta a história de um espadachim imortal em busca de mortalidade. Esse enredo chamou tanta atenção de Kishimoto que o artista chegou a entrevistar Hiroaki Samura, criador de Blade of The Immortal. Posteriormente, acabou sendo revelado que Kakashi e Iruka foram direta e respectivamente inspirados por Magatsu e Manji, personagens de Samura.

1 - Hunter x Hunter

Na indústria do entretenimento, o que não faltam são acusações de plágio. Pois bem, eventualmente, Naruto foi acusado de roubar elementos do mangá de Hunter x Hunter. O universo criado por Yoshihiro Togashi apresenta o Olho Escarlate, uma técnica do Clã Kurta. Coincidentemente, ou não, mais tarde Kishimoto apresentou o Sharingan dos Uchiha. Apesar disso não significar necessariamente que Kishimoto roubou o trabalho de Togashi, é normal rolar um estranhamento. Entretanto, o criador de Naruto considera o criador de Hunter x Hunter seu mangaká favorito, os dois se conhecem e já trocaram algumas ideias.


Próxima Matéria
Via   CBR  
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest