• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 marcos mais misteriosos do mundo

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      20/11/19 às 10h48

O mundo está cheio de pontos turísticos de tirar o fôlego. São vários monumentos antigos, construídos há milhares de anos por civilizações que até já desapareceram, mas cujo legado permanece vivo nessas obras. Muitas delas foram construídas por mestres artesãos, para honrar seus deuses, reis, líderes, e até figuras místicas. Outros marcos foram estudados cuidadosamente por pesquisadores e cientistas ao longo da história, mas mesmo assim, alguns ainda permanecem um mistério.

Muitos marcos históricos são tão antigos, incompletos ou obscuros, que até hoje ninguém conseguiu desvendar, saber como eles foram construídos. E principalmente, para que finalidade eles serviram. Mas nem por isso eles deixam de ter a sua importância e de instigar a nossa curiosidade. Afinal, mesmo envoltos em mistérios, eles ainda são grandes monumentos históricos. Confira a seguir, 7 marcos mais misteriosos do mundo. Seja por intenção ou simplesmente pelo fato de se passarem milênios com suas existências preservadas. Enfim, a verdade é que eles continuam a confundir a todos que buscam respostas.

1 - Os montes de Cahokia

Cahokia é o nome de um assentamento indiano, localizado em Collinsville, em Illinois. Segundo arqueólogos, estimativas sugerem que a cidade tenha sido construída por volta de 650 d.C. Sua complexa rede de cemitérios e o paisagismo apontam para uma comunidade bastante próspera. Atualmente, o ponto mais notável de Cahokia são os 80 montes de terra, alguns que chegam até os 30 metros de altura, e ocupam os 2.200 acres de terra. O mistério, por trás desse marco histórico, é o que levou a tribo indiana, que vivia ali, a abandonar o seu assentamento, que aparentemente era muito afortunado.

2 - Newgrange

Newgrange é considerado hoje o local pré-histórico mais antigo e famoso de toda a Irlanda. Se trata de um grande tumba construída com terra, madeira, argila e pedra pro volta do ano de 3.100 a.C, ou seja, cerca de mil anos antes da construção das pirâmides do Egito. O ponto alto do Newgrange é o seu design peculiar, que fez com que a estrutura permanecesse completamente à prova de água, até os dias de hoje.

Os arqueólogos já sabem que o marco foi usado como uma tumba, mas o motivo disso e para quem ela foi feita, são dados que ainda permanecem desconhecidos. Os pesquisadores ainda não conseguem descrever a verdadeira razão para a construção de Newgrange.

3 - Linhas de Nasca

As linhas e geóglifos de Nasca são uma série de desenhos e imagens gravadas no chão do deserto de Nasca, localizado no Peru. As imagens cobrem cerca de 80 quilômetros de área e foram feitos supostamente entre os anos de 200 a.C e 700 d.C pelos índios Nasca.  Por centenas de anos, essas linhas conseguiram se manter intacta. Isso graças ao clima árido da região, que recebe poucas chuvas e vento durante o ano. Os pesquisadores já sabem quem são os responsáveis por essa obra, no entanto, como eles fizeram isso, ainda permanece um mistério. A principal hipótese sugere que as linhas serviam como oferenda aos deuses, que poderiam vê-las do céu. Mas não há nada que comprove essa ideia.

4 - Círculo de Goseck

O Círculo de Goseck é um dos marcos mais misteriosos de toda a Alemanha. Feito de terra, cascalho e madeira, o monumento é considerado o primeiro "observatório solar" primitivo. O círculo nada mais é do que uma série de valas circulares, cercadas por paredes de paliçadas. Estima-se que tenha sido construído por volta de 4.900 a.C, pelos povos neolíticos. Devido a sua cuidadosa construção, muitos cientistas acreditam que o Círculo de Goseck foi construído, para servir como uma espécie de calendário solar ou lunar. No entanto, seu uso exato ainda rende uma série de debates.

5 - Sacsayhuaman

Sacsayhuaman é um grande barranco de paredes de pedra localizado nos arredores de Cuzco, no Peru. As três paredes foram montadas a partir de enormes blocos de pedra e calcário de até 200 toneladas e estão dispostos ao longo da costa. O monumento está até hoje em condições incrivelmente boas, considerando o tempo e a região, que é propensa a terremotos. Muitos historiadores concordam que Sacsayhuaman serviu como uma espécie de fortaleza de barreira no passado, o que foi fortemente contestado. Devido a sua forma única e aos ângulos das paredes, alguns pesquisadores levantaram a hipótese de que o monumento possa ter tido uma função mais simbólica. Um exemplo disso é uma parede, que vista por cima, forma a cabeça de um puma. No entanto, ninguém conseguiu provar nenhuma das duas hipóteses a respeito de Sacsayhuaman.

6 - Moai

Moai é um grupo de enormes estátuas de figuras humanas encontradas na pequena e isolada Ilha de Páscoa. Os Moai foram esculpidos entre 1.250 e 1.500 d.C pelos habitantes da ilha. Acredita-se que as estátuas representem os ancestrais desse povo, que em sua cultura eram vistos como divindades. Hoje, apenas 394 Moai estão de pé, mas especialistas estimam que foram esculpidas um total de 887 estatuetas originalmente. Não resta dúvidas do porquê os Moais foram erguidos, no entanto, como eles fizeram isso ainda está em debate. Um Moai médio pesa várias toneladas, e por anos, os pesquisadores não conseguem descrever como as estátuas foram transportadas de Rano Raraku, onde foram construídas, até a ilha.

7 - Stonehenge

Stonehenge tem sido motivo de debates entre historiadores, desde a Idade Média. Nenhum outro monumento famoso no mundo é tão misterioso quanto ele. Localizado na Inglaterra, a estrutura remota do ano de 2.500 a.C e consiste em vários círculos concêntricos de pedra. O local é rodeado por uma vala circular e ladeado por túmulos de todos os lados. Estudiosos acreditam que as formações rochosas que vemos hoje, sejam apenas o que restou de um monumento muito maior que foi danificado com o passar dos anos. Stonehenge ficou famoso não por suas características. Mas sim, por intrigar os historiadores com várias lacunas na história de sua construção, natureza e seu uso.

Tudo isso ficou conhecido como "O Mistério de Stonehenge". Várias especulações loucas já foram levantadas sobre o monumento, até que ele teria sido deixado por alienígenas, que passaram pela Terra. Mas o fato é que ninguém sabe exatamente a história por trás do marco.

Enfim, qual desses monumentos é o mais misterioso na sua opinião? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+