• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 melhores benefícios do capitalismo que você não tinha prestado atenção

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      11/12/19 às 15h29

Com o fim do feudalismo no século XIX, o mundo foi apresentado a duas opções: o novo sistema político-econômico, que seria o capitalismo, ou o comunismo. Como sabemos, a primeira opção foi a solução encontrada. Embora o comunismo se mostrasse uma boa opção na teoria, na prática nunca funcionou, realmente como o pretendido. Em contrapartida o capitalismo funcionou, muito bem no que ele é e representa, mas não que isso seja algo bom para todo mundo. Afinal, esse sistema econômico perpetua a desigualdade social e a miséria no mundo.

Dependendo do ponto de vista, se você é rico ou pobre, viver em um país capitalista pode ser algo bom ou péssimo. Mas entre as todas as desvantagens escancaradas do capitalismo, existem também coisas boas e que, muitas vezes, ninguém percebe. Já vivemos o suficiente para entender que nada é somente bom ou ruim. Confira a seguir, 7 melhores benefícios do capitalismo, que você não tinha prestado atenção.

1 - Saúde

Com o capitalismo, temos mais opções de tudo o que você imaginar. A oferta é muito maior do que seria se vivêssemos dentro do comunismo, por exemplo. E isso vai, desde a alimentação, onde você pode escolher comer alimentos com pouca gordura, alimentos orgânicos, ou industrializados até tratamentos médicos. Com isso, você encontra várias dietas facilmente acessíveis, academias de última geração, tudo que nem se compara a outros países. Há também um conscientização maior sobre a importância do condicionamento físico. Tudo isso contribui para uma sociedade mais saudável.

2 - Bem social

Ao primeiro instante, pode parecer que, dentro do capitalismo, todo mundo trabalha egoisticamente pelo seu próprio dinheiro. O que não é mentira, no entanto, todo trabalho beneficia alguém. Trabalhadores das fábricas produzem produtos, dos quais não podemos viver sem, cabeleireiros prestam serviços que beneficiam o corpo e a estética, os médicos cuidam da saúde e etc. Tudo isso para garantir uma sociedade melhor. E mesmo as profissões menos populares e "pagas em excesso", como banqueiros e esportistas, trazem algum efeito positivo na sociedade. Seja movimentando o dinheiro ou apenas entretendo. O fato é que não importa o tipo de trabalho, glamouroso ou sujo, bem pago ou não, todo trabalho faz com que a sociedade funcione.

3 - Natureza humana

O capitalismo só funciona perfeitamente devido à natureza humana, ou seja, devido à ganância. A ganância é devidamente recompensada com grandes quantidades de dinheiro, e assim, toda a economia é alimentada por pessoas, trabalhando muito para suprir suas próprias necessidades. Além do mais, a ganância também estimula a competição, que é um fator essencial do avanço da humanidade.

4 - Liberdade

Nos países capitalistas todos cresceram em um sistema educacional que lhe proporcionou a chance de escolher qual carreira seguir. Ainda na escola, você escolheu suas disciplinas preferidas e pode estuda-las o quanto quisesse. E depois pode escolher entre uma variedade de opções que caminho seguir. Essa pode ser considerada uma das melhores partes do capitalismo, a liberdade de viver a sua vida do jeito que melhor lhe convém.

5 - Democracia

Outro lado bom do capitalismo, é que ele funciona muito bem com a democracia. Ou seja, todo cidadão recebe o direito a um voto, e portanto, exerce poder político, independentemente de sua raça, visão política ou gênero. Depois de atingir uma determinada idade, todo mundo pode escolher o novo governo, igual ao seu pai, seu chefe, ou mesmo o homem mais rico do seu país.

6 - Crescimento

O capitalismo proporciona que a economia cresça exponencialmente. É um fator básico, quanto mais dinheiro uma empresa ganha, mais ela pode investir em produção, e quanto mais ele investe em produção, mais lucro ela tem. Até eventos infelizes, essa empresa pode continuar o seu crescimento indefinidamente.

7 - Felicidade

Se você observar o mapa da felicidade, publicado por pesquisadores da Universidade de Leicester, ficará claro que os principais países capitalistas e democráticos, como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e toda a Europa, são os mais felizes do mundo. Isso pode ser explicado pelo fato de que, nesses países, graças ao mercado livre, quaisquer produtos que as pessoas desejarem, é viável podem obter.

Enfim, esse é um tema delicado e controverso. Mas e você, o que acha do capitalismo? E desses benefícios? Conta para a gente nos comentários e compartilhe também com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+