• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 melhores dicas para melhorar sua vida de acordo com especialistas

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      03/05/19 às 14h46

O conceito de estar plenamente saudável é diferente de pessoa para pessoa. Temos distintos corpos, mentes e situações de vida. Isso significa que cada um de nós tem um conjunto único de necessidades de saúde, a depender do funcional corporal em questão. No entanto, existem dicas universais que podem ajudar quaisquer maneiras de ver este conceito multifacetado. O primeiro de todos é ter a consciência de que pensar no próprio bem estar vai além de remediações. Como assim? Ora, se você está clinicamente saudável, não quer dizer que tenha que chutar o balde e "viver a vida" sem nenhum tipo de filtro. A jornalista Sharon Feiereisen, do site Business Insider, conversou com profissionais da saúde para buscar conselhos comuns a todas as realidades. Quer saber o que ela constatou a partir o que foi dito? Acompanhe as 7 melhores dicas para melhorar sua vida de acordo com especialistas.

É normal acordarmos dispostos a mudar determinados hábitos, mas acabarmos morrendo na praia. Estamos submetidos a rotinas que nos tiram da nossa zona de conforto, no sentido de dificultar o processo de auto cuidado. Porém, não é só por isso que devemos desistir de tentar fazer a diferença para nós mesmos. Afinal, se não formos nós, quem mais fará?

1- Manter a regularidade de seu sono

A privação do sono pode ser tão prejudicial à sua saúde quanto a desnutrição. Além de te deixar irritado e impulsivo, perder suas essenciais horas de sono causa alterações inflamatórias no corpo. E isso, segundo o CEO da empresa Happiest Baby, Harvey Karp, promove doenças cardíacas e até derrame. Fique alerta.

2- Valorizar a saúde mental

A saúde mental está intimamente ligada à saúde física. Por isso, a terapia pode ser uma importante ferramenta para lhe dar um fôlego a mais para esquecer a rotina conturbada. Criar espaço para se afastar da balbúrdia corriqueira é pensar em si mesmo e no seu corpo, diz o fundador da "Alma", espaço compartilhado para terapias, Harry Ritter. Essa é uma das melhores dicas para melhorar sua vida de acordo com especialistas.

3- Preparar suas refeições, incluindo lanches

O preparo antecipado de refeições pode ser um ótimo recurso para se alimentar de maneira mais saudável e prática. Reserve alguns momentos para planejar o horário e o cardápio para cada refeição. Senão der para se organizar ao longo de todo o seu dia, pelo menos deixe algumas comidas preparadas para aqueles momentos em que você ama comprar sanduíches, frituras e/ou doces. Entre algo pronto e comida que ainda vai ser comprada, o mais prático sempre vai ser a primeira opção. Isso vai te poupar tempo, dinheiro e futuras complicações de saúde.

"Quer seja 16h ou 23h, conheça os momentos do dia em que você almeja coisas que sabe que não são boas para você e planeje com antecedência", ressalta Claire Olshan, fundadora da empresa de alimentos saudáveis DADA Daily. "Todo mundo está sempre tão obcecado com as refeições, mas é importante também estar obcecado com planos para lanches".

4- Reservar tempo sem qualquer tipo de tecnologia

Permita-se desconectar por alguns momentos ao longo do seu dia. Dessa maneira, você conseguirá encontrar novos hobbies e vai ter tempo para pensar em você. Ou seja, terá brechas para se organizar melhor e refletir sobre o que é importante ou não na sua vida.

"Meu trabalho exige que eu esteja ligada ao meu e-mail. Mas comecei a estabelecer pequenos limites onde posso: desligo o telefone uma hora antes de ir para a cama para dar tempo ao meu cérebro e espaço para relaxar adequadamente o dia", reflete  Melody Serafino, cofundadora da empresa de relações públicas No. 29 Communications. Essa é uma das melhores dicas para melhorar sua vida de acordo com especialistas.

5- Conectar-se com a natureza

Eu sei que, com a nossa realidade, fica realmente complicado respirar um ar "puro". No entanto, veja a possibilidade de ver (e sentir) um pouco da natureza vez ou outra. Passar um tempo caminhando ou simplesmente fazendo um piquenique no parque pode lhe proporcionar mais do que imagina.

"Há um milhão de estudos sobre a importância e a vantagem de se conectar com a natureza", diz Rachel Finger, cofundadora da Gryph & IvyRose, uma empresa que produz produtos de saúde para crianças. "Seja um mergulho rápido, uma caminhada ao entardecer, colher flores ou colecionar pedras com as crianças, tudo isso libera o estresse e me preenche de uma maneira imensurável".

6. Trabalhar com o equilíbrio

Exercícios de alta intensidade são ótimos, mas também podem enviar seus hormônios do estresse disparados. Saiba trabalhar com as suas possibilidades.

"Não é ruim ir ao hardcore de vez em quando, mas nunca se deve menosprezar uma boa aula de ioga ou uma rápida caminhada", afirma Claire Olshan. "Você não tem que esperar pelo momento perfeito em que você tem 60 minutos para fazer um treino extremo. Se você tem 15 minutos e quer andar em uma esteira em um declive, isso é incrível, e isso conta".

7. Reservar um tempo para a meditação

Meditar é a maneira mais pura de (re) conexão, em que você limpa parte dos seus pensamentos e de energias negativas. Não faz mal programar ao menos alguns minutos para a atividade.

"Tente aprimorar o seu tempo colocando [a meditação] na sua agenda", diz Sinikiwe Dhliwayo, fundador do coletivo de yoga Naaya. "É mais provável que você faça isso se tiver escrito e/ou receba uma notificação de lembrete. Para mim, a capacidade de praticar movimentos conscientes e meditação é minha graça salvadora, vivendo e trabalhando no ritmo acelerado em Nova York".

Mas e aí, como é a sua rotina? Você separa um tempinho para si mesmo? Pratica alguma atividade relaxante ou medita? Compartilhe com a gente e reflita sobre as dicas que acabamos de dar. Prometo que pode fazer a diferença.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+