icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 melhores e piores versões do Ciclope

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      27/08/20 às 10h46
capa do post 7 melhores e piores versões do Ciclope

Desde que apareceu em Uncanny X-Men no início da década de 1960, Ciclope já passou pelas mais variadas situações. O personagem já foi odiadojá sofreu mudanças inéditasconstituiu uma problemática família e também já teve seu melhor momento nos quadrinhos. Quer dizer, pensamos que havia tido, pois ele passou por um outro momento de ascensão na reinicialização que os X-Men tiveram no Universo Marvel. Enfim, a questão é que, mesmo com o passar dos anos, e através de diferentes adaptações, o alter ego de Scott Summers permanece sendo um dos personagens mais clássicos da Casa das Ideias. Inclusive, os roteiristas de Vingadores: Ultimato chegaram a confessar que estão ansiosos pela introdução do mutante no MCU. Pensando nisso, resolvemos relembrar e classificar as versões do Ciclope que já foram retratadas nas telas. Logo abaixo você pode conferir nosso ranking, da pior para a melhor.

7 - Esquadrão de Heróis (2009)

Em Esquadrão de Heróis, uma série animada voltada para o público infantil, é possível encontrar diversos personagens da Marvel. Obviamente, a equipe de Vingadores foi reimaginada de uma forma que propiciou o lançamento de uma nova linha de brinquedos. Pois bem, em um dos episódios, Ciclope aparece junto com alguns de seus colegas X-Men. Em seguida, o mutante é mentalmente controlado pelo Ringleader, mas não deixa de se mostrar eficaz em batalha. Azar de quem teve de lutar com ele.

6 - X-Men: Anime (2011)

Aqui, vemos Ciclope desempenhando melhor sua função de líder. Em uma equipe composta por Emma Frost, Armadura, Fera, Tempestade e Wolverine, Scott Summers apresenta um incrível novo visual e excelentes cenas de ação. A história é majoritariamente original e - como o título sugere - se passa no Japão.

5 - X-Men: O Filme (2000) | X-Men 2 (2003) | X-Men 3: O Confronto Final (2006)

Em X-Men: O Filme, James Marsden foi responsável pela primeira interpretação live-action de Ciclope. Embora o traje original do herói tenha sido substituído por um uniforme pretinho básico, muitos de seus trejeitos e traços de personalidade, foram incorporados por Marsden. Infelizmente, toda a narrativa do personagem ficou restrita ao seu romance com Jean Grey e rivalidade com Wolverine.

Já em X-Men 2, Marsden retorna ao papel. Apesar de não contar com muito tempo de tela, já que foi tomado como prisioneiro por Stryker, juntamente com o Professor Xavier, ele teve seus momentos de brilho. Por exemplo, quando Jean se sacrificou para salvar os X-Men, pôde compartilhar um momento final com ela através do Professor X. Em seguida, vimos uma tocante cena entre ele e Logan.

Em X-Men 3 vemos a última aparição efetiva de Marsden como Ciclope na franquia da Fox. Posteriormente, ele reapareceu brevemente em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, onde revivemos seu trágico fim nas mãos da Fênix Negra.

4 - X-Men: Apocalipse (2016) | X-Men: Fênix Negra (2019)

Aqui, vemos a Fox reapresentar versões jovens de personagens clássicos de sua antiga trilogia. Como resultado disso, Tye Sheridan foi escalado como um Ciclope recém chegado no Instituto Xavier para Jovens Superdotados. Juntamente com ele, conhecemos Jean Grey e Noturno. Todavia, devido a alteração na linha do tempo ocasionada por Dias de um Futuro Esquecido, agora Scott Summers conta com um irmão. Coincidentemente, o conhecemos como o Destrutor, de X-Men: Primeira Classe. Contudo, essa versão do Ciclope está longe de ser aquela que conhecemos dos quadrinhos.

Três anos depois, Sheridan retorna ao papel de Ciclope para encerrar a recente franquia da Fox. Apesar de ter sido um desastre, Fênix Negra nos proporcionou um retrato mais preciso do personagem. Ao contrário do que havíamos visto em Apocalipse, dessa vez Ciclope tomou seu lugar à frente dos X-Men.

3 - Wolverine e os X-Men (2009)

Essa série se passa após um evento envolvendo a Força Fênix e o consequente desaparecimento de Jean Grey. Como resultado disso, os X-Men se separaram e Ciclope ficou perdido e com o coração partido. Eventualmente ele retornou para a equipe, no entanto deixou o comando da mesma para Wolverine. No fim da série somos deixados com um grande cliffhanger insinuando a Era do Apocalipse. Infelizmente ficou por isso mesmo, pois a animação não foi renovada.

2 - X-Men: Evolution (2000)

Essa produção dispensa apresentações pois, sem dúvida alguma, é a adaptação mais popular da equipe de mutantes da Marvel. Grande parte desse sucesso, provavelmente se deve ao fato de, pela primeira vez, terem explorado o cotidiano do Instituto Xavier e de seus alunos. Dessa forma, tivemos a oportunidade de acompanhar a evolução de cada personagem, incluindo Ciclope. Desde o início é notável o papel de liderança de Scott entre seus colegas, seja na escola ou seja em missões. Além disso, é incrível ver como a relação de Ciclope com cada um dos personagens é importante para moldar a visão do público sob o mesmo.

1 - X-Men: A Série Animada (1992)

Anos se passaram e a melhor adaptação do Ciclope para as telas, definitivamente, segue sendo essa versão dos anos 90. Em X-Men: A Série Animada, vemos uma reimaginação do herói retirada diretamente da HQ mais vendida da época. Além da fidelidade ao traje tradicional, sua relação com Jean é muito bem explorada, o mesmo vale para Wolverine. Além disso, ainda temos um vislumbre da família de Scott e nos aprofundamos na sua importância para os X-Men.


Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens Marvel
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest