icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 melhores filmes de anime para assistir na quarentena

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      07/04/20 às 15h39
capa do post 7 melhores filmes de anime para assistir na quarentena

Ao longo dos anos temos visto o universo das animações japonesas transcender o território asiático e se popularizar pelo mundo. Além das populares séries animadas, como Dragon Ball, Naruto e One Piece, muitos filmes foram aclamados no decorrer da história. Só para ilustrar, a indústria de animes vem investindo na consolidação do gênero desde a década de 80. Sendo assim, resolvemos selecionar alguns dos títulos mais notáveis e recomendá-los para aqueles que buscam um entretenimento de qualidade para os dias de reclusão social. Portanto, abaixo você pode conferir nossa lista.

7 - A Voz do Silêncio: Koe no Katachi (2016)

Produzido pela Kyoto Animation, Koe no Katachi é baseado no mangá homônimo. Em suma, a história apresenta Ishida, um jovem garoto conhecido por sua rebeldia. No entanto, quando Nishimiya Shouko, uma jovem portadora de surdez, entra em sua vida, tudo muda. Embora, inicialmente, o protagonista da narrativa tenha odiado a garota por não conseguir entender sua língua de sinais e carregar consigo diversos preconceitos vemos ele aprendendo com esses graves erros e buscando repará-los. É um filme extremamente emocional e responsável por abordar várias problemáticas sociais atuais.

6 - Your Name (2016)

Conhecido originalmente como Kimi no Na wa, esse filme apresenta a história de Mitsuha; uma estudante do ensino médio que vive entediada com a vida no campo e deseja se mudar para Tóquio. Enquanto isso, Taki, um estudante do ensino médio que mora em Tóquio, começa a trocar de corpo com Mitsuha por várias vezes. Inicialmente eles consideram isso um sonho. No entanto, a coisa se mostra real quando seus amigos e familiares apontam comportamentos estranhos vindos de ambos. Sendo assim, os dois começam a se comunicar por meio de anotações quando estão um no corpo do outro, no entanto, eles sempre esquecem de compartilhar seus nomes. Considerando que Kimi no Na wa. é o anime mais bem avaliado no Rotten Tomatoes, acreditamos que seria uma boa pedida para essa quarentena.

5 - Princesa Mononoke (1997)

Produzido pelo Studio Ghibli, Mononoke Hime apresenta a Era Muromachi no Japão. Nesse período as pessoas ainda conviviam com feras e deuses de forma pacífica, até que a estabilidade começou a ser abalada. Como resultado disso, pessoas e deuses-animais passaram a travar batalhas. Do lado das feras, encontramos San, uma garota que foi encontrada e criada por uma tribo de deuses-lobo. San possui uma aversão tão grande pelos humanos e por sua sede de destruição, que acaba deixando de lado sua própria natureza. No entanto, tudo muda quando ela conhece o jovem príncipe Ashitaka, alguém que passa a amá-la. Assim, juntos, ambos tentam restaurar o equilíbrio do mundo. Surpreendentemente, até a estreia de Titanic, Mononoke Hime havia sido o filme com maior bilheteria na história do Japão.

4 - O Fantasma do Futuro (1995)

Popularmente conhecido como Ghost in the Shell, essa história serviu como uma das principais inspirações para a aclamada trilogia Matrix. Ambientado em um futuro distópico que se passa no ano de 2029, O Fantasma do Futuro aborda a existência da capacidade de controle mental. Diante desse cenário, um hacker conhecido como Mestre das Marionetes, especialista em controlar a vontade dos outros, é caçado pelo Esquadrão Shell. A líder do grupo se chama Major Motoko e seu corpo já sofreu tantas modificações que não é mais considerado humano. Por isso a chamam de "fantasma", porque é tudo que sobrou do seu eu original. Então, caçando o perigoso hacker, Motoko passa a se envolver em várias conspirações.

3 - Túmulo dos Vagalumes (1988)

O Studio Ghibli é, sem dúvidas, uma das maiores empresas de animação do mundo. Além de longas calorosos como Meu Amigo Totoro, Ponyo e Porco Rosso, a produtora também trabalhou com contos mais sombrios, como A Viagem de Chihiro. Isso ocorre porque Ghibli busca atender tanto o público infantil quanto o adulto. Sendo assim, podemos citar Túmulo dos Vagalumes como o mais maduro de seus cânones. Afinal, essa produção se trata de um filme de guerra fúnebre. Em suma, vemos Seita e sua irmã mais nova, Setsuko, sendo forçados a fugirem de seu lar durante a Segunda Guerra Mundial. Fugindo totalmente do padrão estabelecido pela Disney, esse filme mostra situações extremamente perturbadoras e delicadas. Então, se for assistir, é melhor deixar seu emocional preparado.

2 - Akira (1988)

Os entusiastas do estilo cyberpunk não podem deixar de conferir Akira, considerado um clássico do gênero. Inspirado no mangá homônimo, esse foi o primeiro anime a ser exibido em cinemas brasileiros como um filme mainstream. Ademais, Akira é considerado uma das maiores influências para o cinema de ficção científica atual. Em suma, o filme de 1988 mostra uma gangue de motoqueiros do ano de 2019 liderada por Kaneda. O canário da narrativa é Neo-Tokyo, uma Tóquio reconstruída após a explosão da metrópole original na Terceira Guerra Mundial. Esse longa aborda experiências científicas, poderes paranormais e um tom distópico. Sem dúvidas, vale a pena ser conferido.

1 - A Viagem de Chihiro (2001)

Provavelmente o anime mais famoso dessa lista, A Viagem de Chihiro apresenta a história do amadurecimento. Como um dos maiores sucessos de Hayao Miyazaki, esse longa foi o filme de maior bilheteria na história do cinema japonês. Além disso, a crítica especializada costuma apontar esse longa como uma das melhores obras da década de 2000 e uma das melhores animações de todos os tempos. Aqui vemos uma menina de dez anos se mudando com a família. Contudo, no meio do caminho seu pai decide tomar um atalho e eles acabam se perdendo indo parar em um povoado cheio de espíritos. Em seguida, os pais de Chihiro comem os alimentos deixados para as entidades e acabam se transformando em porcos. Considerando que muitos apontam essa produção como uma das melhores do séculos, vale a pena conferi-la e, caso já tenha feito, sempre bom dar um replay.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest