• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 menores coisas modernas que você nem sabia que existiam

POR Isabela Ferreira    EM Inovação      05/01/18 às 17h57

Na ciência moderna em que vivemos, parece que o lema é: quanto maior, melhor! Por exemplo, a cada dia que se passa podemos observar o surgimento de televisões e smartphones, com suas telas enormes. Claro, afinal... A proposta é garantir que o usuário possa desfrutar da melhor experiência possível. Mas será que os dispositivos menores são tão ruins assim?

Lembra que houve uma época em que ter o menor celular era sinônimo de ter um status mais elevado? Embora essa moda tenha durado pouco, muitos fabricantes mundo afora ainda apostam em produzir objetos menores, seja por sua funcionalidade, ou apenas para que se transformem em itens de colecionadores. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo algumas das menores coisas que existem em nosso mundo e você nem sabia. Confere aí!

1 - A menor arma de fogo do mundo

Olhando a foto, dá até pra pensar que é apenas um chaveiro, não acha? Bem, a questão é que esta arminha, que de intimidadora não tem nada, pode ser tão mortal quanto qualquer outra. Sua fabricante é a La Chaux-de-Fonds, uma empresa suíça. Por incrível que pareça, a peça possui apenas 5,5 centímetros! Atirar com ela não deve ser uma tarefa tão fácil, mas pode ser efetivo. Obviamente, suas balas tem tamanho proporcional e pesam apenas 1,97 g cada, podendo atingir a velocidade máxima de 12 metros por segundo. Impressionante, não acha?

2 - O menor carro já feito

Atualmente, existe no mercado uma vasta gama de carros com modelos bastante atraentes, para todos os gostos e funcionalidades. Mas já parou pra pensar em qual foi o menor carro já criado? Bem, o nome dele é Peel P50, medindo somente  1,34 metros de comprimento. Bem, embora não seja um modelo desenvolvido tão recentemente assim (ano de 1965), com certeza vale ser lembrado, visto que ainda é a paixão de muitos de seus compradores, tendo se transformado até mesmo em artigo de luxo. A empresa responsável por sua criação ainda decidiu relançar o carro, 50 anos depois, mantendo o modelo original.

3 - Computador

Olhando a imagem podemos jurar que é apenas um pen drive. No entanto, esse pequeno dispositivo é muito mais do que isso... É realmente um computador. Fabricado pela norueguesa FXI, o computador foi nomeado de Cotton Candy. Ele possui conectividade USB compatível com Android e também pode ser utilizado em uma TV. Tem um processador dual core ARM, com 1.2 GHz, acompanhando também uma placa de vídeo quad core ARM, com 1 GHz.

Ainda é possível contar com 1 Giga de meória RAM, e espaço para cartão de memória com até 64 GB. Teclado e mouse podem ser conectados em mini entradas que ele possui. Também vale lembrar que ele tem Wi-Fi e Bluetooth... Bem, para um computador desse tamanho, parece bom.

4 - RoboBee

Se você reparar com um pouquinho mais de atenção, perceberá que essas pequeninas estruturas contem uma câmera acoplada. O RoboBee, que tem esse nome por ter sido feito com inspiração vinda dos insetos (Bee = Abelha), foi inicialmente projetado para algo bem fantasioso. O objetivo era desenvolver um "enxame de microrobôs voadores que pudessem polinizar as flores".

No entanto, perceberam que estes, os menores insetos robôs do mundo, poderiam ser eficientes atuando no monitoramento. Dessa forma, passaram a registrar imagens do tráfego nas cidades grandes, e podem até mesmo monitorar o clima ou chegar a locais inacessíveis para nós. Que ideia, hein?

5 - Menor TV do mundo

E por falar nas menores coisas... Hoje em dia, quanto maior é a TV, melhor é nossa experiência, não é mesmo? Certamente sim, mas acredite... Existe uma TV tão pequena, mas tão pequena, que pode ser menor que seu próprio olho. O nome dela é ME1602, produzida pela empresa Micro Emissive Displays. Para que você tenha ideias, as medidas ficam em apenas 3,84 x 2,88 centímetros. Sua resolução não ultrapassa os 160x120, e seu display funciona com apenas 30 mil pixels. No ano de 2007, a televisãozinha entrou para o livro dos records mundiais, como a menor do mundo.

6 - Menor coração artificial

Pensar na possibilidade de um coração artificial já é algo completamente maluco. Imagine então como seriam os menores deles? Desenvolvido a partir de um momento de necessidade pelo Dr. Robert Jarvik, o pequeno coração foi o grande responsável por salvar a vida do menor bebê do mundo. O bebezinho possuía uma doença degenerativa que ataca paredes do coração, chamada de cardiomiopatia dilatada. Dessa forma, ele precisava urgentemente de um transplante, no entanto, simplesmente não existia um órgão do tamanho que ele precisava.

Foi então que Jarvik contou com a ajuda de sua equipe para adaptar uma bombinha, de apenas 11 gramas, para substituir o coração da criança. Feito isso, fizeram a substituição e felizmente, tudo deu certo. A peça artificial salvou uma vida. Permaneceu na criança por 13 dias, até que conseguiram encontrar um doador compatível. Atualmente, ele vive com um coração de verdade e é uma criança completamente normal e saudável.

7 - Menor celular Android

Enquanto vemos smatphones cada vez mais modernos e sofisticados, com suas telas gigantes e diversas funcionalidades, o Niche Phone-S contraria um pouquinho tudo isso. Desenvolvido para quem busca mesmo é praticidade, conta com um design único. Para que você tenha ideia, ele mais se parece com uma daquelas calculadoras pequenas, ou até mesmo um cartão de crédito, de tão fino que é. Possui 6,5 mm de espessura, pesando apenas 38 gramas.

Quanto às suas funcionalidades, roda o Android 4.2, faz ligações, grava áudios, envia mensagens e também toca músicas. O sinal 3G e Bluetooth também podem ser encontrados nele. Pode ser recarregado no PC, sendo que a bateria dura até 3 dias inteiros com pouco uso, ou apenas 3 horas com uso intenso. Talvez, um dos pontos fracos seja realmente a tela muito pequena e sua incapacidade de tirar fotos. Certamente, pode ser colocado na listinha entre os menores celulares do mundo.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam esses dispositivos? Conhecem outras coisas ainda menores? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+