• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mensagens subliminares em filmes famosos que você não percebeu

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      04/10/17 às 16h49

Mensagem subliminar pode ser algo no mínimo incomodo. Isso porque gostamos de pensar que temos pleno controle sobre nossa mente. Por isso, quando descobrimos que alguns filmes contem certas ideias escondidas, ficamos surpepresos por não ter reparado nelas antes. A noção de que alguém ou alguma coisa entrou furtivamente em nossas cabeças sem que percebêssemos pode ser assustador. As mensagens subliminares podem vim por meio de subtexto escondido no cenário ou mesmo em cenas avulsas.

A prática das mensagens subliminares foi aplicada ao cinema desde 1957, período no qual pesquisadores de mercado supostamente colocaram a mensagem "Drink Coca Cola" (Beba Coca Cola) em um filme. Contudo, mais tarde foi descoberto que a acusação era falsa. Apesar disso, era tarde demais, elas já haviam invadido os filmes. Até hoje, as mensagens subliminares encontram uma forma de aparecer assustadoramente mesmo em filmes que, à primeira vista, parecem inofensivos. A seguir, confira alguns exemplos de ideias escondidas em famosas produções. Vale lembrar, o texto abaixo pode conter spoilers!

1 -Clube da Luta

Bem, na verdade o filme inteiro de David Fincher é recheado de mensagem subliminar. E de todos os tipos. Uma das mais pertinentes é referente à Tyler Durden (Brad Pitt) - o alter ego do Narrador (Edward Norton) - e todas as piscadas que ele faz. Em diversas ocasiões podemos ver Tyler dar aquela piscadinha, seja para o Narrador ou para o espectador. Ele o faz em um dos encontros de pessoas com câncer testicular, na qual ele vai junto com o personagem de Norton. Ele também faz no consultório médico e quando aparece no comercial de televisão. É como se ele quisesse entrar no subconsciente do Narrador e, consequentemente, o nosso.

2 - Matrix Reloaded

O filme é carregado de alegorias religiosas. Aliás, a trilogia como um todo. Além da clara ideia de Neo representando Cristo como "O Escolhido", há inúmeras outras mensagens subliminares colocadas ao longo da produção. Uma das mais interessantes está presente nas placas que aparecem nos filme. Suas iniciais e números são uma menção bíblica. Por exemplo, a placa do carro do Agente Smith (Hugo Weaving) é IS 5416. Uma referência à Isaías 54:16. Se consultar o capítulo e versículo, veremos a seguinte escrita: "Veja, sou eu quem criou o ferreiro que ventila as brasas em chamas e forja uma arma adequada para o seu trabalho. E sou eu quem criou o destruidor para causar estragos".

Assim como o vilão, Trinity (Carrie-Anne Moss) também tem uma placa referente à um capítulo e versículo da Bíblia. Sua DA203 está ligado a Daniel 2:3, no qual diz: "E o rei disse-lhes: sonhei um sonho, e meu espírito estava preocupado em conhecer o sonho". Como podem ver, cultura pop é aprendizado!

3 - O Iluminado

Recordando: a história é sobre um alcoólatra em recuperação chamado Jack Torrance (Jack Nicholson) que fica, junto com sua esposa e filho, tomando conta do Overlook, um hotel que fecha na temporada de inverno. O lugar tem uma presença maligna que mexe com a personalidade de Jack, que acaba se tonando uma ameaça para sua própria família. A fim de representar o percurso do personagem da lucidez à insanidade, o diretor Stanley Kubrick mexeu com todo o cenário do hotel. As impossibilidades geográficas não são erros de continuidade como muitas pessoas chegaram a pensar. Janelas que não deveriam existir, salas sobrepostas, paredes ilógicas e outras as outras distorções bizarras fazem parte da desconstrução do personagem.

4 - A Bela e a Fera

Embora seja algo leve, vale a pena destacar. Desenhos voltados para o público infantil precisam se limitar visualmente. Contudo, é ai que entra a linguagem cinematográfica. Por exemplo, para mostrar que Gaston realmente havia morrido no duelo contra a Fera, por um rápido quadro é possível ver a imagem de uma caveira em sua pupila. Algo simples que muitas pessoas deixaram passar.

5 - Psicose

Ao fim do filme, Norman Bates (Anthony Perkins) é levado sob custódia pelos assassinatos que cometeu. Quando está na sala de interrogatório, sozinho, a câmera fixa em seu rosto em um close desconfortável. Enquanto isso, a personalidade de sua mãe ainda age sobre sua mente. Durante um monólogo interno, durante dois segundo, Hitchcock sobrepõe a imagem de um crânio no rosto de Norman. Um indicativo de que a mãe não havia ido a lugar algum. Contudo, muitos espectadores até hoje têm dúvidas se a imagem realmente aparece ou é apenas uma ilusão.

6 - O Vingador do Futuro (1990)

O início do filme já concede algumas pistas sobre o que o espectador pode esperar da história. Uma mensagem subliminar que diz o que acontecerá dali para frente. Isso acontece quando Douglas Quaid (Arnold Shcwarzenegger) está mexendo pela primeira vez na máquina e Ernie (David Knell) comenta: "Este é um novo céu azul em Marte". Partir disso, podemos concluir que Quaid de fato foi lobotomizado. O filme é um clássico da ficção científica. Fica a dica para quem nunca assistiu!

7 - Cisne Negro

Em uma certa sequência, o diretor Darren Aronofsky consegue encaixar a história de todo o filme. A sequência acontece desde a cena em que Nina (Natalia Portman) e Lily (Mila Kunis) dançam loucamente em uma boate e termina com uma cena de sexo entre ambas. Os rápidos cortes utilizados pelo cineasta conseguem revelar a perseguição de Nina por ela mesma e ela sendo cercada por múltiplas versões de si mesma. Basicamente um resumo da própria história. Algo possível de notar apenas se o filme for revisto algumas vezes.

O que achou da lista? Já havia notado ou já sabia de alguma delas? Qual sua opinião sobre mensagens subliminares? Conhece mais algum caso interessante? Então não deixe de compartilhar com a gente.

Próxima Matéria
Via   Grunge     IMDB  
Imagens VIMEO
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+