icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 mentiras que contaram pra você sobre o seu corpo

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 07/02/18 às 16h05

capa do post 7 mentiras que contaram pra você sobre o seu corpo

Os mitos são muitas vezes usados em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico. E não é novidade que a sabedoria popular seja repleta de mitos, principalmente quando falamos de saúde de coisas do tipo. E quantas coisas sua avó te ensinou e que não passam de um mito, como aquele papo de que manga com leite faz mal.

Tendo em mente que muitas pessoas acreditam em coisas que não são baseados em conhecimentos científicos, resolvemos fazer essa lista com alguns mitos sobre o corpo humano que muitas pessoas por aí acreditam, confiram:

1 - É possível pegar resfriado ao sair molhado no frio

Todo mundo sabe que o vírus da gripe é comum em épocas de baixa umidade, como no inverno, por exemplo. O que acontece quando saímos molhados no frio é que nossa resistência diminui, facilitando as chances de uma infecção.

2 - Xampus e condicionadores acabam com pontas duplas

Para os desinformados, a única maneira de acabar com as pontas duplas é cortando-as. Pode ser que os xampus e condicionadores previnam as pontas duplas, mas nada de curá-las.

3 - O cabelo e as unhas continuam crescendo depois que morremos

Mais um fato que é muito mal interpretado pelas pessoas. Muitos afirmam por aí que o cabelo e as unhas continuam crescendo depois que morremos, mas isso não passa de um mito. A explicação para isso? O que acontece é que quando morremos, a nossa pele e cutículas encolhem e isso dá a impressão de que as unhas e cabelos cresceram.

4 - Os pelos nascem mais grossos depois de depilar

Não é bem assim, caros leitores. O que acontece é que os pelos normais grandes tem a ponta mais fina que a raiz, isso é um fato. Sendo assim, quando cortamos o pelo e ele nasce novamente, vemos apenas as raízes, que são mais grossas que as pontas. Esclarecido agora?

5 - Os sabores e as diferentes áreas da língua

Essa ideia de que as papilas gustativas da nossa língua correspondem a gostos como doce, salgado e azedo, por exemplo, surgiu quando houve uma confusão onde um professor de Harvard errou na hora de traduzir um estudo alemão mal escritos e sem credibilidade. Pode uma coisa dessas, "Arnaldo"?

6 - Os humanos usam apenas 10% do cérebro

E quem foi que fez essa afirmação? Bom, um psicólogo do século 19 chamado William James que fez essa afirmação absurda. Depois desse "boato", todo mundo repassou essa ideia e isso fez com que muita gente acreditasse nesse mito. Na verdade, o cérebro usa sua força total e não míseros 10%.

7 - Açúcar deixa as crianças hiperativas

Muitos estudos científicos já provaram que o consumo de açúcar não está relacionado com o comportamento das crianças. Até mesmo os estudos que usaram crianças "sensíveis" ao açúcar, nada foi comprovado. Sendo assim, esqueçam essa história de que doces e chocolates deixam as crianças "elétricas".

E aí, caros amigos, vocês acreditavam realmente em todos esses mitos? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest