• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mentiras que todo mundo acredita sobre exercícios físicos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      14/06/17 às 14h44

Hoje em dia as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a saúde, procuram praticar exercícios com mais frequência, cuidam a alimentação, ou seja, procuram ser mais fitness. Para quem não sabe, a palavra fitness significa "estar em boa forma física", e existem milhares de maneiras de você fazer isso, todas elas a base de uma boa alimentação e praticando exercícios físicos. Já leu a nossa matéria que mostra o que acontece com uma pessoa se ela ficar 28 anos sem comer açúcar?

Provavelmente vocês já devem ter escutado milhares de coisas por aí sobre bem estar, mas será que essas coisas estão certas? Quem foi que disse que para emagrecer precisamos apenas praticar exercícios físicos? Bom, coisas assim que nós vamos desmitificar para vocês nessa matéria, confiram:

1 - Precisamos fazer exercícios uma ou duas vezes na semana para ficarmos em forma

Isso não passa de balela, pois um mínimo de três dias de exercícios por semana é o melhor para ficarmos em forma, segundo a cientista de exercícios Shawn Arent, da Rutgers University. Tecnicamente, devemos fazer algo todos os dias, nem que seja uma caminhada.

2 - O melhor momento para se exercitar é pela manhã

A melhor hora para se exercitar é quando você pode se exercer de forma consistente. Se você deseja tornar o exercício físico um hábito diário e só pode fazer á noite, por exemplo, seu corpo vai se adaptar. Algumas pesquisas dizem que fazer exercícios físicos pela manhã pode acelerar a perda de peso, mas isso não é uma regra.

3 - Bebidas esportivas são a melhor maneira de se re-hidratar

A maioria das bebidas esportivas são compostas apenas de água e açúcar. Na verdade, os especialistas recomendam o reabastecimento com água natural e um lanche de alta proteína, uma vez que os estudos sugerem que a proteína ajuda a recuperar os músculos depois de um treino.

4 - Levantar peso transforma gordura em músculo

Você não pode transformar gordura em músculo. Fisiologicamente falando, são dois tecidos diferentes. O tecido adiposo é encontrado sob a pele, intercalado entre os músculos e em torno de órgãos internos, como o coração. O tecido muscular pode ser dividido em três tipos, e é encontrado em todo o corpo.

5 - Os quebra-cabeças e os jogos são os melhores "exercícios cerebrais"

Dois novos estudos sugerem que o exercício aeróbico (qualquer atividade que eleve sua frequência cardíaca e que você transpire) tem um impacto significativo e extremamente benéfico no nosso cérebro. "O exercício aeróbio é a chave para sua cabeça, assim como para o coração", afirmaram os autores de uma recente postagem no blog Harvard Medical School. 

6 - O exercício é a melhor maneira de perder peso

Os especialistas afirmam que o emagrecimento começa com mudanças significativas nos nossos hábitos alimentares. "Em termos de perda de peso, a dieta desempenha um papel muito maior do que o exercício", afirma o cientista de exercício da Universidade do Texas, Philip Stanforth.  É claro que os exercícios são importantes quando queremos perder peso, mas não adianta correr todo dia de manhã e ter uma alimentação ruim, concordam?

7 - Abdominais é o melhor caminho para ter uma barriga travada

Pode parecer que sim, mas acreditem, não é tão simples assim. Se você quer ter uma barriga "tanquinho", é preciso desafiar todos os músculos. Abdominais fortalecem apenas alguns grupos musculares. Segundo os autores do boletim de notícias Harvard Healthbeat, "padrões dinâmicos de movimentos e um treino de bom núcleo ajudam a fortalecer todo o conjunto de músculos que você usa todos os dias".

E aí, sabem de mais algum mito dos exercícios que podemos acrescentar na matéria? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+