• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mentiras sobre filmes famosos que você provavelmente acredita

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      28/12/18 às 13h38

Com o poder da internet na sociedade atual, as mentiras sobre filmes famosos costumam se espalhar ainda mais rápido. Basta implantar um boato no Reddit e o estrago está feito. Algumas vezes, o equívoco nasce a partir de uma teoria. Seja como for, basta alguém expressar alguma dúvida de forma maldosa, que em poucos minutos todos terão ciência dela.

Com isso em mente, selecionamos alguns casos de mentiras sobre filmes famosos que rodam a internet há algum tempo para discutir. Ou, ao menos, apresentar um lado do qual, talvez, você não conheça. Confira a seguir.

1 - Branca de Neve e os Sete Anões

A mentira: A velha história de que Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa animado de todos os tempos. Acredita-se que o título seja responsável por começar tudo. Walt Disney já havia adquirido grande sucesso com Mickey Mouse, mas o lançamento do filme foi algo muito maior para a empresa e para a história do cinema.

A verdade: Embora não se possa minimizar todo o impacto e importância que Branca de Neve representou para o cinema, antes de seu lançamento outras animações já haviam sido produzidas como longa-metragens. Na verdade, Pinto Colvig foi o pioneiro na área ao estrear Creation vinte e dois anos antes, em 1915.

2 - Homem de Aço

A mentira: Dizer que o filme desconstrói o personagem. Superman não mata, portanto, ao tirar a vida de Zod o diretor e roteirista Zack Snyder destruiu o herói e sua história. As cores usadas durante o filme são muito sombrias, parecendo mais uma cópia do Batman. Superman foi complemente alterado, cheio de violência e ações atípicas do personagem.

A verdade: Superman nasceu há 80 anos, em uma época diferente, de guerras mundiais. Ele não foi criado tão bonzinho como muitos imaginam. Claro, o que permanece hoje é a mensagem de esperança que o herói carrega consigo. No entanto, o filme é sobre sua origem e, como a própria história mostra, nem mesmo Clark entende bem o que precisa fazer ou como pode ajudar o povo da Terra. É uma jornada de autodescoberta, adaptada para os dias atuais.

3 - Harry Potter

A mentira: Reza a lenda que J.K. Rowling contou ao ator Alan Rickman sobre o chocante plot twist de seu personagem. No fundo, Snape sempre foi o verdadeiro herói da história. Ser membro infiltrado nos Comensais da Morte e matar Dumbledore fazia parte do plano. Também foi dito sobre o período como aluno de Hogwarts, no qual o professor sofria bullying de James Potter e seus amigos. Rowling havia revelado tudo ao ator para convencê-lo a aceitar o papel.

A verdade: A autora deixou sugerido a ideia, porém não revelou nada a ninguém porque ainda não havia terminado os livros. J.K. Rowling tinha um plano para o desfecho desde o início, tanto que há indicativos no primeiro livro. Contudo, Alan Rickman nunca soube sobre a verdadeira posição de seu personagem até o momento certo.

4 - Batman Begins

A mentira: No final do filme, o Comissário Gordon entrega ao Batman uma carta de baralho com a figura do coringa. Ele comenta sobre um lunático que tem espalhado o terror pela cidade e deixado a carta nos lugares pelos quais passa. Os fãs logo imaginaram que o vilão estaria na sequência. Anos mais tarde, muitas pessoas ainda se admiram pela forma como tudo foi planejado com perfeição.

A verdade: Na época, embora X-Men já estivesse presente nas bilheterias mundiais, filmes de super-heróis ainda não estavam tão em alta como hoje. Além disso, Christopher Nolan é famoso por focar em um projeto só por vez. Ou seja, a carta no final foi apenas uma referência ao maior e mais popular vilão do Batman e das histórias em quadrinhos. Um easter-egg para agradar os fãs. Até então, não havia planos para sequência alguma.

5 - Avatar

A mentira: James Cameron trabalhou em Avatar por mais de uma década. Ele teve a ideia sobre a história em 1994 e o plano era começar as gravações logo depois do lançamento de Titanic. Mas como não havia tecnologia para sua ambição, ele precisou desenvolvê-la do zero. Assim, Avatar chegou aos cinemas somente em 2009.

A verdade: Cameron não fez Avatar antes porque estava bem ocupado com outros projetos. Por exemplo, para aproveitar o sucesso gigantesco de Titanic, ele fez Ghosts of the Abyss, um documentário de 2003 sobre a expedição de cientistas aos destroços no navio no fundo do oceano. Depois ele adiou mais um pouco a produção de Avatar e ainda se envolveu com Alita: Battle Angel, adaptação de Gunnm, que estreia em 2019.

6 - Titanic

A mentira: Os relatos sobre o naufrágio em si são incorretos. As pessoas costumam acreditar em tudo, em especial por causa da repercussão que o filme teve na época. Rose e Jack sequer existiram e ninguém da terceira classe foi trancado no convés ou teve a presença impedida nos botes salva-vidas. Também não houve nenhum diamante azul enorme a bordo.

A verdade: Realmente, Rose, Jack e o diamante foram acrescentados na história - assim como outros personagens. Afinal, Titanic é um filme dramático e precisava de conteúdo para rodar. Porém, James Cameron fez questão de retratar o naufrágio de acordo com a história. A colisão com o iceberg, o desespero dos passageiros ao descobrirem, a classe mais pobre sem chance de acesso aos botes. O diretor estudou até mesmo como aconteceu a quebra do navio e os graus de inclinação até ele ser engolido pela água.

7 - Blade Runner

A mentira: A maior questão não respondida do filme é se Deckard seria ou não um replicante. Entre os fandons de cinema na época, existia a conversa sobre mais de uma versão do filme. Em uma delas, haveria a resposta tão cobiçada por todos.

A verdade: Anos se passaram, o filme se tornou um clássico e a resposta nunca veio. Apenas teorias. Acontece que tudo não passou de marketing. O negócio é que todos os filmes produzidos possuem mais de uma versão. É natural, pois o processo de edição leva tempo. Em 1982, precisavam trabalhar com o que tinham. Apesar disso, existem duas versões do filme lançadas anos mais tarde. Uma em 1992 e outra em 2007. Porém, elas são basicamente a mesma no que diz respeito à história.

Próxima Matéria
Via   WC  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+