• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 messias que foram mais populares que Jesus

POR Erik Ely    EM Curiosidades      21/01/20 às 16h22

Na época de Jesus, uma multidão de profetas prometia muitas coisas, liberdade, saúde, a queda de Roma e até mesmo, o apocalipse. De fato, Jesus não estava sozinho entre os messias. Na verdade, houve até mesmo alguns messias, que foram mais populares que Jesus.

Ao contrário do que muitos podem pensar, Jesus não foi o único messias de seu tempo. Na região da Galileia, havia diversas crenças e seitas. Além dos judeus, havia grande influência do mitraísmo persa e de cultos anímicos. Depois disso, a invasão romana expandiu os pregadores do apocalipse, que se misturavam com curandeiros e exorcistas. Por fim, ainda havia o egípcios e seus deuses, que estavam próximos da região.

1 - Apolônio de Tiana

De acordo com relatos do século 3, Apolônio é apresentado como um grande filósofo e um dos profetas mais populares do século 1. Para se ter uma ideia, é possível que ele tenha sido mais popular que o próprio Jesus. Nascido por volta de 2 a.C., o profesta foi educado segundo os ideais de Pitágoras e aos 20 anos, jurou 5 anos de silêncio. Depois disso, viajou pela Índia, Roma e Grécia, onde foi recebido como mágico e curandeiro, capaz de ressuscitar os mortos. Por fim, construiu uma escola em Éfeso, na Turquia, onde pôde repassar seus conhecimentos.

2 - Simão Mago

Ao prestarmos atenção no livro bíblico dos "Atos dos Apóstolos", podemos encontrar diversas indicações de que Simão era um profeta concorrente dos cristãos. Ainda no livro, Simão tenta comprar dos discípulos de Jesus, o poder de fazer milagres. Nascido na Samaria, o profeta pregou do Egito até a Roma, incluindo a Palestina. Contudo, seus seguidores, os simonianos, desapareceram no século a IV. De acordo com Simão, haviam duas encarnações de Deus na Terra, ele e Helena, com quem se casou.

3 - Honi ha-M'agel

Em vida, Honi foi considerado por alguns rabinos como o filho de Jeová enviado à Terra. Ao longo de sua vida, sempre viveu isolado e se alimentando apenas do essencial. Em uma de suas orações, ficou conhecido por interromper um longo período de seca na região. Além disso, assim como Jesus, atribuía seus milagres à fé de quem os pedia.

4 - João Batista

De acordo com o "Evangelho Segundo São Lucas", João Batista, primo de Jesus, foi quem o batizou, no rio Jordão. Na época, João Batista vestia peles, comia mel e gafanhotos. Além de, como um forte líder religioso e a reencarnação de Elis, preparar seus discípulos para o fim do mundo. De fato, ele era muito mais popular do que Jesus e ao morrer no ano 27, deixou inúmeros discípulos por quase três séculos.

5 - Jesus ben Ananias

Na Palestina, Jesus era um nome muito comum. Tanto que, no ano de 62, Jesus, filho de Ananias veio da zona rural e circulou pelas ruas de Jerusalém. De acordo com relatos, ele profetizava a destruição do tempo e esta profecia deveria se cumprir em oito anos. "Uma voz do oriente, uma voz do ocidente, uma voz dos 4 ventos! Uma voz contra Jerusalém e o santuário, uma voz contra o noivo e a noiva, uma voz contra o povo!", gritava Jesus de Ananias, de acordo com o historiador Flávio Josefo. Depois disso, ele foi levado a julgamento. Mas por fim, foi inocentado por ser considerado louco.

6 - Hanina ben dosa

Durante toda sua vida, Hanina foi um devoto da fé judaica. Para se ter uma ideia, sua fé era tão poderosa que, certa vez, ele foi picado por uma cobra venenosa e nem mesmo percebeu. No entanto, ele ficou bem e a cobra morreu em seu lugar. Na época, ele possuía fama de fazer chover, curar pessoas à distância e de reviver árvores e animais.

7 - Menahem, o Essênio

Conhecido por suas profecias, Menahem encontrou Herodes e o saudou, antes mesmo de ser o futuro rei dos judeus. De fato, anos depois, quando alcançou o cargo, Herodes o transformou em consultor. De acordo com o historiador Israel Knohl, Jesus conhecia bem a história de Menahem e queria para si, um destino parecido.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+