icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 mistérios em obras de arte que vão dar um nó no seu cérebro

POR Isabela Ferreira EM Curiosidades 23/11/17 às 17h33

capa do post 7 mistérios em obras de arte que vão dar um nó no seu cérebro

Desde muito pequenos somos instigados ao mundo das artes. É comum que os pais comprem caderninhos de desenho ou pintura, e deem para os filhos. É algo que pode ajudar no desenvolvimento da criatividade. Mas olhando por outro prisma, temos em nosso mundo um enorme arsenal de obras de arte, feitas por artistas verdadeiramente consagrados. A questão é que muitas delas também escondem segredos e mistérios perturbadores.

Quanto mais estudamos sobre arte e seus principais mentores, mais mistérios descobrimos. É comum que eles sejam muito mais interessantes que qualquer trama de novela por aí... Frequentemente pesquisadores tentam desvendá-los, mas é bem possível que as únicas pessoas que saibam a verdade por trás de cada obra enigmática, já estejam no túmulo. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 mistérios em obras de arte que vão dar um nó no seu cérebro! Confere aí!

1 - O Esperado

Na pintura do artista austríaco Ferdinand Georg Waldmuller, feita no ano de 1860, existe algo que vem perturbando muita gente. A jovem ao centro segura cuidadosamente algo em suas mãos. Se você reparar, perceberá que o objeto segurado se parecesse muito com um smartphone dos dias de hoje.

A cena parece muito comum com as que presenciamos atualmente, uma jovem caminhando enquanto usa o celular, sem estar muito atenta. A questão é que a imagem pode acaba sendo enxergada conforme o contexto que vivemos. Estamos na era do smatphone, portanto, é normal enxergar algo do tipo nas mãos da moça.

2 - A Última Ceia

Esta é sem dúvida, uma das mais famosas obras de Leonardo da Vinci e também uma das mais recheadas de mistérios. Existem muitos afrescos em torno e também símbolos que até hoje não foram decifrados. A obra é um verdadeiro exemplo de nó na cabeça. Como se não bastassem todas as teorias da conspiração que a cercam, uma pesquisadora do Vaticano, Sabrina Sforza, alegou que conseguiu decifrar o código matemático presente na janela em meia-lua, acima da cabeça de Jesus.

Segundo ela, a janela mostra muitos presos em uma "inundação universal", que terá início no dia 21 de março de 4006, tendo fim em 1 de novembro do mesmo ano. Tal fato destruirá a humanidade e marcará um novo início. Bom, não há como saber.

3 - Pintura sob pintura

Quando Baryy Bauman, um restaurador de obras de arte do século 20, pegou uma das obras do impressionista Robert Reid para restaurar, levou um susto. Sob aquela pintura, havia outra escondida. A pintura de baixo retratava uma jovem sentada em uma mesa ao ar livre, enquanto lê e toma chá. Muitos artistas acabam pintando sobre algo que já estavam produzindo. No entanto, Reid pintou por cima de um quadro que já tinha sido acabado. Ninguém sabe os motivos que o levaram a fazer isso, transformando o caso em um dos maiores mistérios que envolvem as artes.

4 - David de Michelangelo

Um dos grandes mistérios que o envolvem, diz respeito ao o que seria o objeto nas mãos de David. Dizem que seria uma arma secreta, um fustibal, que é um objeto usado para lançar pedras em até 180 metros de distância. Sabemos que de acordo com relatos bíblicos, Davi usou algo parecido para derrotar Golias com pedras, mas estudiosos argumentam que tal fator não condizia com os significados políticos da época em que a obra foi criada. Definitivamente, não são todos que concordam com essa teoria. Portanto, o objeto na mão de David permanece como mistério.

5 - Mona Lisa

Esta também faz parte de uma das obras com mais mistérios do mundo. Curiosamente, também tendo como autor Leonardo da Vinci. Há pouco tempo, surgiram rumores de que nos olhos dela há letras e números misteriosos. Sem contar que a paisagem ao fundo ainda pode revelar detalhes sobre a real localização do retrato. Outros elementos da paisagem ainda podem sugerir que a pintura foi feita apenas uma década depois do que se acredita. São mistérios que podemos estar perto de decifrar, mas realmente intrigam.

6 - Estátua de Jesus com dentes de verdade

Uma estátua que representa Jesus, que tem aproximadamente 300 anos, foi descoberta acidentalmente com dentes humanos. Situada em uma cidadezinha do México, o fato sempre passava despercebido, até que encontraram raízes nos dentes, em um raio-x feito quando a peça passava por restauração. Uma tradição antiga diz respeito a doação de órgãos humanos para as igrejas e pode ser que seja a explicação. No entanto, nunca haviam registrado a existência de dentes em uma peça do tipo.

Não se sabe se os dentes vieram de uma pessoa morta ou viva, ou mesmo se pertenceram a mais de uma pessoa. Sem contar que ainda há a possibilidade de terem sido extraídos a força e doados contra a vontade da pessoa. Um dos mistérios realmente grandes!

7 - Mulher passando roupa

Logo depois da obra de Picasso sofrer uma tentativa de assalto e ser danificada, precisou passar por restauração. Quando os estudiosos utilizaram uma câmera infravermelha, descobriram que por baixo havia outra pintura, caso semelhante ao que citamos anteriormente. A pintura de baixo representava um homem em tons azulados. A partir daí, um dos maiores mistérios envolvendo Picasso foi instaurado.

Os estudiosos queriam descobrir se foi o próprio artista que pintou a obra por baixo ou não. No entanto, devido aos tons azuis e características peculiares, acreditam que tenha sido. Também levantaram a hipótese de ter sido um autorretrato, mas que também foi descartada. Suspeita-se de que o homem seja outro artista. Se parece muito com o escultor Mateu Fernandez de Soto ou o pintor Ricard Canals. Porém, quanto mais pesquisam sobre o assunto, mais discordam.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest