icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 mistérios envolvendo o corpo humano que a ciência ainda não soube explicar

POR A redação EM Ciência e Tecnologia 15/10/15 às 17h17

capa do post 7 mistérios envolvendo o corpo humano que a ciência ainda não soube explicar

O nosso corpo é formado por uma série de terminações e ligações, que as suas respectivas origens, até hoje, mesmo com a latente e vertiginosa ascensão da ciência e da tecnologia, permanecem um verdadeiro mistério.

E é exatamente sobre isso, aliás, sobre essas coisas pertinentes ao nosso organismo em si, que iremos tratar hoje. Quais seriam os enigmas que envolvem o corpo humano, que permanecem sem uma resposta ou explicação plausível para tal?

Confira conosco logo abaixo, a listagem de alguns desses exemplos, onde ainda não há nenhum veredicto da ciência:

1- As impressões digitais

Todo mundo tem, mas até hoje a ciência não consegue explicar as suas origens. Mas ao que se sabe, trata-se do nosso sistema natural de identificação e consequentemente de diferenciação entre nós indivíduos também. Mas até hoje não é possível explicar quais seriam as estratégias evolutivas que nos levaram a ter essas marcas.

2- Probióticos

Os probióticos, são microrganismos, bactérias vivas de nosso organismo mesmo, que combatem outras bactérias e indivíduos nocivos ao nosso corpo. Mas não há praticamente nenhum avanço recente em pesquisas ou estudos científicos, relacionados a existência, incidência e as origens dos probióticos. Até hoje, eles são um tanto quanto, emblemáticos quanto às suas funcionalidades.

3- Por que temos grupos sanguíneos?

Sim, ainda não sabemos quais seriam as razões, pelo qual temos grupos sanguíneos diferentes uns dos outros. Mas de acordo com pesquisas mais recentes, os grupos sanguíneos, são "efeitos colaterais", provenientes da nossa evolução, que servem para limar alguns tipos de doenças ou problemas envolvendo nosso corpo.

4- Por que as pessoas decapitadas ainda conseguem pensar e agir por alguns segundos?

Não sei se você já se visualizou sem a sua cabeça, mas se porventura algum dia formos decapitados, podemos passar até 30 segundos mantendo atividade cerebral, até mesmo falar. Segundo relatos de carrascos executores franceses do passado, que "guilhotinavam" os criminosos de estado e diziam que eles permaneciam falando, chorando, ou tendo diversas outras reações durante esse curto período de tempo. Não se sabe as razões para explicar essas "reações", nos segundos posteriores à decapitação.

5- Por qual razão temos medo de relâmpagos?

Todos nós temos algum tipo de medo, ou receio, com relação à relâmpagos. Quando há alguma tempestade, por exemplo, sempre tomamos precaução, para nos protegermos e para não atrairmos raios e/ou relâmpagos. Certo? Pois é, mesmo que a possibilidade disso seja raríssima, a preocupação e o medo estão impregnados desde nosso nascimento. Parece uma "configuração natural" que temos implantadas em nós, seja aqui no Brasil, ou alguém nascido na África, por exemplo. E até hoje a ciência não soube explicar as razões por esse receio natural, por mais que as especulações indiquem que sejam fatores sociais, não biológicos.

6- Como funcionam as mitocôndrias?

Elas são uma série de pequenas organelas que são encontradas em nossas células e que produzem energia. Entretanto, os cientistas ainda não compreendem praticamente nada, do funcionamento dessas estruturas. Mas de acordo com estudos recentes, elas são responsáveis pela filtragem, pelo mecanismo e pela absorção de cálcio do nosso organismo, e na inibição da formação do diabetes.

7- Qual a razão do terceiro osso do ouvido?

Um dos maiores mistérios do universo anatômico, é a origem dos três ossos de nossos ouvidos. Os minúsculos martelo, bigorna e estribo. Sim, eles permitem que nosso ouvido interno ouça melhor os sons, e processe melhor as vibrações sonoras de cada local, ao qual estamos inseridos. Mas por qual razão temos três, se os demais animais possuem apenas dois? De acordo com especulações dos cientistas, sem nenhum tipo de comprovação, é que o ossinho extra, é um dos responsáveis indiretos pela nossa voz, pela percepção que nós eventualmente temos de nossas próprias emissões sonoras.

Você inseriria algum mistério "extra" a esses não resolvidos, relacionados ao corpo humano? Compartilhe sua opinião conosco!


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest