• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mistérios intrigantes das Fossas Marianas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      28/11/19 às 15h35

O oceano tem infinitas chances de ser uma das partes mais inexploradas e, justamente por isso, surpreendentes do planeta Terra. São comuns as recorrentes descobertas de novas espécies de animais que o habitam e, inclusive, a redescoberta de animais pré-históricos, até então considerados extintos.

Por razões como essas, é que os oceanos são cheios de mistérios e formas de vida estranhas. E nele, nenhum lugar é mais misterioso do que as Fossas Marianas. O lugar é o mais profundo dos oceanos, com uma profundidade superior a 11 mil metros. Ela fica no Oceano Pacífico, ao leste das ilhas Marianas. A fossa já chegou a ser explorada por humanos que, em 1960, chegaram ao seu ponto mais fundo. As descobertas e mistérios sempre surpreendem até os pesquisadores oceânicos, mais experientes. Mostramos aqui alguns desses mistérios.

1 - Tamanho

Para começar a entender todos os outros mistérios das Fossas Marianas, é preciso entender seu tamanho. O lugar pode parecer um buraco profundo, onde existem animais assustadores. Mas, na realidade, é absurdamente enorme. E por isso, sua exploração é uma tarefa bastante assustadora, mesmo que as pessoas ignorem a pressão da água e as formas de vida, que vivem nas profundezas.

Teoricamente, a parte, conhecida como Trincheira, é dos Estados Unidos. Mas, por ser um lugar gigante no oceano, é fácil sofrer intervenção humana. Por isso, há alguns anos atrás, o presidente americano da época, George W. Bush, declarou o lugar como um monumento nacional marinho. E ela passou a ser uma reserva marinha protegida.

2 - Som misterioso

Uma das coisas mais estranhas, que saíram das Fossas Marianas, não foi um monstro marinho. Mas sim, um misterioso som biometálico que, às vezes, sai da trincheira. Os pesquisadores chamaram esse barulho de "twangy", por ser "Western Pacific Biotwang".

A primeira vez que o barulho foi ouvido foi em 2014, quando os cientistas gravaram sons do oceano, perto das Fossas com robôs, chamados "planadores acústicos passivos do oceano". O som de 3,5 segundos apareceu, várias vezes, durante a pesquisa.

Os cientistas descobriram que o mais provável é que o som seria como o da baleia minke. Ela é um animal pequeno e peculiar. Mas elas permanecem um mistério para os cientistas, e eles não têm ideia do porquê de ser chamada assim, e nem do porquê de ter sido capturada o ano todo.

3 - Vulcões submarinos

Uma coisa que ninguém espera ser perigoso nos oceanos é achar enormes vulcões de lava. Mesmo assim, nas Fossas Marianas, eles são uma realidade e expelem fragmentos quentes e rochas das profundezas da Terra. Isso porque ela está em um lugar, onde a placa tectônica do Pacífico é empurrada para baixo pela Placa do Mar das Filipinas.

Por causa disso, essa área é um ponto de atividade vulcânica. Os vulcões aquecem profundidades onde, na verdade, pouco existiria tal movimentação.

4 - Fossas Marianas e Megalodonte

Em 2018, The Meg, o filme de Jason Statham, deu, ao mundo, um conceito novo de tubarões gigantes. No longa, as Fossas Marianas são um fundo falso e atrás delas, existem super tubarões. Além disso, as teorias da conspiração dizem que os megalodontes assombram os mares, há algum tempo.

5 - Barulhos das profundezas

Os sons de baleia são uma coisa, mas os cientistas capturaram o áudio da cova oceânica mais profunda do planeta, em 2016. E nisso, as coisas ficaram bastante assustadores. Um lugar, situado a dez quilômetros abaixo da superfície, teoricamente, era para ser calmo. Mas as gravações mostraram que a área é cheia de sons, que parecem ser de um filme de terror.

Os sons são de guinchos, gemidos e roncos. Alguns podem ser de baleias, mas a verdade é que a maioria deles permanece um mistério. O mais estranho é que, várias vezes, é possível ouvir a superfície chocantemente clara, e hélices e tufões de barcos, que são claramente audíveis em algumas fitas.

6 - Vida marinha

Os monstros, que vemos em filmes de ficção científica, são bastante estranhos e variações deles pode ser encontrados nas Fossas Marianas. Existem amebas que são grandes o suficiente para cercar suas presas e as consumirem como um grande monstro gelatinoso.

Além dele, várias criaturas translúcidas e bioluminescentes também existem. E claro, existem monstros com vários dentes. Mas nem só de monstros vive a vida marinha das Fossas Marianas. O pior predador existente lá, é um animal rosado, perfeitamente despretensioso, chamado caracol de Mariana.

7 - Mistério gigante

Ao todo, é sabido pouco sobre as Fossas Marianas. Os pesquisadores continuam constantemente encontrando novas espécies misteriosas. E também dizem que "grande parte das trincheiras e áreas adjacentes permanecem inexploradas".

O lugar é de total escuridão, frio e com pressões esmagadoras. Além de ser povoado com criaturas de aparência alienígena e constantemente bombardeado com ruídos.

Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+