• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mistérios mais intrigantes sobre Marte

POR Bruno Dias    EM Ciência e Tecnologia      23/09/19 às 18h21

Marte é, talvez, um dos planetas mais falados e mais famosos de todo o nosso sistema solar. A principal especulação, que ronda o Planeta Vermelho, é a possibilidade dele ser o lar de um tipo de vida, diferente da nossa, os famosos ET's. Além disso, muito se questiona a respeito da possibilidade de humanos habitarem o planeta, afinal, a Terra não é eterna.

Mesmo com todas as expedições, ainda se sabe muito pouco sobre Marte. Ele é o segundo menor planeta do sistema solar, tendo apenas 10% da massa da Terra. O planeta também tem a montanha mais alta conhecido de todo o sistema solar. Essas são algumas das coisas que já são conhecidas sobre o planeta. Mostramos aqui mais alguns mistérios sobre o Planeta Vermelho.

1 - Dois hemisférios diferentes

Os hemisférios do nosso planeta podem ter topografias diferentes, mas são relativamente semelhantes. Mas, em Marte, o hemisfério norte é muito mais baixo e plano. E o hemisfério sul tem uma altitude média cerca de cinco quilômetros mais alta.

Em questões geológicas, essa diferença é bastante drástica e não é vista em nenhum outro planeta.

2 - Muito metano

O metano é um gás de efeito estufa, que ajuda no aumento do calor da Terra. Ele é preso, em nossa atmosfera, e faz com que a temperatura do planeta suba ainda mais. E assim como o nosso planeta, Marte também tem metano.

O curioso é que o metano, normalmente, é liberado por humanos, pelo menos, em sua maior parte. Ainda não se sabe, ao certo, porque o planeta vermelho tem essa quantidade de gás. Talvez, pode ser que ele estivesse preso sob o gelo, durante séculos. Ou que tenha sido causado por uma liberação de micróbios antigos no planeta, ou ainda por uma reação química assustadora.

3 - Sinais de água, mas não da superfície

Em 2008, a descoberta de gelo nos pólos marcianos abalou toda a comunidade científica. Isso porque, se tiver gelo, quer dizer que tem água. E por consequência da existência da água, poderia também ter vida, certo? Na verdade, nem tanto assim.

Antes, existia um lago subterrâneo de água parada, em Marte. Não deveria ser possível isso, já que os líquidos, a uma profundidade da superfície deveriam ter uma temperatura de -68º Celcius. E uma parte da comunidade científica tem usado essa descoberta para provar que Marte tem sim vida.

4 - Clima

Marte tem aproximadamente quatro bilhões e meio de anos. E, segundo a ciência, o planeta vermelho e empoeirado, que conhecemos hoje, costumava ser úmido. Essa mudança aconteceu em alguns bilhões de anos. A atmosfera de Marte começou a desaparecer. O sol atingiu os próximos estágios do ciclo de vida de uma estrela e ficou mais quente.

5 - Duas luas

Marte tem duas luas, Phobos e Deimos. E, mesmo que o planeta esteja perto de nós, ainda sabemos muito pouco sobre essas duas luas. Alguns acham que podem ter sido asteroides, que ficaram orbitando Marte. Mas essa teoria tem um problema, porque as formas e ângulos das luas não se encaixam, necessariamente, nesse cenário.

6 - Luz branca em foto

Uma foto, tirada em junho de 2019, pelo rover Curiosity mostrou um brilho estranho, à distância, atrás de algumas colinas. Os não cientistas logo disseram que se tratava, na verdade, de alienígenas. Mas a verdade é que, provavelmente, fosse um reflexo de lente ou um raio cósmico. Inclusive, a NASA também admitiu ter capturado toneladas dessas coisas.

7 - Tempestades de poeira

O planeta vermelho tem a atmosfera fina e quebradiça, o que a torna perfeita para tempestades de poeira, que podem disparar partículas em uma velocidade maior que 60 MPH. Em alguns casos, elas podem cobrir o planeta inteiro.

As tempestades ainda guardam muitos mistérios. Acredita-se que elas podem ser as maiores de todo o sistema solar. E, como o planeta é desértico, não é necessário muita coisa para fazê-las rolar. Uma teoria supõe que as partículas de poeira são aquecidas pela luz do sol, que aquecem a atmosfera fina, causando mais vento e, assim, capturando mais partículas em um ciclo repetitivo.

Próxima Matéria
Via   Top tenz  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+