• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mistérios não resolvidos sobre a Grécia Antiga

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      02/09/19 às 22h18

Todo mundo sabe da importância que a Grécia Antiga teve para as civilizações ocidentais serem o que são hoje. Não é por acaso que ela é vista como o berço da democracia, tendo Atenas como o primeiro lugar a se falar sobre ela. Também é frequentemente relacionada às primeiras instituições, dedicadas à aquisição e propagação de conhecimento. Inclusive, muitos dos principais filósofos da história são gregos. Sócrates, por exemplo é um deles, e a sua contribuição ao mundo é imensurável.

No entanto, o período que divide essa era e o mundo moderno teve muito mais acontecimentos do que nós conhecemos. E isso, equivale a muitos mistérios não resolvidos da antiguidade. O que é entendível, já que tudo isso aconteceu há muito tempo atrás, e desde então, muitos registos foram perdidos, histórias omitidas e assim por diante. Confira a seguir, 7 desses mistérios não resolvidos sobre a Grécia Antiga.

1 - Os segredos dos mistérios eleusinianos

Esse é, com certeza, um dos mais intrigantes mistérios da Grécia Antiga. E diz respeito a uma organização secreta, a qual o nome contribuiu diretamente para a definição do próprio conceito de "mistério". Os Mistérios Eleusinianos foram o que era considerado um culto religioso, repleto de rituais e cerimônias clandestinas. Rituais esses que são desconhecidos até hoje. Uma das explicações para isso é exatamente o pacto firmado pelos membros desse culto. Os seus seguidores eram proibidos de revelar qualquer detalhe sobre o funcionamento do culto, rituais ou cerimônias. Estamos falando de um segredo ultrassecreto, já que a punição, para quem revelasse qualquer informação, era a morte. O número limitado de fontes, que discutem os ritos envolvidos nos mistérios eleusinianos, faz com que a história, por trás dele, jamais seja conhecida em sua totalidade.

2 - A vida de Thespis

Thespis foi o nome dado a um ateniense, que teria vivido no século VI a.C, e que se acredita ter sido a primeira pessoa a desempenhar o papel de uma outra pessoa. Sendo assim, ele foi considerado o primeiro ator da história. E o seu impacto foi tão grande na Grécia Antiga que, inclusive, o termo "thespian", usado para referir-se aos primeiros atores, foi derivado do seu nome. Porém, não se sabe muito sobre ele, origem, se esse era mesmo o seu nome, e nem se ele era nativo de Atenas. Mais ainda, será que ele existiu mesmo ou se é apenas mais um mito. Todas as fontes, que citam Thespis, foram escritas muito depois da sua suposta existência. E não existe nenhum relato contemporâneo que aborde essa questão. Por isso, a sua vida permanece um mistério.

3 - O Partenon

O Partenon, em Atenas, é uma das imagens mais icônicas da Grécia Antiga. O que mais chama a atenção sobre esse edifício é a sua resistência, que se manteve em pé e em boas condições, nos últimos 2.500 anos. O que torna isso ainda mais memorável é o fato de que ele foi construído em um período de tempo relativamente curto e, aparentemente, sem nenhum plano específico. Isso é o que intriga os historiadores.

4 - A vida de Pitágoras

Pitágoras é conhecido como um dos mais importantes matemáticos da história. Inclusive, um dos mais famosos teoremas matemáticos ficou conhecido como o Teorema de Pitágoras. Isso todo mundo sabe, mas uma coisa, que permanece incompreendida, é a vida e obra completa de Pitágoras. Isso se deve muito ao fato de que a escola filosófica, da qual ele fazia parte, trabalhava sob condições secretas. Por isso, não está totalmente claro quais trabalhos podem ser atribuídos a ele.

5 - A destruição da estátua de Zeus

A estátua de Zeus foi uma das magníficas Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Essa lista, copilada por grandes estudiosos, elegeu as obras mais impressionantes já criadas pelo homem na antiguidade. De todas elas, apenas a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, sobreviveu. As outras foram perdidas ao longo do tempo. No entanto, a destruição da estátua de Zeus continua sendo uma das perdas mais misteriosas. Não se sabe exatamente como ela foi destruída.

6 - O labirinto que serviu de inspiração para o mito do Minotauro

Um dos mitos gregos mais notáveis é o do Minotauro, um ser meio touro e meio humano, que foi preso em um labirinto, pelo rei Minos. Muitos especulam se esse tal labirinto, que serviu de inspiração para o mito, realmente existiu. O palácio de Knossos, localizado na ilha grega de Creta, tem sido apontado como o lugar onde seria o tal labirinto. Mas, as escavações feitas no local ainda não revelaram nenhuma estrutura que se assemelhe a um labirinto ou algo do tipo.

7 - Poemas de Homero

Homero é creditado como o autor da Ilíada e da Odisseia, sendo também o primeiro autor grego conhecido. No entanto, ainda há uma controvérsia sobre a autoria de tais poemas. Existe um debate para saber se ele foi, ou não, o único autor das obras mais intimamente ligadas a ele. Foi sugerido que Homero possa não ter sido o autor de Ilíada e Odisseia, devido as diferenças estilísticas observadas nos dois trabalhos. Muitos acreditam que as obras possam ser de autoria de autores diferentes.

E você, o que acha desses mistérios? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+