icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 mitos e verdades sobre a barba que você tem que conhecer

POR Ultra Curioso EM Ciência e Tecnologia 14/08/15 às 20h15

capa do post 7 mitos e verdades sobre a barba que você tem que conhecer

Ela é sinônimo de masculinidade e charme para uns, e falta de higiene e desleixo para outros. Bem aparada, espessa, cheia, rala, cortada em desenho ou não, uma coisa não dá pra negar: a barba é uma "marca registrada" do homem antigo, moderno e provavelmente do homem do futuro.

O tipo de barba de um homem varia de indivíduo para indivíduo. Ela pode crescer mais rápido e ser mais grossa, ou ser bem escassa e lenta no crescimento. Tem gente que não gosta de jeito nenhum, e assim que aparecem os primeiros e recém-nascidos fiozinhos, a lâmina já trabalha.

Entretanto, várias "lendas" e boatos surgem em torno da barba, o que fazem com que alguns homens recorram até à depilação definitiva. Veja agora 7 mitos e verdades sobre a barba que você tem que conhecer, e se você homem: comece a fazer as pazes com seus pelinhos.

1. Pelos mais grossos

Você com certeza já ouviu falar que a barba cresce mais grossa depois de raspada. Isso é falso. Depois que se raspa o pelo, ele volta a crescer com a mesma espessura de antes, já que, com o barbeador, não se arranca o bulbo dele, que determina seu diâmetro. Ficamos com essa impressão porque o pelo da barba é cortado rente à pele, justamente no local em que ele é mais grosso - do bulbo à ponta, o pelo só afina.

2. Segurança nos pelos

Os homens são mais propensos a ter barba quando vão procurar um cônjuge. Os cientistas especulam que os homens começaram a deixá-la um pouco crescida a fim de fazer as mulheres se sentirem mais seguras.

3. Sinônimo de sujeira

Pense duas vezes antes de dizer que a barba é sinônimo de sujeira ou desleixo! A barba de um homem pode ajudar a filtrar a entrada de poeira e pólen. Se ele possui algum tipo de alergia, a barba é um "santo remédio".

4. Muito tempo para a barba!

Você sabia que boa parte da sua existência você passa fazendo a barba? O homem gasta aproximadamente 3.350 horas se barbeando em sua vida.

5. Mais sexy

Uma pesquisa da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, mostrou a centenas de mulheres heterossexuais 10 fotos de homens de diferentes estágios de crescimento de barba e pediram para pontuarem as fotos por atração, masculinidade, saúde e potencial para parentalidade.

Os homens que não faziam barba há dez dias foram os mais populares entre mulheres pesquisadas. Homens com pouca barba por fazer há uns cinco dias foram considerados menos atraentes.

6. Quanto mais quente, mais barba

A barba cresce mais rápido no verão. Isso ocorre devido a vasodilatação decorrente das altas temperaturas da estação, o que faz com que o sangue circule mais rapidamente nutrindo o folículo piloso.

7. Lâmina encrava o pelo?

Não, esse é um grande mito. O que acontece na verdade é o seguinte: na maioria dos casos não é pelo encravado e sim foliculite causada muitas vezes pelo pus da espinha. Digamos que você está com uma espinha, ao você passa a lamina e cortar essa espinha o pus que estava nela se espalha pelo rosto causando uma ação bacteriana inflamando a pele, ai que entra a foliculite e não pelo encravado.


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest