icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 mitos que todos sempre acreditaram sobre o pouso na Lua de 1969

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 23/05/19 às 17h23

capa do post 7 mitos que todos sempre acreditaram sobre o pouso na Lua de 1969

Vivemos em um mundo onde as pessoas possuem diversas crenças. As mais exageradas, aos nossos olhos, podem ser as mais simples e verdadeiras para outras pessoas. Entre essas crenças, podemos encontrar diversos mitos, ou seja, histórias que foram repassadas, mas são falsas. Há mitos sobre a criação do planeta, mitos envolvendo mensagem subliminares em animações infantis, mitos sobre grandes acontecimentos, como a Segunda Guerra Mundial e sobre o naufrágio do Titanic. Podemos concluir que existem mitos sobre quase tudo. No entanto, alguns dos que mais chamam a atenção são os envolvendo a Lua, o nosso astro principal do Sistema Solar.

Desde que o Apollo 11 aterrissou na superfície da Lua, há 40 anos, diversos mitos surgiram. Alguns deles envolvendo o pouso, outros envolvendo a Lua como um todo. Pensando melhor sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns mitos que você sempre acreditou sobre a Lua. Se você souber outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Popularidade e aprovação do pouso na Lua

Acredite, quando o Apollo 11 fez seu pouso na Lua, poucos americanos gostaram. Mais precisamente 53%. Os americanos viam isso como "algo que não vale a pena", devido ao alto investimento. No entanto, esse evento foi sendo mais aceito com o passar dos anos. Hoje estima-se que 71% da população americana vê o pouso como algo extremamente útil. Muitos acreditam que o país inteiro havia apoiado a missão em 1969, mas não é bem assim.

2 - Boa sorte, senhor Gorsky

Quando o astronauta Neil Armstrong deixou a Lua, ele pronunciou essa frase. Dizem que essa frase enigmática era uma piada interna, baseada em algo que aconteceu durante a infância de Armstrong. Dizem que, na infância, ele ouviu uma discussão entre seus vizinhos, o Sr. e Sra. Gorsky. A esposa teria dito que só realizaria um favor sexual que o marido lhe pediu, se um dia, o vizinho pousasse na Lua. Seria algo legal se Armstrong realmente tivesse dito isso. Esse é um dos mitos mais famosos envolvendo o evento.

3 - Armstrong se converteu ao Islã na Lua

Algumas pessoas realmente acreditam que Armstrong tenha se convertido ao Islã quando estava na Lua. Afirmam isso dizendo que ouviram o mesmo fazendo orações para Azan. Outros creem que ele teria feito essa conversão ao voltar para a Terra, mas manteve silêncio. No entanto, esse é apenas mais um dos diversos mitos envolvendo o pouso do Apollo na Lua.

4 - Veracidade

Acredite, a veracidade do pouso é algo questionável. Uma pesquisa recente mostrou que 7% dos americanos acham que o pouso na Lua é falso. Apesar de parecer um número pequeno, ele representa muitas pessoas. Isso foi dito porque as pessoas afirmam não haver estrelas em nenhuma fotografia do Apollo 11. Dizem que a NASA filmou o pouso lunar em algum outro lugar e enganou o povo. Essa é uma das maiores teorias das pessoas e um mito, é claro, pois até onde se sabe, a espaçonave pousou sim na Lua.

5 - Não podemos ver o local de pouso

Os teóricos da conspiração de aterrissagem falsa também dizem que, como não podemos encontrar os locais de pouso na Lua, a missão é falsa. Há resposta pra isso: os locais lunares são pequenos demais para o Hubble capturá-los com alguma clareza. Telescópios especiais conseguem ver apenas grandes objetos, do tamanho de planetas por exemplo.

6 - Bandeira americana balançando

Dizem que é impossível a bandeira de mover na Lua, tornando então a história falsa. No entanto, há uma explicação para esse mito. A NASA projetou um mastro de bandeira que fizesse a mesma ficar na horizontal, mostrando então o símbolo americano. A falta de vento impedia que a mesma se mexesse, mas algumas das ondulações foram causadas pela inércia dos astronautas que moviam a mesma para outro lugar.

7 - Armstrong foi o primeiro homem na Lua porque era civil

Dizem que a NASA escolheu Armstrong por ter sido um civil. Ele teria participado de missões durante a Guerra da Coreia, ou seja, teria um grande mérito quando saísse as informações. No entanto, a NASA o escolheu porque ele já tinha um histórico como astronauta. Isso fez com que ele também se tornasse o capitão da missão.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Grunge  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest