• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mitos sobre as pessoas medievais

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      29/07/19 às 16h06

O que vem a sua cabeça, quando você imagina como seria uma típica pessoa medieval? Alimentados pelo imaginário de livros e filmes, podemos ter uma visão uma pouco equivocada dessas pessoas. Muitas pessoas imaginaram a figura de um camponês, vestindo roupas marrons e sapatos velhos, provavelmente sujos, e empurrando um carrinho velho ou em cima de uma carroça quase que quebrando, certo? Há também uma chance de imaginar um cheiro desagradável, já que existe um mito de que as pessoas medievais não tinham muito o hábito de se lavar.

Mas essa é uma visão estereotipada, carregada pela maioria de nós, e reafirmada por programas de televisão. No entanto, embora algumas coisas sejam reais, muito disso é totalmente errôneo e não condiz, nem de perto, com a realidade dessas pessoas. E não são poucos os equívocos sobre a nossa a respeito das pessoas medievais. Por isso, nessa lista, vamos definir 7 mitos sobre as pessoas dessa época e que você, provavelmente, acredita.

1 - Eles só bebiam álcool

É muito comum ver relatos de que os povos medievais quase nunca bebiam água porque esta era suja. Assim, essas pessoas não tinham muitas opções e, para sobreviver, bebiam o que havia disponível e que não estava sujo, no caso, o álcool. Mas isso é obviamente falso, embora seja replicado em toda a internet e até em documentários. Ninguém conseguiria viver apenas bebendo álcool. Além disso, são várias as evidências que provam que isso não passa de um mito. Por exemplo, os castelos e moradias medievais possuíam poços de água. Era desses poços que eles conseguiam água limpa para o consumo ou para ser usada para beber e fazer as refeições. Então, mesmo que os povos medievais gostassem muito de bebidas alcoólicas, eles não viviam apenas disso.

2 - Eles quase nunca tomavam banho

Esse é outro equívoco popular sobre os povos medievais europeus. Muita gente os vê como pessoas sujas, que quase nunca se lavavam. É óbvio que não dá para comparar os hábitos de higiene de hoje com os dos séculos passados. Essas pessoas não tinham tempo nem condições de tomar dois ou três banhos por dia, mas também não é como se eles tomassem dois banhos por ano. Embora isso possa ser verdade para alguns casos, não se aplica para a maioria. A família média não possuía banheiros tradicionais e o esforço para levar baldes de água do rio mais próximo era grande. Mas ainda assim, as pessoas medievais tomavam banho quase que regularmente.

3 - Eles jogavam os seus dejetos na rua

Muitas pessoas podem pensar que os povos antigos jogavam todo e qualquer lixo, incluindo os dejetos, na rua. Mas, embora algumas pessoas com certeza devam ter feito isso, não era um hábito comum de todas as pessoas. Até porque a maioria delas vivia em áreas rurais, ou seja, não haveria a necessidade de fazer isso. Vivendo em meio à terra, era bem mais fácil e conveniente despejar o seu lixo em lugares onde não incomodaria ninguém. Outros tinham seus próprios poços de lixo, que eram esvaziados quase que regularmente, usando esses restos como fertilizante.

4 - Eles não tinham maneiras à mesa

É óbvio que os povos medievais comiam de formas bem diferentes de como fazemos hoje. Principalmente entre os os camponeses, era muito comum que eles comessem com a mão, mesmo que os talheres existissem há muito tempo. Mas mesmo assim, estaríamos sendo muito errados se pensássemos que essas pessoas não tinham modos à mesa. É claro que isso dependia muito de onde e com quem você estava comendo. Por exemplo, na casa de um lorde, as regras eram muito rígidas e até mesmo uma pessoa moderna poderia acabar ofendendo alguém da mesa mesmo sem perceber. Já a refeição na casa de um camponês seria mais simples e com menos cerimônia. Mas isso não quer dizer que eles também não tinham suas regras e costumes. Todas as pessoas, independentemente da classe social, lavavam as mãos e esperavam que todos na mesa fizessem o mesmo.

5 - Eles achavam que a Terra era plana

O fato é que as pessoas sabem que a Terra é redonda há milhares de anos. No entanto, durante o final do período medieval, esse tipo de conhecimento era mais disseminado entre as classes mais instruídas e não se sabe o que as pessoas mais simples pensavam a respeito. Mas definitivamente é errado pensar que todos eles acreditavam que a Terra era plana. Essa ideia equivocada começou a ser perpetuada ainda na era vitoriana, quando se acreditava fielmente que a Idade Média era uma época de pensamento retrógrado e bárbaro.

6 - Eles não tinham leis

Esse é um mito muito aceito atualmente e que diz que o período medieval foi uma época de ilegalidade, anarquia e barbárie. Mas, na verdade, esse foi um período em que a sociedade era amplamente regulada e organizada. E a maioria dos povos medievais seguia as leis obedientemente. Entre elas, havia leis para os comerciantes, que exigiam licenças para vender bens no exterior, leis suntuárias, que definiam as obrigações das pessoas de acordo com a sua classe social, e muitas outras, que visavam manter a sociedade em ordem.

7 -  Eles nunca saiam de suas aldeias

De fato, os tempos medievais foram períodos bastante restritivos quando se fala em liberdade para as pessoas, especialmente para os camponeses. Teoricamente, os camponeses eram propriedade dos seus senhores. Assim, eles estariam presos a um pedaço de terra em particular. Então, era comum acreditar que essas pessoas viviam vidas muito restritas e limitadas a um único lugar, nunca saindo da sua terra de origem. Mas estudos mostram que esses povos eram mais móveis do que imaginamos. É claro que eles não viajaram tanto quanto nós fazemos hoje. Mas as pessoas medievais se mudavam pelo país muitas vezes e pelos mais diversos motivos.

E você, em qual desses mitos você acreditava? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+