• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mitos sobre os eclipses ao redor do mundo

POR Bruno Dias    EM Entretenimento      27/07/18 às 18h51

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o Sol, a Terra e a Lua. O eclipse solar acontece quando a lua esconde o sol, e o lunar quando a sombra da terra esconde a lua. E tem a 'lua vermelha', que é quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham.

Claro que para nós hoje isso é mais que óbvio, mas antigamente a noção de eclipse não existia e povos antigos tentavam entender esse fenômeno do jeito que eles conseguiam. Até porque não é comum ver a lua ou o sol "desaparecer" e não se preocupar com isso. Nessa tentativa de explicar os eclipses foram que muitos mitos e lendas surgiram. Alguns deles listados aqui.

1 - Jaguar faminto

O povo Inca tinha um conhecimento grande de astronomia, mas não previam os eclipses. Então eles tinham esse mito de que um jaguar faminto atacou e comeu a lua, por isso ela tinha a cor vermelho-sangue. Os Incas temiam que depois da lua o lobo viria à Terra comer pessoas, então eles realizavam vários rituais para evitar que isso acontecesse.

2 - Rei substituto

O povo da Mesopotâmia tinha uma capacidade razoável de prever os eclipses e para eles esse evento não era visto com bons olhos. Na visão deles a lua estava sendo atacada por demônios. E eles faziam a relação do que acontecia no céu com o que acontecia na Terra. E como naquela época quem representava a Terra era o rei eles achavam que o ataque era ao próprio rei. Como conseguiam prever quando o evento fosse acontecer, no dia do eclipse o rei era substituído por um cidadão comum para que se houvesse um ataque quem sofreria não era o rei.

3 - Curando a lua

Para os Hupas, uma tribo nativa da Califórnia, o eclipse também era sinal de que a lua estava sendo atacada. Eles acreditavam que a lua tinha 20 esposas e vários animais de estimação. Mas todos os animais eram ferozes como lobos e cobras e quando a lua esquecia de alimentá-los eles a atacavam. A lua saia do seu sofrimento quando suas esposas iam ajudá-la. Os membros da tribo cantavam cantos ou orações para trazer a saúde de volta.

4 - No meio do caminho

Outro povo da Califórnia, os Pomos, tinham outra explicação. Para eles, um urso caminhava pela Via Láctea quando colidiu com o sol. O sol não queria sair do caminho do urso e aí começou uma briga terrível, até que o urso "eclipsava" o sol. A mesma coisa acontecia com a lua se ela estivesse no seu caminho.

5 - Romance

Nem todas as explicações de eclipses são de brigas ou sofrimento. Para o povo Tlingit, no noroeste dos EUA, o eclipse acontecia quando o sol e a lua formavam um casal e precisavam ter um momento só para eles em uma escuridão total.

6 - Conciliação

Outro mito que vai na vertente do romance é do povo Batammaliba, no Togo e Benin. Eles acreditam que o eclipse é a hora que o sol e a lua estão brigando, mas o povo os incentiva a parar e tudo volta ao normal. Eles aproveitam esse tempo para resolver velhas brigas e raivas que possam guardar de alguém.

7 - Repouso

Em algumas culturas, durante o eclipse lunar, as mulheres grávidas são aconselhadas a ficarem em casa porque eles acreditam que isso pode amaldiçoar o bebê. Outro coisa que elas devem evitar é qualquer trabalho doméstico, porque o uso de facas ou objetos afiados podem causar marcas de nascença.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+