• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 Mitos sobre os gatos que muita gente acredita

POR Rafael Miranda    EM Mundo Animal      13/03/15 às 21h49

Existem muitas lendas sobre os gatos. A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie é muito mais antiga.

Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico. Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do Crescente Fértil. Conheça agora os mitos que ainda cercam esses felinos.

Gato preto é sinal de azar

12

Devido ao fato de serem exímios caçadores e auxiliarem no controle de pragas, por muitos séculos os gatos tiveram uma posição privilegiada na Europa cristã. Porém, no início da Idade Média, a situação mudou: gatos foram acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitas vezes foram queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.

Até hoje, ainda existe o preconceito de que as bruxas têm um gato preto de estimação, sendo esse animal associado aos mais diversos tipos de sortilégios; dependendo da região, porém, podem ser considerados animais que trazem boa sorte. É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos animais dessa cor.

Gatos não gostam de banho

10

Depende. Existem algumas raças que adoram banhos tais como maine coon e turkish van. Os gatos são animais muito higiênicos, sendo que passam muitas horas por dia cuidando da limpeza de seus pelos. Para isso, utilizam a superfície áspera de suas línguas para remover partículas de pó e sujeira. Devido ao modo que tratam da sua higiene, lambendo-se e ingerindo muito pelos, os gatos eventualmente regurgitam esse material na forma de pequenas bolas contendo suco gástrico e material piloso.

Outro aspecto característico da higiene desses felinos é o fato dele enterrar a sua urina e fezes, evitando assim que o cheiro denuncie sua presença a uma possível presa ou predador. Com isso, quando o gato é criado em locais sem a presença de solo exposto, há a necessidade de se manter uma caixa com areia sanitária à sua disposição, sendo que instintivamente ele irá utilizá-la para o descarte de seus resíduos fisiológicos.

Enxergam tudo no escuro

11

Enquanto seu olfato e audição podem não ser tão aguçados quanto os dos cães, a visão altamente apurada, audição e olfato sobre-humanos, combinados com o paladar e sensores táteis altamente desenvolvidos, se destacam entre os outros animais. Eles enxergam 10 vezes mais que os humanos mas precisam de um pouco de luz para terem um melhor campo de visão.

Sempre caem de pé

13

O corpo de um gato reflexivamente corrige seu curso para que no momento em que ele chega no chão, seus pés estejam em posição para bater em primeiro lugar. A altura da queda de um gato determina o quão bem, ou mal, as pernas podem absorver o choque de desembarque.

Não podem ser adestrados

14

Na verdade poucas raças de gatos podem ser adestradas. O gato siamês por exemplo é uma das raças que aceita inclusive passear de coleira com seus donos, como fazem os cães, desde que treinados desde pequenos.

Tem 7 vidas

15

De acordo com um mito existente em diversas culturas, os gatos possuem sete ou nove vidas. Esta lenda surgiu em decorrência da habilidade que esses felinos possuem para escapar de situações que envolvam risco à sua vida. Outro fator também responsável por essa crença é que, ao caírem de grandes altitudes, os gatos quase sempre atingem o solo apoiados sobre as quatro patas.

Não gostam do dono

Quando as populações humanas deixaram de ser nômades, a vida das pessoas passou a depender substancialmente da agricultura. A produção e armazenamento de cereais, porém, acabou por atrair roedores. Foi nesse momento que os gatos vieram a fazer parte do cotidiano do ser humano.

Por possuírem um forte instinto caçador, esses animais espontaneamente passaram a viver nas cidades e exerciam uma importante função na sociedade: eliminar os ratos e camundongos, que invadiam os silos de cereais e outros lugares onde eram armazenados os alimentos.

Os gatos são muito leais ao seu dono. Existem casos em que os gatos conseguem encontrar seus donos há milhares de quilômetros de distância além de os protegerem de perigos como é mostrado no vídeo acima.

 

 

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+