• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mitos sobre tecnologia que você precisa parar de acreditar

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      11/10/19 às 16h03

Com a velocidade com que as notícias chegam na era tecnológica, fica difícil saber o que são mitos sobre tecnologia, ou o que é de fato verdade. Isso pois, atualmente, a tecnologia está presente no nosso dia a dia, em tudo o que fazemos. A frequência, com que usamos aparelhos eletrônicos, é infinitamente superior a de poucos anos atrás. E não só os adultos, mas também crianças, cada vez mais precocemente, aderem ao uso de tablets e smartphones.

E com isso, há inúmeras dúvidas sobre como poder usar esses aparelhos da melhor forma, sem que eles afetem a saúde dos usuários. Ou até mesmo, como proceder, para que a vida útil desses aparelhos tecnológicos não seja prejudicada ou reduzida.

No entanto, existem muitas especulações difundidas sobre assunto. Algumas são meros mitos, outras são verdadeiras. Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, listamos 7 mitos sobre tecnologia em que você precisa parar de acreditar.

1- O fechamento de aplicativos no seu Iphone economiza a bateria

Sempre acreditamos que, se fecharmos todos os aplicativos, isso fará com que a durabilidade da bateria seja maior. Acontece que isso de nada adianta para o Iphone. Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, foi perguntado se, afinal, essa alternativa reduz, ou não, o gasto da bateria. Ele categoricamente afirmou que não.

2- A navegação privada / anônima mantém você anônimo

O fato de você navegar no Google Chrome ou Safari, em modo privado ou anônimo, não oculta seu IP para os sites que visita. Navegar anônimo ou privado significa simplesmente que o navegador não vai manter seu histórico. Não quer dizer que não possam ver o que você anda fazendo e nem acessar suas contas.

3- Câmeras com mais megapixels tiram fotos melhores

Diferente do que estamos acostumados a pensar, a qualidade dos megapixels conta mais do que a quantidade, na hora de tirar fotos melhores. Portanto, aumentar cada pixel pode melhorar a qualidade da foto, sem aumentar o número de pixels. Pois, é mais fácil para a luz encontrar o caminho para um sensor de câmera com pixels maiores. E assim, obter um alcance dinâmico aprimorado. Do mesmo modo, com os dados de cores e recursos de pouca luz. Assim, colocar mais pixels no espaço limitado do sensor de uma câmera, fará com que haja o efeito oposto.

4- É impossível rastrear um Smartphone sem GPS

Em 2017, um estudo, realizado pelo Pew Research Center, comprovou que o GPS não é a única maneira de se rastrear um smartphone. É possível rastrear um aparelho através das redes de Wi Fi e de torres de celular. Alguns pesquisadores, da Northwestern University, demonstraram que também é possível inferir a localização de um dispositivo, e coletar dados de outros sensores, como o acelerômetro e o giroscópio no telefone.

5- Deixar o telefone conectado danifica a bateria

Realmente, deixar o aparelho de telefone conectado, não danifica a bateria. De acordo com Dominik Schulte, diretor da empresa alemã de consultoria em tecnologia de baterias, a BatterieIngenieure, se deixar o conectado a 100% por muito tempo, isso pode causar o envelhecimento precoce da bateria.

6- O Facebook usa o microfone do seu telefone para ouvir conversas privadas

A rede social, Facebook, já se envolveu em escândalos devido a sua política de privacidade. Agora, existe um mito que afirma que o Facebook pode ouvir o que você diz, e logo depois, passa a exibir anúncios com base no que foi dito. Mas isso não é verdade. E como forma de esclarecimento, em 2016, o Facebook emitiu uma nota, em que dizia:

"O Facebook não usa o microfone do seu telefone para informar anúncios ou alterar o que você vê no Feed de notícias. Mostramos anúncios com base no interesse das pessoas e em outras informações de perfil - e não sobre o que você está falando em voz alta".

7- Celulares causam câncer

De acordo com os estudos realizados até hoje, não há ligação entre o uso de celular e o desenvolvimento de tumores. Mas, segundo a American Cancer Society, os estudos realizados até agora foram muito limitados. Do mesmo modo, eles foram focados apenas em adultos, deixando as crianças de fora. Além do fato de que o processo deveria levar em consideração as mudanças de hábito no uso de telefones celulares. Afinal, cada vez mais, aumenta o tempo de uso dos aparelhos, e com menos idade.

Próxima Matéria
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+