• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 momentos famosos na história envolvendo suicídio religioso

POR Toni Nascimento    EM História      01/02/19 às 16h03

Você já escutou falar de auto imolação? É o ato de se sacrificar por algum motivo bem maior que você, como em protesto e martírio ou defendendo algum princípio. A maioria das vezes que presenciamos auto imolação na história partiu de pessoas com bastante crença. Quase todas elas foram o que conhecemos como suicídio religioso.

Os nossos registros nos levam ao primeiro suicídio religioso lá na Índia Antiga, mas acredita-se que vá bem antes disso. Provavelmente, desde que o homem passou a acreditar em algo, se tornou devoto e fez isso em grupo, provavelmente existe o suicídio religioso em prol de alguma causa. Listamos 7 momentos famosos na história envolvendo suicídio religioso.

1 - Thich Quang Duc

Em 1963, no Vietnã, Thich Quang Duc tornou-se um dos mais famosos e simbólicos casos de suicídio religioso do mundo. Em um protesto contra o governo do Vietnã, o monge colocou fogo no próprio corpo.

Sua foto é uma das mais famosas de todos os tempos (acima) e seu ato alcançou o mundo inteiro, sendo comentada até pelo presidente da época, John F. Kennedy.

Seu ato foi o responsável por reviver casos de auto imolação e suicídios religiosos pelo mundo inteiro.

2 - Roop Kanwar

Quando a Índia foi ocupada pela Inglaterra, foi proibida a auto imolação. Isso aconteceu em 1829, porém, a prática continuou. Um dos casos mais famosos foi o de Roop Kanwar, uma mulher que ficou famosa após praticar o Sati de forma espontânea. Esse prática hindu - que, atualmente, também é proibida - é quando uma esposa que ficou viúva é queimada viva junto o homem morto.

No caso de Roop Kanwar existem muitas fontes que afirmam que ela foi coagida a realizar a cerimônia, em 1987. No fim, ninguém sabe, na prática, qual é a verdade.

3 - Cristãos

Não são apenas as religiões orientais que praticam a auto imolação. O cristianismo ocidental também cultivou a prática, pois ele também crê na purificação pela morte.

Durante o Império Romano, muitos cristãos optaram pelo suicídio religioso para serem escutados. Se entregar para alguém que os mataria, também era uma forma de auto imolação. Você conhece a história de Jesus Cristo? Exatamente.

4 - Jauhar

O Jauhar era uma forma de auto imolação feminina praticada na Índia há muitos anos atrás. Ela poderia ser usada de muitas formas. A primeira era caso a mulher estivesse diante de uma coisa a qual não seria capaz de vencer ou que já tivesse perdido - estupro, batalha, assassinato, etc -, ela então se matava. A segunda é o caso de seu marido não voltar de uma batalha, então ela colocava fogo no próprio corpo.

5 - Diodoro da Sicília

Diodoro da Sicília foi um escritor grego que viveu no primeiro século 326 a.C. Ele mencionou a auto imolação em sua literatura. Ele contou a história de duas mulheres casadas com Ayamani de Guntur, que brigavam para ver quem iria morrer para passar a eternidade com ele.

6 - Sacríficio

Outra forma de auto imolação do passado, também iniciada na Índia, é a auto imolação em forma de sacrifício. Isso era quando um líder religioso se oferecia em sacrifício para salvar uma ou mais pessoas ou em busca de milagres.

7 - Palden Choetso

Palden Choetso era uma freira tibetana, quando em 2011, resolveu colocar fogo no próprio corpo para chamar a atenção do mundo em relação a situação política do Tibete. Ela, como muitos outros, procurava a independência do Tibete, livrando-o do controle chinês.

Se você achava que o suicídio religioso era algo pertencente ao passado, saiba que ele ainda é muito usado. Inclusive, desde 2016, a auto imolação aumentou muito desde 2016 em muitos lugares, principalmente em certas regiões da Ásia.

Isso é uma consequência direta do avanço tecnológico. Um ato dessa magnitude hoje alcança um número muito maior de pessoas: quase o mundo inteiro. Um exemplo foi a primavera Árabe, que começou com um homem cometendo suicídio no meio de muita gente, colocando fogo no corpo inteiro.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está um pouco chocado, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+