• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 momentos mais polêmicos dos videogames

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      02/10/19 às 14h48

Assim como acontece com qualquer outra indústria lucrativa que hora ou outra está envolvida em meio a polêmicas, a indústria dos videogames não seria diferente. E quando falamos em lucrativa estamos falando de bilhões de dólares todos os anos. O que torna a indústria dos videogames uma das mais promissoras da atualidade. Mas é claro que, para chegar até aqui, foi um longo caminho, muitos erros, acertos e também muitas controvérsias.

Embora os videogames sejam muito populares entre todas as idades, eles também carregam uma imagem negativa que perpétua desde os primeiros jogos lançados. Principalmente, os jogos violentos ou com temáticas sexuais. E é bem provável que isso continue a acontecer enquanto houver os jogos desse tipo. É impossível agradar todo mundo, e vez o outra um jogo pode causar muita polêmica. Como os jogos que aparecem nessa lista. Confira a seguir, 7 momentos mais polêmicos dos videogames.

1 - Escândalo sexual de Mass Effect

O jogo de videogame chamado Mass Effect permitia que o protagonista do game fizesse sexo com os demais personagens. Isso acontecia por meio de uma cena em que mostra algumas posições sugestivas. Mas o que chocou mesmo o público foi uma breve aparição da bunda de um personagem. Pronto, isso foi mais do que suficiente para causar um verdadeiro reboliço em volta do game. Personalidades públicas chegaram a atacar o jogo dizendo que ele "estava poluindo as mentes dos jovens jogadores, deixando-os se envolverem em sexo gráfico completo". E mais,  que isso não deixava "nada para a imaginação". Um pastor evangélico foi ainda mais longe e disse que o jogo permitia um "estupro orgasmico virtual" e deixava o jogador "sodomizar o que quer eu seja, e a quem quer que seja".

 2 - A violência de Death Race (Corrida da morte)

Desde que os jogos de videogame viraram febre no mundo há uma grande discussão em torno da violência mostrada nos games. E isso já vem de muito tempo. Há mais de 40 anos atrás, com o lançamento do jogo de árcade de 1976, Death Race. Baseado em um filme de mesmo nome, o jogo tem o simples objetivo de atropelar os chamados "gremlins", para aumentar a pontuação. Mesmo com gráficos e jogabilidade bem primitivos, onde os carros e os obstáculos são apenas figuras brancas em um fundo preto, o game casou uma grande polêmica na época. Aparentemente, ele demonstrava um nível de violência nunca visto antes. Esse pode ser considerado o primeiro grande escândalo da indústria dos games.

3 - Conteúdo nazista em Wolfenstein 3D

Hoje, os nazistas são vilões padrões em jogos de videogame. Geralmente, jogos em que o foco é matar nazistas ou zumbis não incomoda ninguém, muito pelo contrário. Mas nem sempre foi assim. Em 1992, quando o game Wolfenstein 3D foi lançado, ele causou uma grande controvérsia mesmo o protagonista matando um nazista, com uma arma nazista. Na época, o jogo atraiu muito atenção, negativamente, apenas pelo simbolismo nazista. Talvez, se fosse um filme não teria um impacto tão negativo.

4 - Violência de Mortal Kombat

Mais de 20 anos depois do seu lançamento, Mortal Kombat ainda continua sendo uma das franquias de jogos de luta mais populares do mundo. Pelo visto, toda a controvérsia, em torno do game, não afetou muito o seu sucesso. Mas, em termos de impacto na indústria, Mortal Kombat foi um divisor de águas. Depois do jogo que foi criado o ESRB, um sistema de classificação de conteúdo para a indústria de videogames. Essa mudança foi considerada necessária, devido ao alto teor de violência apresentado no jogo.

5 - Violência motorizada de Carmageddon

Death Race o filme foi bastante inspirador, já que serviu como base para outro jogo violento, o Carmageddon, lançado em 1997. Assim como o jogo de 1976, Carmageddon tinha o objetivo de atropelar coisas, e causar o máximo de confusão possível. E isso incluía, especificamente, matar o maior número possível de pedestres. No entanto, a certificação do game foi recusada no Reino Unido, assim, para poder ser comercializado, o jogo passou por algumas alterações. Por fim, a empresa teve que substituir os pedestres humanos por zumbis com sangue verde.

6 - Simbolismo satânico de Doom

Doom foi um sucesso instantâneo quando lançado, em 1993, tanto que, até hoje, é aclamado como um dos melhores jogos dos gênero. Mas, na época do seu lançamento, o jogo atraiu grande atenção negativa devido ao seu conteúdo gráfico e simbolismo satânico. Para piorar ainda mais, a situação, ele foi lançado em um momento em que os jogos violentos se tornaram uma espécie de bode expiatório, usado pela mídia para justificar tudo de ruim que acontecia no mundo.

7 - Escândalo de estupro de Custer"s Revenge

Embora algumas polêmicas, envolvendo a indústria dos videogames, sejam apenas uma histeria coletiva, outras são bem merecidas. Como é o caso do jogo do Atari 2600, lançado em 1982, Custer"s Revenge. O jogo mostrava claramente o personagem principal numa tentativa de chegar ao outro lado da tela para fazer sexo com uma mulher americana nativa amarrada. Obviamente, o jogo teve uma classificação restrita apenas para adultos, mas isso não foi suficiente para impedir as várias críticas. O polêmica em torno do game foi tão grande, que tiveram vários protestos dos direitos da mulheres e dos grupos indígenas americanos. Por fim, o jogo foi banido da cidade de Oklahoma. E o público, em geral, também não gostou da ideia do jogo. Até hoje, ele é mencionado como um dos jogos mais racistas, perturbadores e piores de todos os tempos.

E você, o que achou desses jogos? Qual o mais polêmico na sua opinião? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+