icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 mudanças corporais externas que você nunca deve ignorar

POR Toni Nascimento EM Curiosidades 29/10/18 às 16h18

capa do post 7 mudanças corporais externas que você nunca deve ignorar

Você conhece o seu corpo? Cada centímetro da sua pele fala um pouco sobre você. Cuidados com o corpo, tanto internos quanto externos, demonstram saúde e podem significar longevidade. Da mesma forma que o nosso corpo manda sinais de que está tudo bem, ele também emite rastros de que alguma coisa não anda muito bem. Na maioria das vezes, quando percebemos mudanças corporais externas, quer dizer que está na hora de pararmos imediatamente o que estamos fazendo e tentar descobrir o que está causando todas essas mudanças.

Obviamente, você não deve se autodiagnosticar e muito menos se automedicar, porém, você pode tentar reparar nas mudanças, tentar entender o que elas significam e, em seguida, ir ao médico para que ele possa dar um diagnóstico preciso sobre o caso. Muitas vezes pequenos detalhes, como mudanças extremas na boca e nos lábios ou na coloração e textura da unha, indicam uma coisa maior que precisa ser resolvida. Para te ajudar, listamos 7 mudanças corporais externas que você nunca deve ignorar.

1 - Lábios secos e rachados

Boca ressecada e rachada é um claro sinal de alergia. Ao perceber que a boca está muito seca, a ponto de estar ferida, precisa se lembrar que tipo de produtos anda usando com frequência. A alergia pode estar sendo causada por cosméticos utilizados, produtos de higiene oral, alimentos consumidos e até medicamentos. Já pequenos machucados no canto da boca, podem ser configurados como falta de vitaminas B, A e E. Se a boca seca, rachaduras e feridas vierem acompanhada por olhos secos e problemas digestivos, um médico deve ser visitado, pois isso pode ser uma doença autoimune conhecida como síndrome de Sjögren.

2 - Unhas irregulares

As unhas são as primeiras a relatar problemas no nosso organismo. Qualquer alteração, seja na cor ou na estrutura, já é motivo para nos deixar em alerta. Unhas finas e pálidas podem ser sinal de falta de ferro no corpo. Unha amarelada pode indicar alguma doença no fígado ou também uma infecção interna. Já manchas brancas e listras demonstram que existe falta de zinco, cobre e iodo no corpo. Para encerrarmos esse tópico, fragilidade excessiva na unha manifesta-se devido à falta de vitaminas, cálcio, ferro e beta-caroteno.

3 - Lábios vermelhos

Cada coloração que a sua boca demonstra, pode significar algo diferente. Se as bordas do lábio inferior incharem e também houver pequenas bolhas, com uma coloração avermelhada, é provável que você tenha uma sensibilidade à radiação ultravioleta. A solução é reduzir os efeitos da exposição ao sol com os cosméticos protetores solares. A parte do meio é afetada? Esta é uma neurose vegetativa. Uma parte importante do tratamento, além de pomadas anti-inflamatórias, será o uso de sedativos. Grave inchaço e vermelhidão por toda a boca indicam uma reação alérgica, e assim, você deve visitar um alergista.

4 - Calcanhar seco

Faltas de vitamina A e E são a principal causa para o ressecamento da pele do pé. O calcanhar seco também pode significar que uma doença fúngica está afetando a condição geral da epiderme, que, via de regra, também é confirmada por múltiplas rachaduras e amarelamento das placas ungueais no pé. Se após tomar certos cuidados - como o uso de cremes e ingestão de vitaminas A e E - a aspereza não sumir, pode se indicar desregulação endócrina.

5 - Pele seca

A pele seca é muito relativa. Por exemplo, no tempo frio ela é comum e pode ser facilmente tratada com cremes e ingestão de água. Esses métodos também podem ser usados em qualquer outra época que a sua pele estiver seca. Mas se por acaso esses métodos não funcionarem, isso pode ser um sinal de diabetes e/ou hipertiroidismo. Além disso, se a pele não apenas descascar, mas for espremida e rachada, pode ser uma dermatite causada pela reação natural da pele à exposição química.

6 - Deformidade no pé

O deslocamento da curva do pé para dentro e a mudança na forma do pé, que se caracteriza pela omissão do arco longitudinal ou transversal, geralmente indicam pé chato. Isso pode ser mais comum em mulheres. A razão é que, ao andar de salto, há uma distribuição desigual da carga e a maior parte cai na região do arco transversal. Quando o último não suporta, desagradáveis ??sensações dolorosas e puxadas aparecem, significando o início da deformação.

7 - Manchas brancas nos dentes

Você já ouviu falar de fluorose? É uma doença crônica que se passa na boca e que pode existir em várias intensidades, de leve à grave. Ela pode aparecer de forma: raiada, manchada, salpicada de giz, erosiva e destrutiva. Os três primeiros tipos são distinguidos por manifestações visuais - como as manchas brancas nos dentes - e os dois últimos já são mais graves, quando ocorre a perda de tecidos dentários e sua desintegração. Se notar a mudança no seu sorriso, procure um médico para diagnóstico.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que já esta vendo mancha e secura onde não existe, aquele abraço.


Próxima Matéria
Via   A  
Imagens P
avatar Toni Nascimento
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest