icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 mulheres mais poderosas da história mundial

POR Isabela Ferreira    EM História      02/02/18 às 15h41
capa do post 7 mulheres mais poderosas da história mundial

Durante muito tempo as mulheres permaneceram em status bastante inferior aos homens. Mas não se engane, ao longo da história muitas foram capazes de superar isso e estabelecer sua real força, mostrando pelo o que vieram ao mundo. Foram capazes de moldar o curso da história do país que governavam e em alguns casos, influenciaram até mesmo em mudanças mundiais.

Seja implementando duradouras reformas, ou enfrentando perigosos exércitos, o fato é que as mulheres também marcaram presença em nossa construção histórica. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 mulheres mais poderosas da história mundial. Embora seja uma lista subjetiva, foi importante levar em consideração as ações de cada uma delas e o impacto que conseguiram provocar. Confere aí!

1 - Hatchepsut (1508 aC - 1458 aC)

Sem dúvida, esta foi uma das mulheres mais poderosas de todo o Egito Antigo. De uma grande esposa real, passou a ser a própria Regente. Foi o quinto faraó da Décima Oitava Dinastia do Antigo Egito. Casou-se com o meio irmão Thutmose II, juntos, começaram a governar após a morte do pai. No entanto, após a morte de Thutmose, ela seguiu sozinha na liderança até a data da morte, em 1458 antes de Cristo.

Historiadores acreditam que entre todos os monarcas do Egito Antigo, ela acabou sendo a melhor sucedida. Encomendou diversos projetos de construção, estabeleceu redes comerciais que haviam sido interrompidas após o ataque de invasores e também liderou expedições ao sul do Egito. Também foi responsável por liderar bem sucedidas campanhas militares.

2 - Cleópatra (69-30 aC)

Claro, não poderíamos deixar de mencionar Cleópatra. Ela também atuou como faraó do Egito, sendo a última na dinastia de Ptolomeu. Inicialmente, teria governado com a ajuda do pai e dos irmãos, no entanto, mais tarde teria passado a ser a única governante. Era muito conhecida por sua inteligência.

Estima-se que ela conseguia ler e falar cerca de 12 línguas diferentes, sempre conduzindo seus encontros diplomáticos na língua original dos visitantes. Hábil e muito estrategista, também conseguiu melhorar a posição econômica do país. Popularmente, ficou conhecida por seu envolvimento com o líder romano, Júlio César. Sem dúvida, uma das mulheres mais poderosas de toda nossa história.

3 - Joana d'Arc (1412-1431)

Também conhecida como "Donzela de "rleans". Inicialmente, apenas havia herdado habilidades domésticas de sua mãe, vivendo longe dos campos de batalha. No entanto, houve um período em que começou a ter visões místicas. Nessas visões, ela era retratada como a salvadora da França e isso fez com que buscasse uma vida mais ativa. Nesse momento, sua vida estava apenas começando. Aos 18 anos, liderou o exército francês rumo a vitória contra os ingleses em "rleans.

Entretanto, um ano mais tarde foi presa e queimada na fogueira, sob acusação de ser herege e bruxa. O lado contraditório da história, é que ela passou a ser considerada como uma heroína francesa. Sem contar que, 500 anos após sua morte, foi canonizada como santa da Igreja Católica.

4 - Maria Teresa da Áustria (1717-1780)

Foi a primeira e única mulher governante sobre os domínios de Habsburgo. Ela era responsável por uma vasta região, compreendendo grande parte do continente europeu, a exemplo da Áustria, Hungria, Boêmia, Croácia e algumas parte da Itália. Ficou bastante conhecida por implementar reformas no setor da educação, tornando-o obrigatório.

Estabeleceu a Academia Real de Ciências e Literatura em Bruxelas, apoiando as mais diversas pesquisas científicas. Também foi a grande responsável por reformas no comércio no fortalecimento do exército austríaco. Uma das mulheres que mais valorizou a educação naquele período.

5 - Catarina, a grande (1729-1796)

Certamente, é uma das mulheres mais famosas e poderosas de toda nossa história. Também conhecida como Catarina II da Rússia, nasceu na Polônia, como princesa Alemã, mas alcançou o posto na Rússia após um casamento que durou 34 anos. Após a morte do marido, passou a ser Imperatriz da Rússia, trabalhando de forma intensa na modernização da nação.

Também foi capaz de liderar a vitória contra o Império Otomano em duas guerras, expandindo o império russo por mais 3 continentes. Fez diversas reformas legislativas e também derrubou a sangrenta Rebelião Pugachev. Esteve a frente da Era de Ouro do Império Russo.

6 - Elizabeth I (1533-1603)

Uma das mulheres mais poderosas que já habitou nosso mundo, e também uma das mais influentes monarcas inglesas. Pelo fato de nunca ter se casado, passou a ser chamada de "Rainha Virgem". De uma inteligência realmente admirável, derrotou a armada espanhola e teve um reinado de completo sucesso.

Apenas para que você tenha noção, governou por tanto tempo que seu reinado ficou conhecido como "Período Elizabetano", que compreendeu a Era de Ouro da história inglesa. Instaurou diversas mudanças culturais e praticamente transformou a Inglaterra em um país protestante.

7 - Margaret Thatcher (1925-2013)

Também conhecida como "Dama de Ferro", foi a primeira e única a se tornar primeira-ministra no Reino Unido. Atuou entre os anos de 1979 e 1990, enfrentando diversos problemas. Ficou muito conhecida pelas medidas drásticas que tomava na tentativa de combater a inflação com políticas de mercado livre.

No entanto, quanto mais ela tentava endurecer o sistema, pior ficava a situação e a crise do país. Para você ter ideia, em apenas 3 anos a taxa de desemprego praticamente triplicou e alguns bancos foram obrigados a fechar. Por outro lado, teve vitória sobre a Guerra das Malvinas, no ano de 1982.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outras mulheres tão poderosas quanto estas, mas que não apareceram em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest