icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 mundos perdidos que você não fazia ideia que existem hoje em dia

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Afora      18/10/17 às 13h54
capa do post 7 mundos perdidos que você não fazia ideia que existem hoje em dia

Nosso mundo é cercado por mistérios e curiosidades. Cientistas estão sempre em busca de novas descobertas e tentando desvendar mistérios que nos cercam, mas é bem provável que nunca  tenhamos um veredito final a respeito de tudo. O fato é que existem muitos lugares espalhados por aí que são verdadeiros mundos perdidos que guardam inúmeros enigmas.

Por vezes assistimos algum filme ou série e nos imaginamos em tal lugar ali apresentado, no entanto, são apenas fantasia. Por outro lado, lugares tão incríveis quanto aqueles mostrados na ficção existem, e estão ali apenas esperando que alguém tenha coragem o suficiente para explorá-lo. Pensando nisso, separamos abaixo 7 mundos perdidos que provavelmente, você não fazia ideia que existem! Dá uma olhada!

1 - Cidade de Shi Cheng

Conhecida como a Atlântida chinesa, é literalmente uma cidade que fica em baixa da água. O lugar foi simplesmente esquecido, se tornando um verdadeiro mundo marinho. Há muito tempo a cidade possuía seus templos brancos e diversas escultura de leão.

Isso, até o ano de 1959, quando o governo decidiu que tudo aquilo era inútil e que seria melhor criar uma usina hidrelétrica. Foi aí que resolveram então encher a cidade de água para construir a tal usina. Atualmente, a cidade perdida serve como atração para mergulhadores.

2 - Cidade de Thonis

É provável que aqueles que gostam de mitologia já tenham escutado falar na cidade. Thonis foi mencionada por antigos filósofos gregos muitos anos antes de Cristo, no entanto, todos pensavam que era apenas um mito. Acontece que milhares de anos depois ela foi de fato descoberta.

Assim como a cidade mencionada acima, é um verdadeiro mundo de baixo da água. Alguns a chamam de Thonis Hercaleion, por acreditarem ser a cidade em que Hércules viveu.

3 - Caverna móvel

Foi apenas em 1986 que uma caverna foi descoberta na Romênia. Uma curiosidade sobre ela é que seus níveis de oxigênio são praticamente nulos. Um ser humano não seria capaz de sobreviver ali dentro por muito tempo sem o equipamento adequado. Por outro lado, a quimiossíntese permite que cerca de 50 espécies únicas de animais sejam capazes de viver e se desenvolver na caverna.

É um ambiente completamente escuro e cheio de gases tóxicos. Poucos foram autorizados a entrar lá. Um microbiologista afirmou que o lago do local cheira a enxofre. Por ser escuro e sem oxigênio, os animais que ali vivem não precisam de olhos e nem de pigmentação, fator que os torna tão únicos. É um verdadeiro mundo de animais nunca vistos antes.

4 - Caverna Son Doong

Hang Son Doong é como a caverna é chamada pelos vietnamitas. É  considerada a maior do mundo fora de registro. Foi descoberta apenas no ano de 1991, porém, é bem provável que os moradores próximos já tivessem conhecimento dela. A questão é que sua íngreme entrada, e todo o barulho de água e vento assustava todos que tentavam chegar perto. A primeira vez que alguém entrou de fato na caverna foi no ano de 2009 para realizar pesquisas.

5 - A depressão Challenger

Localizada na Fossa das Marianas, bem perto das Ilhas Marianas, a depressão Challenger é o ponto mais profundo de todo nosso planeta, com aproximadamente 10. 923 abaixo do nível do mar. Somente 4 pessoas tentaram chegar ao fundo, mas sem sucesso.

A profundidade dita acima foi conseguida por um sonar, no entanto, pode ser maior que isso. De qualquer forma, nenhum outro cientista teve coragem o suficiente para fazer a descida, é realmente muito perigoso. É provável que este seja o Triângulo das Bermudas do oceano. Ninguém sabe se existe vida por ali... É um verdadeiro mundo misterioso.

6 - Melville Range

Considerado como um dos mundos perdidos mais impressionantes de nossa planeta, se localiza na península de Cape York, Austrália. A criaturas dessas terras são púnicas e sobreviveram por lá durante milhões de anos, sozinhas. Uma de suas principais características é um campo de pedras de granito.

Por incrível que pareça, essas pedras impedem que incêndios devastem a área. Este é um dos maiores motivos para que a vida no local tenha sido tão bem preservada. O local é de difícil acesso e são poucos os que tem autorização para adentrar a região.

7 - Cratera de Bosavi

Há muitos anos, havia um vulcão conhecido como Bosavi em Papua Nova Guiné. Certa vez, ele acabou entrando em erupção e provocou a enorme cratera que existe hoje no local. O curioso é que ao invés de ficar apenas um vulcão seco por ali, com vida quase inexistente nas redondezas, uma imensa floresta deu vida à região.

Existem cerca de 40 espécies de animais que podem ser encontradas apenas por lá. Foi apenas no ano de 2009 que as pessoas começaram a explorar a floresta, que por sinal, apresenta alguns riscos para humanos. Um campista afirmou que local fede e é extremamente quente, o que impede visitações humanas em larga escala.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum mundo perdido citado acima? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest