icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 mundos terríveis dos animes nos quais ninguém gostaria de viver

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      09/01/20 às 14h30
capa do post 7 mundos terríveis dos animes nos quais ninguém gostaria de viver

Independente do período histórico vigente, sempre encontramos algo de ruim acontecendo no mundo. Só para ilustrar, nesse exato momento, tem guerras eclodindo, crimes sendo cometidos e pessoas morrendo. Independente da região, classe social ou crença, todos tememos esse tipo de situação.

Contraditoriamente, esse medo guia nosso interesse para cenários distópicos, onde situações extremas nos fazem esquecer do que vem ocorrendo, no mundo real. Ao passo que eventos aqui no planeta Terra tem ficado cada vez mais fora de controle, essa forma de escapismo tem ganhado força nas mãos de editoras e estúdios. Logo, encontramos com facilidade diversos universos, onde os personagens lutam para sobreviver. Pensando nisso, resolvemos selecionar alguns dos mundos mais terríveis dos animes. Confira nossa lista logo abaixo.

7 - Psycho Pass

Se você é um entusiasta de teorias da conspiração e acaba acreditando no controle do governo, Psycho Pass é o anime perfeito para você. Além de ser divertido e surpreendente, essa série de terror também retrata um dos futuros mais assustadores que poderíamos ter. Nessa distopia, o governo controla uma rede de scanners psicológicos, responsáveis por medir o potencial que uma pessoa tem de cometer crimes.

Contudo, apesar de parecer um belo programa de segurança pública, o tiro acaba saindo pela culatra. É um equívoco pensar que apenas criminosos e psicopatas seriam detidos. Afinal, sabe aquela raiva passageira que você já sentiu? Digamos que você tenha se imaginado matando seu amigo por ter te dado um belo spoiler do seu seriado preferido. Mesmo que, dificilmente, esse feito saia do plano das ideias, você demonstrou potenciais pensamentos assassinos naquele momento. Segundo o scanner psicopatológico, isso seria o suficiente para uma condenação.

6 - Parasyte

Embora pareça enredo de ficção científica, a existência de aliens atrai discussões pertinentes. Por exemplo, algumas pessoas acham que encontraremos uma raça pacífica que auxiliará nossa evolução. Enquanto isso, por outro lado, outros temem esses seres, que podem dominar o mundo. Além disso, a grande maioria nem acredita na existência de vida inteligente em outros planetas.

No entanto, independente do seu posicionamento, uma coisa é certa: você não gostaria de viver no mundo de Parasyte. Esse anime foi responsável por levar o medo de alienígenas a outro patamar. Afinal, ao invés de matar os humanos, uma raça alienígena parasita invade o planeta e toma conta da consciência das pessoas. Em suma, é a mesma premissa do filme A Hospedeira e, provavelmente, muitas outras produções envolvendo invasões interplanetárias. Tá, mas o que acontece com os humanos não infectados? Pois então, eles são devorados.

5 - Code Geass

Considerando que você deve ser um ótimo aluno de geografia, imagine um globo terrestre (a menos que você seja terraplanista, é claro). Pois bem, agora divida o mundo em três partes: Américas, Ásia e uma fusão da Europa com a África. Então, esse é o cenário político de Code Geass. Enquanto você se pergunta o que tem de ruim nesse universo onde apenas os continentes foram redefinidos, te informamos que o anime vai muito além disso. O surpreendente misto de drama e aventura é centrado no Japão, ali conhecido como Área 11. Em suma, devido ao desenvolvimento de super-armas, o Sagrado Império Britaniano (Américas) conquistou o que costumava ser o Japão e transformou as pessoas em cidadãos de segunda classe. Embora esse cenário não pareça suficientemente terrível, é importante ressaltar que a matança e a destruição parecem infinitas.

4 - Sword Art Online

Sabemos que é só uma questão de tempo até vermos um game totalmente embasado na realidade virtual que permita multijogadores. Embora essa pareça a descrição de Jogador Nº 1, estamos falando do MMORPG. Esse dispositivo apresenta uma perspectiva fantástica porém perigosa. Visto que os fãs do anime já sabem do que estamos falando, é certo que eles pensariam duas vezes antes de usar óculos de realidade virtual. Apesar dos games serem divertidos e tudo mais, eles são controláveis. Esse risco se aplica à todos eles, incluindo aqueles com características mais avançadas. Sendo assim, imagine se um hacker do mal assumir o controle do jogo e tornar real a possibilidade das pessoas morrerem no jogo e fora dele. É exatamente essa a trama de Sword Art Online. Enquanto alguns considerariam esse tipo de aventura imperdível e inspiradora, recomendamos que você continue no conforto e segurança do seu PC.

3 - Deadman Wonderland

Apesar de sabermos que um presídio está longe de ser uma colônia de férias, é sempre bom ter os direitos humanos em mente. Sendo assim, imagine se o método utilizado para punir infratores da lei fosse enviá-los para um lugar como Deadman Wonderland? Perto desse cenário, a Prisão de Guantánamo e até a própria Alcatraz parecem o paraíso. Só para ilustrar, assim que você chega em DW recebe um colar que não apenas monitora sua localização e sinais vitais mas também injeta em você um veneno letal. É exatamente isso que acontece com o protagonista Ganta Igarashi. Inclusive que, juntamente com seus colegas de cárcere, tem de ganhar todos os jogos mortais para conseguir o antídoto responsável por quebrar continuamente o efeito do veneno em suas veias. Sabemos que essa não é a pior das possibilidades dessa lista, mas também não é uma das mais agradáveis.

2 - Hellsing

Vampiros, nazistas, organizações malignas, padres assassinos e muito outros exemplos são a prova de que Hellsing é uma série para todos os gostos. Nesse mundo não importa onde você vive, se é bom ou se é mal, de qualquer forma, você nunca estará a salvo. O mais interessante sobre essa narrativa é que, literalmente, todo mundo desse universo pode ser considerado um vilão de acordo com sua perspectiva. Contraditoriamente, derrubando as barreiras do maniqueísmo, no fim das contas você vai se ver torcendo para o ser com mais sede de sangue existente. Além do protagonista, que talvez seja um dos vampiros mais poderosos da ficção, uma razão para você evitar esse cenário é o grupo nazista que quer reviver o Terceiro Reich.

1 - Attack on Titan

Nosso primeiro colocado dispensa apresentações, mas o faremos de qualquer forma. Embora os outros mundos possuam elementos aterrorizantes, nenhum se compara ao de Attack on Titan. Além de ser o anime mais popular de sua geração, AOT é também o mais assustador. Nessa produção vemos a humanidade sendo levada a viver trancafiada em um espaço limitado por muralhas, caso queira sobreviver. Contudo, nem mesmo as gigantes paredes de pedra são suficientes para asseguram sua segurança. Visto que o perigo assume a forma de colossais Titãs, monstros insensíveis que devoram humanos, parece não haver para onde correr. Nesse cenário, por muitas vezes nos perguntamos se a humanidade sequer deveria existir, afinal, cada pequena esperança é seguida por grandes tragédias.

E então, qual desses universos é o pior? Esquecemos de listar algum? Compartilhe sua opinião com a gente.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest