icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 museus brasileiros de história natural que você precisa conhecer

POR Erik Ely EM História 20/06/20 às 22h01

capa do post 7 museus brasileiros de história natural que você precisa conhecer

Na última segunda-feira (15/06), um incêndio atingiu um dos prédios do Museu de História Natural da Universidade de Minas Gerais (UFMT). Sendo assim, o local contava com um acervo de mais de 260 mil peças. Localizado na cidade de Belo Horizonte, o museu possuía itens de arqueologia, paleontologia, cartografia história e até mesmo espécimes científicos preservados. Assim, esse momento tão triste nos lembra da importância de se preservar esses espaços. Por isso, separamos 7 museus brasileiros de história natural que você precisa conhecer.

De acordo com a diretora do museu, Mariana de Oliveira Lacerda, o fogo acabou se alastrando por uma reserva técnica. Com isso, ainda não se sabe o que foi perdido. "Não sabemos ainda qual foi a dimensão dessa perda. A partir de agora, nossa preocupação é planejar o resgate do acervo", afirma Lacerda. De toda forma, no local estavam coleções que não estão disponíveis para exibição, mas que são utilizadas pelos pesquisadores.

1 - Museu de História Natural de Campinas

Situado no Bosque dos Jequitibás, o museu está localizado em uma reserva florestal de Mata Atlântica nativa. Mas, além disso, também abriga um zoológico. Lá, é possível aprender sobre mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados. Ao todo, o museu possui mais de 5 mil peças em seu acervo, se tornando uma grande fonte de conhecimento sobre a fauna e flora.

2 - Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão

Criado no ano de 2002, o museu atua no estudo, valorização e preservação do patrimônio do estado de Maranhão. Desse modo, ele possui um trabalho especialmente focado na cultura material e tradições dos povos indígenas da região. Contudo, para os visitantes, também há salas com fósseis, réplicas e objetos históricos.

3 - Museu de Biologia Professor Mello Leitão

Fundado em 1949, pelo naturalista Augusto Ruschi, o museu está localizado na cidade de Santa Teresa, no Espírito Santo. Assim, o espaço já conta com mais de 40 mil itens da fauna e flora. Dessa forma, suas atividades são divididas em zoologia, botânica, geologia, mineralogia, paleontologia, antropologia, etnologia e arqueologia.

4 - Museu de Ciências Naturais PUC-Minas

Desenvolvido para fins de pesquisa e educação científica, o museu possui como objetivo a conservação ambiental. Dessa forma, em seus 35 anos de existência, o museu já acumula peças que representam um pouco da vastidão dos ecossistemas brasileiros. Para se ter uma ideia, são mais de 130 mil espécimes separamos em fósseis, fauna brasileira, botânica, arqueologia, astronomia e bioacústica.

5 - Museu das Culturas Dom Bosco

Sendo inaugurado em 27 de outubro de 1951, o Museu das Culturas Dom Bosco está localizado em Campo Grande. Com isso, seu acerto foi formado pelas descobertas de pesquisadores como Félix Zavataro, Cesar Albisetti, Angelo Jaime Venturelli e João Falco. Mas, recentemente, Emilia Kashimoto na área de arqueologia, Aivone Carvalho na área de etnologia e Liane Calarge na área de paleontologia também contribuíram com a formação do acervo.

6 - Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Criado na década de 1890, o museu pode ser encontrado no Bairro do Ipiranga, em São Paulo. Dito isso, seu principal objetivo está no desenvolvimento do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e global. Também é válido lembrar que o museu foi a primeira instituição brasileira a ser reconhecida como fiel depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético.

7 - Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais

Localizado em uma área com vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, o museu é conhecido por ser um local de preservação de espécies nativas e exóticas. Além disso, o local também abriga peças de doações e encontradas em pesquisas arqueológicas. No museu, também há rochas, minerais e até mesmo fósseis da Época Pleistocena e da Era Cenozoica. Por fim, o local também abriga grande diversidade cultural de povos indígenas do Brasil.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest