icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 nomes e lugares estranhos e as suas origens

POR Erik Ely EM Curiosidades 20/08/20 às 10h30

capa do post 7 nomes e lugares estranhos e as suas origens

Se pararmos para analisar, o mundo está cheio de lugares com nomes que fariam a maioria de nós lutar para conter o riso. Assim, nem precisamos sair do estado que vivemos para encontrar cidades com nomes mais do que inusitados. Pensando nisso e nessa vastidão de nomes exóticos, separamos 7 nomes e lugares estranhos e as suas respectivas origens.

Que tal dar uma passada por uma cidade que o nome mais parece um palavrão? Ou ainda, imagine sempre ter que explicar para visitantes como se pronuncia determinado nome. De fato, não é nada fácil viver em cidades com nomes exóticos. No entanto, se olharmos para a origem por trás do nome, podemos começar a perceber que algumas coisas até fazem sentido. Porém, outras acabam sendo melhor nem comentar.

1 - Verdade ou Consequências

Até 1950, esta cidade do estado do Novo México, nos EUA, se chamava "Hot Springs" ("Fontes Termais", em tradução livre). No entanto, como uma forma de intensificar ainda mais o turismo na região, a cidade foi nomeada de "Truth or Consequences" ("Verdade ou Consequências", em tradução livre). Na época, esse era o nome de um dos maiores programas de rádio dos Estados Unidos e após a nomeação, o nome ficou até os dias de hoje.

2 - Batman

Não, Batman não fica perto da cidade de Gotham. Na verdade, Batman fica na Turquia e, por incrível que pareça, a cidade não tem nada a ver com o personagem. Para se ter uma ideia, um dos prefeitos da cidade já chegou a tentar processar a Warner Bros. por utilizar o nome da cidade no filme "Batman: O Retorno", de 1992. No entanto, a história não foi muito longe, uma vez que tudo não passou deu uma coincidência. Além disso, também vale lembra que o personagem dos quadrinhos da DC veio primeiro.

3 - Pão-Duro

No início do século XX, a cidade era o lar de um fazendeiro que cultivava melancias. Assim, quando um carteiro passou próximo à fazenda, ele reservou uma melancia e ficou de buscar quando terminasse de entregar as correspondências. No entanto, o fazendeiro não cumpriu o acordo e vendeu a melancia para outro cliente, que ofereceu cerca de centavos a mais pela fruta. Aborrecido com o não-cumprimento do acordo, o carteiro chamou o fazendeiro de pão-duro. Desse modo, ele seguiu o chamando desta forma todos os dias, até que, a cidade de "Edgewood" se tornou "Tightwad" ("Pão-Duro", em tradução livre).

4 - Saint-Louis-du-Ha! Ha!

Pode parecer o título de uma comédia francesa, mas esse é o nome de uma cidade em Quebec, no Canadá. Portanto, no nome temos "Louis", um dos fundadores da cidade. Mas, a parte de "Ha! Ha!" aponta para um lago que fica próximo a região. Com isso, "Ha-ha" é uma palavra francesa que significa um tipo de bloco que coloca fim em uma rota e isso é exatamente o que lago faz. Também vale lembrar que o local é o único do mundo que possui dois pontos de exclamação no título.

5 - Ilha da Decepção

Pode parecer o título de um filme de terror, mas é apenas um título inusitado para uma das ilhas de Shetland do Sul, nas regiões antárticas. Dito isso, a origem se deu em 1820, quando um caçador americano, Nathaniel Palmer, encontrou a ilha que parecia perfeita. Mas, ao adentrar o lugar, percebeu que ela era a borda de um vulcão. Por isso, "Ilha da Decepção".

6 - Relação Sexual

Há uma explicação por trás desse nome tão abstrato. Dessa forma, desde quando foi fundada, em 1754, até 1814, a cidade se chamava "Entercourse". Entretanto, com o tempo, ela se tornou "Intercourse", que, em um dos sentidos da palavra, pode ser traduzido como "Relação Sexual". Mas, para além disso, "Intercourse", em inglês, também significa sociabilidade, comunidade e amizade.

7 - Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

Você não leu errado, o nome da cidade realmente é "Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch", que fica no país de Gales. Com um nome tão complicado, você pode chamar a cidade por seu "apelido", que é "Llanfairpwllgwyngyll". Com 58 letras, esse o nome da cidade significa "A igreja de Santa Maria no vale da nogueira branca perto da corredeira do redemoinho e da igreja de São Tarsílio da caverna vermelha". Tudo isso em galês. Também vale lembrar que o nome foi escolhido como uma forma de realmente chamar a atenção. Para os visitantes, há uma placa grande o suficiente que comporta todo o nome. Nesse vídeo a seguir, você pode entender melhor como se pronuncia o nome.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest