7 novas tecnologias que te farão parecer um ciborgue

POR Isabela Ferreira    EM Inovação      26/02/18 às 16h46
foto de destaque

Se quisermos entender o real objetivo da tecnologia, basta olhar para nosso histórico cultural. Há anos cientistas e pesquisadores trabalham no desenvolvimento da ciência para facilitar nossa vida... Tornar as coisas mais acessíveis. A intenção sempre foi construir máquinas para tornar os processos do dia a dia menos complicados, mas até pouco tempo era apenas isso. Atualmente, a hipótese de transformar um humano em ciborgue é realmente cogitada.

Mas como assim? Bem, muito simples. Atualmente a tecnologia avança de forma frenética, facilitando que humanos e máquinas possam agir de forma integrada. Já imaginou se você pudesse controlar seu carro apenas com a força do pensamento? Existem inúmeros projetos com esse foco. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo novas tecnologias que te farão parecer um ciborgue. Confere aí!

1 - Luvas com sentidos apurados

O ser humano é capaz de ter até cinco sentidos, sendo que cada um deles é comandado por um órgão diferente. Por exemplo, você enxerga com os olhos e escuta com os ouvidos, certo? Mas e se fosse possível, por exemplo, enxergar com as mãos? Bem, é exatamente isso que Lucy Dunne e Anthony Carton planejam.

Na intenção de ajudar os bombeiros a enxergar mesmo em meio à intensa fumaça, os pesquisadores da Universidade de Minnesota, desenvolveram luvas com um aparelho que possui alcance ultra-sônico. Por dentro, existem diversos motores vibratórios que quando ativados, são capazes de mapear a posição dos obstáculos na parte da frente e de trás das mãos. Dessa forma, um bombeiro será capaz de "ver" a posição de tudo que está no ambiente, apenas com as mãos... É como se fosse um verdadeiro ciborgue.

2 - Painel no antebraço

Pensando em uma utilidade para nosso antebraço, os pesquisadores da Universidade de Cingapura, Simon Oberding e sua equipe desenvolveram algo que pode ter uma grande funcionalidade no futuro. Seria um dispositivo que poderia ser transformado em 4 monitores digitais. Cada um funcionaria de forma independente e poderia exibir informações diferentes. Por exemplo, enquanto uma exibiria o GPS, outra poderia exibir vídeos do YouTube. Não parece coisa de filme?

3 - Sensores de ondas cerebrais

Já sabemos que as ondas cerebrais possuem um poder imenso. No entanto, recentemente pesquisadores da Tufts University desenvolveram um tipo diferente de leitor de ondas cerebrais, que chamaram de espectroscopia funcional de infravermelho. Ele é capaz não apenas de captar essas ondas, mas organizá-las e aproveitar todas as preferências pessoais da pessoa. O dispositivo é vinculado a uma interface cérebro-computador, capaz de recomendar tudo aquilo que se passa na cabeça de quem p utiliza.

E mais, quanto maior o tempo de uso, mais precisas são as recomendações. No dia a dia, o dispositivo é difícil de ser utilizado, visto que qualquer movimento mais brusco é capaz de interromper o sinal. No entanto, os pesquisadores estão fazendo o possível para tornar o programa mais efetivo.

4 - Próteses articuladas

Há muito tempo vemos a hipótese de as próteses atuarem de forma ainda mais eficientes, podendo responder aos comandos humanos. Pode ser que esta seja a mais antiga"tecnologia ciborgue" a que temos acesso. Tome como exemplo a prótese mioelétrica de uma mão, chamada de BeBionic. Ela é capaz  de mover cada uma das articulações de seus dedos, por meio de uma conexão à pele e aos músculos do braço. Basta uma pequena contração, que as correntes elétricas da pele orientam à mão o que fazer. Embora ainda não seja tão realista quanto uma mão real, certamente é algo completamente significativo para a ciência e que ajuda as pessoas a continuarem levando uma vida normal.

5 - Combinação entre veículos e humanos

O projeto chamado Humunculus, embora pareça superficial à primeira vista, pode ser uma verdadeira revolução. Ele foi o primeiro a tentar integrar o ser humano com um veículo e pode ser capaz de mudar completamente a comunicação entre humanos e máquinas. Segundo cientistas atuantes no projeto: "Propomos a situação de que humanos e veículos possam ser unificados como uma unidade um dia".

Atualmente, a principal preocupação é com a segurança dos pedestres. Uma câmera seria capaz de rastrear os movimentos da cabeça do motorista e da posição de seus olhos, enquanto outra câmera, na parte exterior do carro, captura esses movimentos e permite que o pedestre que não esteja sendo visto, seja rastreado pelo veículo fazendo com que ele pare imediatamente. Bem, mais um dispositivo para nos transformar em um ciborgue do bem.

6 - Visão telescópica

Uma nova lente de contato está passando por testes no Instituto Federal Suíço de Tecnologia. Nela, está presente um obturador de cristal líquido, que uma pessoa poderia utilizar para alternar instantaneamente sua visão entre o modo normal, e o "super zoom". O mais surpreendente é que até o momento, ela vem se mostrando bastante eficaz.

As lentes já foram testadas em um modelo que representa o tamanho do olho humano, e implantada em um óculos 3D para teste. Na verdade, o único obstáculo que ainda encontram é utilizar um material mais confortável para fabricá-la, que não incomode os olhos. Aqui temos mais um dispositivo da nova moda ciborgue!

7 - Humanoide parasita

Para finalizar nossa série de dispositivos que podem nos transformar em um ciborgue, aqui temos algo que deve ser usado na cabeça, afim de monitorar e copiar algumas atividades que reproduzimos durante o dia. Os sensores presentes se espalham pelo corpo do usuário e à medida que a pessoa executa uma atividade, o dispositivo é capaz de copiá-la.

Eventualmente, se o mesmo dispositivo for usado por outra pessoa, será capaz de ensinar a ela os movimentos anteriormente aprendidos. Parece coisa de outro mundo, mas é algo que já está entre nós e que merece total atenção.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+