• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 números famosos e o significado deles

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      18/10/19 às 15h38

Superstição é a crença em situações com relações de causa e efeito, que não se pode mostrar de forma racional ou por experiência. Geralmente, está associada à suposição de que alguma força sobrenatural agiu, para promover a suposta causalidade.

Existem as pessoas que acreditam nessas superstições e aquelas que dizem não acreditar, mas também não deixam de fazer pelo menos algumas coisas para trazer boa sorte.

Algumas superstições estão associadas à números e isso trouxe, de certo modo, alguns significados, às vezes bons e outras vezes, ruins. Nos tempos modernos, os números ainda têm significados e são associados à coisas diferentes em diferentes culturas. Mostramos aqui alguns desses números e seus significados.

1 - Número 1

Os seguidores de Pitágoras, que são chamados de pitagóricos, não consideravam o 1 como sendo um número. Isso porque a palavra "número" quer dizer pluralidade. E o 1 é visto como um símbolo de unidade, como único e como sendo a origem de todas as coisas.

2 - Número 13

Geralmente, vemos esse número sendo associado ao azar. E a superstição ao redor dele aumenta, quando o dia cai em uma sexta-feira. Essa superstição pode ter sua origem em um mito nórdico, de que quando o 13º convidado apareceu em uma festa, com 12 deuses, um deles acabou morrendo.

Outra origem para o número 13 também pode ser atribuída a Judas. Já que ele foi o 13º convidado, que chegou na Última Ceia.

3 - Número 17

Esse número tem uma superstição para alguns italianos. Em suma, porque o número romano XVII pode formar a palavra "VIXI", que em latim quer dizer "eu vi" ou "minha vida acabou". E essa frase é bastante comum em lápides. Por essa razão um tanto quanto mórbida, os italianos costumam pular o número 17, em lugares como voos e prédios.

4 - Número 4

Ao contrário de outros números, que simbolizam coisas ruins, o número 4 transmite sorte e prosperidade. As sociedades ocidentais acreditam nisso por causa de como ele está incorporado na natureza, como, por exemplo, os quatro elementos, as quatro estações do ano, os quatro pontos da bússola e as quatro fases da lua. Além deles temos também um grande símbolo da sorte, que é o trevo de quatro folhas.

Mas, na China, por exemplo, esse número tem uma fonética muito parecida com a palavra morte. E por isso, muitos preferem não usar o 4 em preços, números de casas, telefones ou andares em prédios.

5 - Número 8

Diferente do número 4, na China, o número 8 traz sorte. Isso também por causa da maneira como ele é pronunciado, que é parecida com riqueza ou prosperidade.

Então, é bem provável que você veja preços e valores que terminam em 8 como 0,98 ao invés de 0,99. Uma prova é que os Jogos Olímpicos de Pequim começaram dia 8/8/2008, às 8:08:08.

6 - Número 7

O 7 tem um valor sagrado, em todo mundo. No Antigo Testamento, o mundo foi criado em seis dias e Deus descansou no sétimo. No hinduísmo, tem sete mundos superiores e sete inferiores. No budismo, o Buda, recém-nascido, se levanta e dá sete passos. No Islã, existem sete céus.

7 - Número 666

Esse provavelmente é um dos números mais temidos pelas pessoas. Ele é associado ao diabo. Mas muitas pessoas podem não saber de onde veio essa superstição. Ela vem do livro do Apocalipse da Bíblia. Nele o número 666 é referido como o número da besta.

Mas o número 6 sozinho, na China, é um número da sorte. E você já deve imaginar o porquê. Sua pronúncia soa como suave ou fluida. E algumas pessoas chegam até a pagar mais para ter o número 666. Isso como uma forma de que a sorte seja três vezes maior.

Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens MSN
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+